Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Aluna: Maria Pammela Ferreira Da Silva
Mares sazonais
 A paisagem muda o tempo todo nos ambientes mais ricos dos oceanos: os mares temperados. Em cada época do ano, os animais mudam de comportamento ou migram para regiões distantes em busca de comida e de um lugar para se reproduzir. Durante o inverno, uma tempestade atinge a costa no norte da Europa. Ondas de 15 metros batem contra o despenhadeiro, tornando, aparentemente, a sobrevivência impossível.Algas flutuantes, cada uma menor do que uma cabeça de alfinete se multiplicam de forma veloz e têm um crescimento anual maior do que todas as plantas juntas em terra. Seis bilhões de toneladas. Esta florescência imensa espalha-se pelo mar e em dois meses torna vastas áreas em verde denso. 
 Já durante a primavera na Colúmbia Britânica as algas marinhas começam a crescer na água fria. Quando as horas de luz solar aumentam e a água aquece estas plantas formam grandes camadas de alga, as fitas de 30 m têm 'bóias' com gás que as mantêm no alto, ao alcance da luz do sol, enquanto ao sul, o sol tem mais força. 
 Em pleno verão cada planta cresce um metro por dia, o talo principal é preso ao fundo, a 35 m, por um gancho pequeno, porém muito forte. Ao crescer, elas têm 100 m de comprimento, e formam vastas florestas marinhas. São o refúgio de grandes cardumes de peixes. Não só peixes se abrigam nelas , como também lontras-do-mar, que se reúnem na floresta de algas para descansar e dormir em segurança. Para evitar de serem levadas para mar aberto, onde há grandes predadores, prendem-se, enrolando tiras de algas em volta do corpo (quase um sushi). Muitos habitantes pequenos destas florestas, como ouriços-do-mar, comem as algas e podem causar sérios danos se não
houver controle. Mas as lontras-do-mar se alimentam de alguns deles e evitam que fiquem numerosos. Na verdade, as lontras são como as guardiãs da floresta.
 Com a fraca luz solar, as algas morrem, e apodrecem até sumirem. Os mares
sazonais do sul, também têm áreas ricas em vegetação, com suas florestas de algas, e suas populações de plâncton. Alguns desses habitantes vivem apenas no hemisfério sul.

Mais conteúdos dessa disciplina