Buscar

Lista de exercícios 1-BioMo

Prévia do material em texto

Lista de exercícios 1
Gizele Aristides da Silva
Composição e estrutura dos ácidos nucleicos  /  Estrutura dos cromossomos e organização do genoma
*Este exercício deverá ser enviado exclusivamente via Moodle
  1. Quais são os três componentes básicos de um nucleotídeo?
A molécula de DNA possui a presença de três componentes básicos: primers, moldes e os quatro nucleotídeos (adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T))
 2. Como são chamados e qual(is) a(s) diferença(s) entre os nucleotídeos constituintes
do DNA e os constituintes do RNA.
Os nucleotídeos do DNA apresentam uma pentose chamada desoxirribose, já o RNA, é a ribose. Outra diferença é que a base nitrogenada Timina presente no DNA é substituída pela Uracila
 3. Qual a principal diferença entre uma purina e uma pirimidina?
As pirimidinas são moléculas menores e formadas por um único anel de carbono e nitrogênio, ao contrário das bases púricas, que são grandes e compostas de dois anéis. No DNA, aparece a timina, enquanto no RNA, temos a uracila. A diferença entre essas bases se deve à presença do grupo metila na timina, que não ocorre na uracila
 
4. Qual a diferença entre um nucleosídeo e um nucleotídeo?
Nucleosídeo: Molécula parecida com um nucleotídeo, contendo apenas o açúcar e a base. 
Nucleotídeo: Composto formado por três componentes; um açúcar (ribose ou desoxirribose), fosfato, e uma base nitrogenada. Encontrado como moléculas individuais (por exemplo: adenosina trifosfato, a molécula da energia) ou como diversos nucleotídeos ligados em cadeia (ácidos nucléicos como o DNA)
 5. Associe as duas colunas.
	(a) ligação fosfodiéster
(b) ligação N-glicosídica
(c) fosfato éster (fosfoéster)
(d) presença de H ou OH no C2' da ribose
	(  c  ) difere a D-ribose da desoxi-D-ribose
(   a ) ligação de nucleotídeos adjacentes em uma cadeia
(  d  ) difere um nucleosídeo de um nucleotídeo
(   b ) ligação da base à pentose no nucleosídeo
  
6. 3. Uma das fitas de um DNA hipotético apresenta a seguinte sequência:
5’ GCGCAATATTTCTCAAAATATTGCGC 3’
 Escreva a sequência de bases da fita complementar, especificando as extremidades.
GCGCAATATTTCTCAAAATATTGCGC
CGCGTTATAAAGAGTTTTATAACGCG
 A=T
 C=G
U=A
7. O DNA de uma nova espécie de bactéria foi isolado e a composição de pares de bases foi determinada. Sabendo que o conteúdo do par de bases C=G encontrado foi 42%, quais são os percentuais de cada uma das bases, A, C, G e T, nesta molécula de DNA?
C= 21%
G= 21%
T= 29%
A= 29%
 
8. Amostras de DNA foram isoladas de duas espécies, X e Y, não identificadas. O DNA da espécie X contém 35% de adenina, enquanto o DNA da espécie Y contém apenas 17% de adenina. Pergunta-se:
a) Determine as proporções relativas que você espera encontrar de adenina, citosina, guanina e timina nas duas amostras de DNA.
X= A e T: 35 %, C e G: 15 %
b) Sabendo que uma das espécies foi isolada de uma corrente de água quente (64ºC), sugira qual dos DNAs foi extraído dessa bactéria. Explique. Y= A e T: 17%, C e G: 33%
 Quanto maior o conteúdo do par G=C maior a temperatura de fusão para uma molécula de DNA
9. Quais são os três principais tipos de RNA e de que processo celular eles participam?
RNA Mensageiro, RNA Transportador, RNA Ribossomico.
O RNAr inicialmente armazenado nos nucléolos, passa para o citoplasma e associado a proteínas, forma os ribossomos, que se prendem às membranas do retículo endoplasmático. Os ribossomos dispõem-se enfileirados, constituindo o polirribossomos ou polissomos, junto dos quais as proteínas irão ser sintetizadas. Cada polissomo é também denominado unidade de tradução, pois permite a síntese de um tipo de polipeptídeo. Os polirribossomos associados ao retículo endoplasmático sintetizam proteínas que vão para as cisternas deste.
O RNAm move-se para o citoplasma e vai ligar-se aos polirribossomos. ele é formado por uma seqüência de trios de nucleotídeos, que correspondem a diferentes aminoácidos. Cada trio é um códon e os diferentes códons determinam o tipo, o número e a posição dos aminoácidos na cadeia polipeptídica.
O RNAt desloca-se para o citoplasma, onde se liga a aminoácidos, deslocando-os até aos pontos de síntese protéica. Numa determinada região, a molécula de RNAt apresenta um trio especial de nucleotídeos, o anticódon, correspondente a um códon do RNAm. Uma das extremidades da molécula de RNAt só se liga a um tipo de aminoácido.

Continue navegando

Outros materiais