Buscar

Gestão Educacional (PED89)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Vanilda Pereira Luna Bezerra (1342701)
	
	Disciplina:
	Gestão Educacional (PED89)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670216) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30698804
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O princípio do direito a educação é universal. Nos anos de 1990, "a educação passou a ser compreendida pelos mesmos critérios do capital" (JESUS; TORRES, 2011, p. 136). Entende-se por capital qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens e serviços. Nesta perspectiva o poder público facilitou a entrada do ideário empresarial na educação e assumiu um novo papel, o de servir as demandas do mercado. Disserte sobre a principal consequência dessa lógica educacional.
FONTE: JESUS, S. M. S. A.; TORRES, L. de M. Educação e Movimentos Sociais: tensões e aprendizagens. In FREITAS, A. G.; LUZ, L. X. Empresas privadas e educação pública no Brasil e na Argentina. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 115, p. 437-452, abr./jun. 2011.
A Minha Resposta:
Nesta perspectiva a entrada do ideário empresarial na educação facilitou o acesso e declarar um novo papel de apresentar as demandas do mercado. A principal consequência para a sociedade que convivem na formação desvinculada dos graves problemas sociais que afetam a todos, foi concretizado o processo educacional com habitus empresarial, tendo a demanda definidas, pelo mercado e seus agentes reguladores, portanto, a educação passou a servir o capital, quando a educação abandonou sua função social e cultural e os ideais de autonomia.
	Resposta Esperada:
A entrada do ideário empresarial na educação fez com que a educação servisse as demandas do mercado. A principal consequência foi uma formação desvinculada dos graves problemas sociais que afetam a todos que convivem em sociedade. O processo educacional foi concretizado a partir das demandas definidas pelo mercado e seus agentes reguladores, ou seja, a educação abandonou sua função social e cultural e os ideais de autonomia e passou a servir o capital.
	2.
	Todas as instituições de ensino devem construir seus regimentos escolares, pois o regimento é um documento que aponta todas as práticas disciplinares e pedagógicas que são realizadas na escola. O Regimento Interno consiste em um documento institucional que faz parte da gestão democrática. Descreva o que o Regimento Interno regulamenta e operacionaliza, a partir de qual documento ele é feito e como ele se torna um instrumento de democratização.
A Minha Resposta:
O regimento interno é um documento de regras estabelecidas para o funcionamento cotidiano escolar, tem uma importância bastante destacada e é feito a partir do PPP, que busca estabelecer diretrizes para o funcionamento das escolas é um documento que deve ser produzido por todas as instituição de ensino, pois sua elaboração deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os participantes a comunidade escolar como: funcionários, pais, professores e alunos. Essa reunião deve ter a presença de todos os membros representantes. As reuniões devem ser um instrumento de melhoria de qualidade da escola, com temas polêmicos referente à educação, entretanto, um processo de participação ativa e democrática de todos os envolvidos. 
	Resposta Esperada:
O Regimento Interno regulamenta e operacionaliza o cotidiano escolar e é feito a partir do PPP. Seu conteúdo é um instrumento de democratização das relações estabelecidas na comunidade, pois sua elaboração é feita a partir de reuniões com a presença de membros representantes de todos os segmentos da escola e da comunidade escolar. As reuniões devem debater sobre temas polêmicos referentes à educação, sendo um processo de participação ativa e democrática de todos os envolvidos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando