Buscar

POLÍTICA SOCIAL II teste de conhecimento 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICA SOCIAL II
9a aula
		
	 
	
	
	 
	 
		Exercício: SDE0646_EX_A9
	28/04/2021
	Aluno(a): MARLEY
	2020.1 EAD
	Disciplina: SDE0646 - POLÍTICA SOCIAL II 
	
	
	 
		1
          Questão
	
	
	Conforme art. 16 da Lei Orgânica de Assistência Social − LOAS, as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, são o
		
	
	Conselho Nacional de Assistência Social, o Conselho Intergestor Tripartite, os Conselhos Estaduais de Assistência Social e os Conselhos Municipais de Assistência Social.
	
	Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Secretaria Nacional de Assistência Social, o Conselho Nacional de Assistência Social e os Conselhos Municipais.
	
	Ministério do Bem-Estar Social, o Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais de Assistência Social e os Conselhos Municipais de Assistência Social.
	
	Conselho Nacional de Assistência Social, o Fundo Nacional de Assistência Social, o Conselho Intergestor Bipartite e os Conselhos Municipais de Assistência Social.
	 
	Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e os Conselhos Municipais de Assistência Social.
	 
		2
          Questão
	
	
	Proteção social é um conceito amplo que, desde meados do século XX, engloba a seguridade social (ou segurança social) , o asseguramento ou garantias à seguridade e políticas sociais. A primeira constitui um sistema programático de segurança contra riscos, circunstâncias, perdas e danos sociais cujas ocorrências afetam negativamente as condições de vida dos cidadãos. O asseguramento identifica-se com as regulamentações legais que garantem ao cidadão a seguridade social como direito. E as políticas sociais constituem uma espécie de política pública que visa concretizar o direito à seguridade social, por meio de um conjunto de medidas, instituições, profissões, benefícios, serviços e recursos programáticos e financeiros. Neste sentido, a proteção social não é sinônimo de tutela nem deverá estar sujeita à arbitrariedades, assim como a política social ¿ parte integrante do amplo conceito de proteção ¿ poderá também ser denominada de política de proteção social. (PEREIRA, 2000, pg.16). I- A construção das proteções sociais ocorrem historicamente são determinadas por fatores sociais, culturais, políticos, econômicos, sendo em determinados contextos alargadas, enquanto direito social, em outros, retrocedidos, na forma de benefícios focalistas seletivos. II-A proteção social, para atingir o estágio de direito social contemporâneo prescrito em lei, atravessou um longo caminho repleto de transformações sociais, seguindo a ordem do contexto econômico, cultural e ideológico de cada época. III- O modo de produção capitalista introduz uma nova organização na política social , na qual a exclusão, as desigualdades sociais e as injustiças sociais não eclode no sistema de proteção social. Estão corretas apenas as afirmações:
		
	
	II, III
	
	II
	
	I, II, III
	
	I e III
	 
	I e II
	
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	A inserção do Serviço Social na Educação é uma demanda recorrente nos estados brasileiros. Podemos destacar como um elemento interno à profissão, o qual contribui para o reconhecimento de sua inserção em diferentes áreas,
		
	
	o agravamento das expressões da questão social.
	
	a ampliação do conceito de educação.
	 
	o acúmulo teórico e profissional no campo das políticas sociais.
	
	conhecimento metodológico no campo das políticas sociais.
	
	o reconhecimento da educação como direito.
	 
		4
          Questão
	
	
	Em relação às áreas que iriam compor, em 1988, nosso sistema de seguridade social, apenas uma não era uma área que tinha compromisso do Estado, qual:
		
	
	Educação
	 
	Assistência
	
	Saúde
	
	Cultura
	
	Previdência
	 
		5
          Questão
	
	
	Conforme Iamamoto, para analisar a profissão na atualidade são necessários três pressupostos. Estes pressupostos são:
		
	
	Política Social como base de fundação do Serviço Social; relação teoria/prática como mediação e ser um profissional capaz de dar respostas às demandas profissionais;
	
	Questão social como matéria-prima do serviço Social; Política Social como determinante da questão social e tratar o Serviço Social como trabalho;
	
	A prática como trabalho; a transformação da sociedade como objetivo do Serviço Social e o profissional como principal agente de transformação;
	
	Questão Social como base de fundação do Serviço Social; política social como determinante da questão social e a relação teoria/prática para entender o trabalho do Serviço Social.
	 
	Romper com uma visão endógena, focalista do Serviço Social; entender a profissão como um tipo de trabalho na atualidade e tratar o Serviço Social como trabalho;
	 
		6
          Questão
	
	
	Segundo a Política Nacional de Assistência Social (2004), a proteção social especial de alta complexidade se caracteriza pela prestação de alguns serviços como o(a):
		
	
	abordagem de rua.
	 
	atendimento integral/institucional.
	
	serviço de orientação e apoio familiar.
	
	plantão social.
	
	atendimento no domicílio.
	
	
Explicação: Segundo a Política Nacional de Assistência Social (2004), a proteção social especial de alta complexidade se caracteriza pela prestação de alguns serviços como o atendimento integral/institucional.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	De acordo com a Política de Educação o processo de descentralização prevê funções ao ente federativo às suas incumbências são:. I- Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios. II-Coordenar a política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais. III- Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. Estão corretas as afirmativas
		
	 
	I, II e III
	
	I e III
	
	II e III
	
	I, II
	
	III
	
		8
          Questão
	
	
	O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), modelo de gestão descentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todo território nacional dos serviços, programas, projetos e benefícios sócio assistenciais. Esse novo modelo de gestão supõe um pacto federativo, cuja lógica de organização está sendo implementada com a definição de níveis de complexidade do sistema, quais sejam:
		
	
	proteção social básica e proteção secundária de alta complexidade.
	
	proteção social básica e proteção secundária
	 
	proteção social básica e proteção social especial.
	
	proteção social especial e proteção primária de média complexidade.
	
	proteção social especial e proteção secundária

Continue navegando