Buscar

Questão Discursiva 2

Prévia do material em texto

Questão Discursiva:
Pesquisar não é o mesmo que fazer ciência, quando fazemos uma pesquisa seguimos um processo organizado por nós mesmos. Pesquisamos por curiosidade, para preparar um relatório, uma aula, para fazer um trabalho. A pesquisa científica é de outra natureza. Quando nos deparamos com essa diferença entre os dois tipos, nos assustamos porque percebemos que nossa cultura (nossas experiências de vida e conhecimentos obtidos através dela) ainda é muito limitada, porque normalmente temos medo de experimentar o novo por não o conhecermos.
Com base nas leituras, pesquisas pessoais e nos conhecimentos adquiridos durante as videoaulas, redija um texto reflexivo, entre 10 e 15 linhas, destacando a importância da pesquisa científica
 Para a sociedade é de grande importância a pesquisa científica em diversas áreas, como, por exemplo, na área da saúde que sempre estão desenvolvendo alguma vacina ou medicamento para evitar ou combater algum vírus ou doença.
 E hoje em dia temos em mão a tecnologia para facilitar as nossas pesquisas, indo a fundo, tendo como base em outras pesquisas já existente e de fonte confiável e tudo que hoje surge como notícia a respeito de grandes descobertas foram resultados de longos anos de pesquisas e testes.
 Como estudantes estão sempre pesquisando para algum trabalho e nessas pesquisas sempre temos que nos preocupar com a fonte e a veracidade das informações a que estamos olhando. Se pesquisarmos no Google, por exemplo, vamos encontrar diversas pesquisas cientificas de grandes nomes e por eles já testados e aprovados chegado a um resultado real e não sugerido ou deduzido.
 
Estudo de caso:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o trabalho com o conhecimento científico exige que se respeitem as especificidades da faixa etária. Mas diferentemente do que muitos professores pensam, isso não significa substituir os termos científicos ou inundar os textos com diminutivos na esperança de que as crianças entendam melhor. O trabalho de pesquisa pode tranquilamente incluir a leitura em livros e revistas antes mesmo de as crianças saberem ler, uma competência essencial na busca do conhecimento. Além de ser uma atividade de alfabetização, a prática contribui para que todos aprendam a buscar informações específicas.
Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar e infantilizar a linguagem. Esse é o caminho para a iniciação científica. Você como professora de uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ações empreenderia para iniciar o trabalho com a iniciação científica? Reflita entre 10 e 15 linhas.
 Começaria a observar os meus alunos e faria uma pesquisa baseada na curiosidade deles. Depois eu mesma faria um levantamento de qual a melhor maneira eu poderia responder a todos e deixando-os mais curiosos, para que sempre quererem mais. Nesta idade eles tendem a ser mais curiosos e devemos ajudá-los cada vez mais a procurarem respostas para que supra suas necessidades de conhecimentos. Desenvolveria um projeto com ilustração, já que ainda não sabem ler, fazendo com que com o pouco conhecimento que eles já tenham flua de maneira naturalmente e dessa forma já desde as primeiras séries iniciais os alunos passam entender que a ciência e a tecnologia caminham juntas e fazem parte de seu mundo e que possam usar da melhor maneira no meio social em que vivem.

Continue navegando