Buscar

Direito Constitucional Avançado -

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS NOVA FRIBURGO
DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO (CCJ0135) – TURMA 3003
AVALIAÇÃO Nº 1 (AV1)
PROFESSOR: FERNANDO GUILHERME DE OLIVEIRA GUIMARÃES
INSTRUÇÕES PARA A PROVA:
· Formato do arquivo: WORD
· Fonte: Times New Roman
· Tamanho da fonte: 12
QUESTÃO 1 (valor 4.0). A Constituição de determinado estado da federação, promulgada em 1989, ao dispor sobre a administração pública estadual, estabelece que a investi dura em cargo ou emprego público é assegurada aos cidadãos naturais daquele estado e depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. Em 2009 foi promulgada pela Assembleia Legislativa daquele estado (após a derrubada de veto do Governador), uma lei que permite o ingresso em determinada carreira por meio de livre nomeação, assegurada a estabilidade do servidor nomeado após 3 (três) anos de efetivo exercício. 
Considerando -se que a Constituição estadual arrola o Governador como um dos legitimados para a propositura da ação direta de inconstitucionalidade em âmbito estadual (art. 125, §2° da CRFB), e considerando-se que o Governador pretende obter a declaração de inconstitucionalidade da referida lei estadual, responda:
a) O que ocorreria se logo após o ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade de âmbito estadual,
ajuizada pelo Governador do Estado junto ao Tribunal de Justiça (nos termos do art. 125, §2° da CRFB) e antes do julgamento, fosse ajuizada pelo Conselho Federal da OAB uma ação direta de inconstitucionalidade junto ao STF, tendo por objeto esta mesma lei? Explique.
b) Poderia o Presidente da República ajuizar ação direta de inconstitucionalidade junto ao STF contra o dispositivo da Constituição estadual? Explique.
QUESTÃO 2 (valor 2.0). O controle abstrato de constitucionalidade tem por premissa a ideia de que é possível exercer um juízo em tese quanto à compatibilidade entre a Constituição e um ato normativo infraconstitucional. Pode, todavia, o controle abstrato levar em considerações elementos fáticos para a conformação desse seu juízo de tese de constitucionalidade?
QUESTÃO 3 (valor 0.5). Assinale a alternativa correta.
a) A inconstitucionalidade por omissão tem por pressuposto uma violação a uma norma proibitiva estabelecida pela Constituição de uma determinada conduta.
b) A inconstitucionalidade por omissão corresponde a um dever de legislar estabelecido pelo texto constitucional ainda pendente de concretização pelo Poder Legislativo.
c) A mora legislativa corresponde ao período específico definido no texto constitucional como razoável para a edição de uma norma regulamentadora.
d) A omissão parcial tem por objeto uma insuficiência objetiva quanto aos sujeitos a que a lei deveria se reportar.
QUESTÃO 4 (valor 0.5). Assinale a alternativa incorreta
a) O controle político de constitucionalidade é um mecanismo franqueado a alguns órgãos não jurisdicionais para se pronunciar quanto à conformidade de uma lei à Constituição. 
b) O controle incidental de constitucionalidade se opera no âmbito de uma lide, admitindo-se a extensão de seus efeitos, de forma vinculante, aos demais casos que tratem da mesma matéria.
c) O controle repressivo é confiado, como regra geral, aos órgãos jurisdicionais, que assim se pronunciarão sobre a constitucionalidade das leis após a sua regular edição.
d) Quando houver ameaça de emenda à Constituição ou projeto de lei tendente a abolir um direito fundamental, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal admite, de forma excepcional, o controle jurisdicional preventivo de constitucionalidade.
QUESTÃO 5 (valor 0.5). Assinale a alternativa correta
a) Segundo o art. 103 da Constituição, os partidos políticos são legitimados ativos para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade
b) O rol de legitimados para a propositura de ação de direta de inconstitucionalidade é taxativo, apenas admitindo-se a sua mitigação caso se constate uma omissão no caso concreto. 
c) A pertinência temática é o vínculo de relação entre a finalidade institucional do legitimado e o objeto da lei a ser impugnada mediante ação direta de inconstitucionalidade exigível em face a todos os sujeitos arrolados pelo art. 103 da Constituição.
