Buscar

CONCEITOS: Pré-Dimensionamento, Fluxograma e Partido Arquitetônico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEITOS IMPORTANTES:
1. Pré-Dimensionamento
O pré-dimensionamento dos elementos estruturais é necessário para que se possa calcular o peso próprio da estrutura, que é a primeira parcela considerada no cálculo das ações. O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.
O dimensionamento é uma das etapas de cálculo mais importante na elaboração de um projeto da construção civil. É por meio dele que o engenheiro calculista define o uso dos materiais considerando disposição e dimensões de vigas, pilares e lajes.
Um preceito básico de um projeto é que, antes de suportar outras cargas, uma estrutura deve suportar seu próprio peso. O dimensionamento das lajes, nosso principal foco aqui, acontece por meio de fórmulas matemáticas para cálculo da espessura da laje de acordo com as cargas previstas.
Contudo, essa é uma prática realizada pelo engenheiro calculista, em um momento posterior ao projeto definido pelo arquiteto. Esse profissional, por sua vez, ao idealizar as linhas estéticas e funcionais do empreendimento, deve já realizar uma previsão da estrutura que será necessária. A esse processo, damos o nome de pré-dimensionamento.
Com o conhecimento do pré-dimensionamento, é possível realizar o cálculo de ligações entre os elementos da estrutura.
A partir dessa previsão inicial, o engenheiro calculista realiza o dimensionamento completo do projeto seguindo todos os protocolos e normas técnicas exigidas.
2. Fluxograma
O fluxograma também conhecido como diagrama de fluxo, é a mostra visual de um passo a passo de ações que envolvem um determinado processo. Isto é, um fluxograma consiste em representar graficamente, situações, fatos, movimentos e relações de todo tipo a partir de símbolos.
Basicamente, o fluxograma faz com que seja muito mais simples a análise de um determinado processo para a identificação de, por exemplo, as entradas dos fornecedores, as saídas dos clientes e aqueles pontos críticos do processo.
· Fluxograma Linear
O fluxograma linear é que vai exibir a seqüência de todo o trabalho que compõe o processo desejado. Esse tipo de fluxograma vai ajudar a identificar as etapas e retrabalhos desnecessários.
· Fluxograma Funcional
O fluxograma funcional além de determinar a seqüência de ações dentro do processo, também é utilizado para demonstrar quais pessoas ou grupos de pessoas se encaixam melhor em cada etapa. Esse tipo de fluxograma utiliza linhas horizontais e verticais para delimitar as responsabilidades de um determinado processo ou projeto.
3. Partido Arquitetônico
Sabe-se que a definição de partido arquitetônico é uma expressão com diversas reflexões sobre seu significado, onde vários autores buscam novos aspectos para esclarecer tal termo.
Na verdade o partido é a maneira do arquiteto justificar seu projeto e exemplificar suas escolhas e suas prioridades, tanto funcionais, tecnológicas ou estéticas, tentando dessa forma, relatar o processo projetual. Projetar é uma produção criativa, exige do arquiteto disciplina e um processo de trabalho, porém não linear, não como um manual de instruções. Exige a poética da profissão, inspirações e desejos. A produção arquitetônica é única, impessoal e deve prevalecer o significado de concepção.
Para muitos teóricos, o partido arquitetônico se trata da idéia inicial de um projeto, onde um princípio geral direciona o processo das decisões particulares do programa (BISELLI, 2011). De acordo com Lemos, o partido é considerado uma conseqüência formal de uma série de condicionantes, que vão orientar as diretrizes estabelecidas no projeto; tais condicionantes são: a técnica construtiva; o clima; as condições físicas e topográficas do sítio; o programa de necessidades; a condição econômica do empreendedor; e a legislação, normas sociais e/ou regras da funcionalidade (LEMOS, 2003).

Continue navegando