A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Desmatamento da Amazônia - resumo

Pré-visualização|Página 1 de 1

Desmatamento da Amazônia - resumo

Desmatamento, também chamado de desflorestamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar.

O desmatamento na Amazônia tem crescido exponencialmente a partir da década de 70. As principais causas são atividades madeireiras e incêndios, impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras, dado o exposto, as principais causas do desmatamento da Amazônia estão relacionados com a atividades ilegais de madeireiras que desmatam grande parte da área para comercializar o produto.

De acordo com os Relatórios de Ocorrência de Incêndios (ROI) do Núcleo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Prevfogo, os incêndios na Amazônia são resultados sobretudo, do analfabetismo ambiental e a expansão das fronteiras agropastoris.

As áreas que estão desmatadas e agora, sob pastagens ou convertidas em floresta secundária, já degradadas e abandonadas, somam, pelo menos, 80% do total alterado pelo homem.