d) A legitimidade ativa para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade não se estende aos órgãos vinculados aos entes federativos municipais, ainda que o objeto a ser impugnado guarde pertinência com os seus interesses locais.
QUESTÃO 6 (valor 0.5). Assinale a alternativa incorreta
a) A representação estadual de inconstitucionalidade tem por parâmetro as normas da Constituição estadual, ao passo que o seu objeto se circunscreve às leis estaduais e dos municípios do mesmo estado. 
b) No caso de superposição de competências entre um Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal para o julgamento de uma ação de constitucionalidade sobre o mesmo objeto, a declaração de constitucionalidade de uma lei pelo Tribunal de Justiça não impede ao Supremo Tribunal Federal que posteriormente declare a mesma lei inconstitucional.
c) A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é pacífica quanto ao descabimento de ações simultâneas de controle concentrado e abstrato de constitucionalidade propostas respectivamente perante o Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
d) A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal já admitiu, de forma excepcional, o controle incidental de constitucionalidade dentro de uma ação de controle abstrato de constitucionalidade.
QUESTÃO 7 (valor 0.5). Assinale a alternativa correta
a) O Presidente da República não pode propor ação direta de inconstitucionalidade contra lei que ele próprio tenha sancionado.
b) O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é um legitimado especial, devendo assim a sua atuação se circunscrever à defesa dos interesses e prerrogativas dos advogados.
c) Poderá o Governador de Estado, ainda que na qualidade de legitimado especial, propor ação direta de inconstitucionalidade em face de lei editada por outro estado, desde que pertinente aos interesses do estado por ele governado.
d) Segundo a jurisprudência do STF, os requisitos relativos à exigência de âmbito nacional para a legitimidade das entidades de classe não podem ser flexibilizados para admitir a propositura de ação direta de inconstitucionalidade por econômico esteja limitado a poucas regiões do território nacional.
QUESTÃO 8. Assinale a alternativa incorreta
a) A Constituição de 1988 incorporou os tratados internacionais como normas com status de emenda à Constituição.
b) O procedimento de incorporação de tratados de direitos humanos previsto na Constituição observa procedimento análogo àquele da edição de emendas constitucionais. 
c) O status normativo dos tratados de direitos humanos dependerá do modo de incorporação adotado pelo Poder Legislativo.
d) A Convenção de Nova York sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência tem status de emenda à Constituição.
QUESTÃO 9. Assinale a alternativa correta
a) Medidas provisórias não se confundem com leis, e, portanto, não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade
b) Tratados internacionais sobre direitos humanos podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade, ainda que incorporados com status de emenda à Constituição.
c) Um decreto não pode ser objeto de uma ação direta de inconstitucionalidade, independentemente do fundamento de validade a que ele se reporta.
d) O objeto da ação direta de inconstitucionalidade poderá ser precisado após o seu ajuizamento, bastando em sua propositura tão-só que se indique a lei a que se pretende impugnar.
QUESTÃO 10. Assinale a alternativa incorreta
a) Admitir-se-á a atuação do amicus curiae para melhor subsidiar a atuação ou do requerente ou do requerido na ação direta de inconstitucionalidade
b) O objetivo da atuação do amicus curiae é enriquecer o acervo informacionalsobre o qual a jurisdição constitucional recairá para a proferir a sua decisão.
c) A atuação do amicus curiae apenas terá lugar quando se tratar de matéria de especial relevância, sobre a qual ele, enquanto interveniente, tenha especial domínio e expertise. 
d) A atuação do amicus curiae pode incrementar a legitimidade democrática da jurisdição constitucional, na medida em que se franqueia uma participação mais ampla de entidades da sociedade civil para o deslinde de controvérsias constitucionais.

Continue navegando