Buscar

Coesão e Coerência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da coesão e coerência em um texto
A coesão textual e a coerência textual são de fundamental importância em um texto, pois ambas garantem que ele transmita sua respectiva mensagem com clareza e faça sentido para o leitor. A coesão textual é a estrutura física do texto, ela une partes dele, logo, a coerência textual tem a ver com as ideias apresentadas no texto. 
A coesão é a estrutura física, interna do texto, ou seja, a união entre as partes de um texto por meio de conectivos. É ela, também, a responsável por evitar a repetição de um mesmo termo no texto em um mesmo período, fazendo o uso de pronomes para retomar o termo mencionado anteriormente. A coesão textual está pautada nas regras da gramática dentro da informação a ser transmitida.
Já a coerência textual é externa ao texto, ou seja, é o conteúdo, o sentido construído e depreendido do texto pelo leitor/ ouvinte. A coerência é responsável por fazer o leitor/ouvinte interpretar a mensagem de maneira adequada.
Para se ter coerência textual as frases e os parágrafos devem estar ligados entre si, e quando há essa falta, o texto fica sem sentido. A exemplo disso a frase “Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sábia cantar. A conjunção “mas”, apesar de ligar as duas orações do período, não estabelece sentido entre elas, fazendo, assim o período se tornar incoerente".
Numa primeira leitura do texto acima, os problemas de organização das ideias passam despercebidos, pois ele está bem escrito. Porém, se há a ligação dos termos sem haver a preocupação com o sentido, o entendimento do texto pelo leitor/ouvinte fica comprometido. Coesão e coerência são fatores dependentes um do outro; não existe coesão sem coerência ou vice e versa. Nesse sentido, todas as unidades que compõem o texto (palavras, frases, parágrafos) devem estar interligados de maneira que crie sentido. Quando há falta de um ou outro mecanismo textual, a compreensão do texto fica comprometida. 
Em suma, entende-se que a coesão e a coerência textual são meios essenciais para se elaborar um texto, seja ele em sua modalidade escrita ou oral. Embora sejam mecanismos textuais com conceitos e aplicações diferentes, ambos estão intrinsecamente ligados para colaborarem com a construção do sentido do texto.
Através de partes da coesão, o escritor criará interações com o leitor por meio do texto, criando assim interpretação dele. E assim, a coerência presente no texto indicará entrosamento e entendimento da mensagem que será emitida.
Referências:
Coesão textual – Brasil Escola – Bing vídeo, disponível em: 
https://www.bing.com/videos/search?q=coesão+textual+&&view=detail&mid=88 
EE25ADBDFE412B640688EE25ADBDFE412B6406&&FORM=VRDGAR&ru=% 
2Fvideos%2Fsearch%3Fq%3Dcoes%25c3%25a3o%2Btextual%2B%26FORM 
%3DHDRSC3 
Coesão e Coerência textual: significado e diferenças – Significados, 
disponível em: https://www.significados.com.br/coesao-e-coerencia/
Apostila de Comunicação e Expressão, Faculdade Multivix Ensino a 
distância – Coesão e coerência

Continue navegando