A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
ACQF's - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÕES FECHADAS – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
SEMANA 1
	Assinale a alternativa correta. Leia atentamente as asserções a seguir:
Sustentabilidade é um conceito complexo que está relacionado a procurar medidas de remodelagem ao padrão da sociedade, de modo que esta consiga expressar seu potencial máximo
PORQUE
o pensamento sustentável estabelece como progresso o desenvolvimento econômico sem comprometer a biodiversidade e os ecossistemas naturais dos quais as próximas gerações também dependerão como nós dependemos.
Sobre estas asserções, pode-se dizer que:
	
	
	a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	as duas asserções são proposições falsas.
	
	
	a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, as organizações evoluíram na interpretação de seus papeis na sociedade. Antes, predominava nestas organizações um pensamento mecanicista-reducionista, que está muito bem ilustrado na figura a seguir:
Fonte: http://www.diversity-management.it/2016/01/22/taylorismo-digitale/
Esta figura foi retirada do filme Tempos Modernos e demonstra uma característica peculiar do pensamento mecanicista-reducionista, que é:
	
	
	o foco na produtividade e a visão, pelo líder, do membro da organização como mais um recurso produtivo a ser gerenciado.
	
	
	a integração da organização com o meio dentro do qual ela está inserida, a considerar que o sucesso organizacional só faz sentido se a organização promover o progresso da comunidade e a manutenção do meio ambiente.
	
	
	o foco na produtividade e a preocupação em potencializar o desempenho do membro da organização mediante a oferta de dinheiro, a considerar que este é o único meio de  estimular a sua motivação.
	
	
	a visão humanizada, pelo líder, dos membros da organização, que precisam estar motivados e felizes, e assim contribuírem efetivamente para o alcance dos propósitos estabelecidos. 
	
	
	a preocupação em potencializar o desempenho do membro da organização mediante a oferta de benefícios que estimulem a sua motivação.
SEMANA 2
	Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
	
	
	duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
	
	
	duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
	
	
	duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
	
	
	duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
	
	
	duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
	Assinale a alternativa correta. A ECO92, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad), reuniu 175 países e 102 chefes de estado na cidade do Rio de Janeiro. O principal documento produzido na ECO92 ficou conhecido como Agenda21, que depois foi traduzida nos chamados “Objetivos do Milênio”. Trata-se de um abrangente plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente pelas organizações, dentre elas o governo e a sociedade civil. A agenda 21 é a mais completa tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento, cujo alicerce é
	
	
	a defesa da preservação ambiental.
	
	
	o aumento da produtividade das organizações.
	
	
	a promoção do desenvolvimento econômico.
	
	
	o combate à fome e à pobreza.
	
	
	a sinergia das sustentabilidades ambiental, social e econômica.
SEMANA 3
	Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
	
	
	prefeituras municipais.
	
	
	Organizações Não Governamentais (ONGs).
	
	
	empresas privadas.
	
	
	autarquias federais.
	
	
	empresas públicas.
	Assinale a alternativa correta. Entende-se por políticas públicas as ações e os programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal com vistas proporcionar a satisfação das necessidades básicas da população, potencializando o seu bem-estar. Dentro deste contexto, analise o esquema a seguir:
Fonte: ARANTES, Diego Mendonça [et al.]. Educação Ambiental e saúde pública. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012.
Este esquema mostra
	
	
	a preocupação excessiva do governo em elaborar políticas públicas que atendam a população, sem se preocupar com a preservação ambiental.
	
	
	a separação entre políticas públicas de impacto social e políticas publicas de impacto ambiental, a considerar que as duas não são interdependentes.
	
	
	a interdependência entre os problemas sociais e ambientais, de modo que as políticas públicas voltadas para a população tendem provocar impactos no meio ambiente.
	
	
	o meio ambiente como o responsável direto na promoção de políticas publicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
	
	
	a incapacidade do governo em atender as principais demandas da sociedade, como saúde, moradia, saneamento e educação.
SEMANA 4
	Assinale a alternativa correta. O diagnóstico de práticas sustentáveis tem como propósito possibilitar que a organização se auto avalie, de modo a verificar o seu grau de envolvimento com as questões sociais e ambientais, consideradas relevantes na sua comunidade. Dentre os documentos e/ou instrumentos usados como parâmetros para este diagnóstico, está a Agenda 21, sobre a qual pode-se dizer:
I - reúne uma série de encontros e debates promovidos pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e suas relações com o desenvolvimento.
II - consagra os mais elevados princípios de defesa do bem mais importante que o homem tem a seu dispor, que é a própria Terra.
III - propõe uma reflexão em torno de atos e gestos que estão sendo praticados pelo homem em relação à natureza, o que num futuro bem próximo fará com que nos privemos das riquezas naturais.
IV - consiste em um marco,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.