Buscar

ATIVIDADE 3 Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É normal nós, seres humanos, julgarmos assuntos ou situações de maneira etnocêntrica, pois o etnocentrismo afeta grande parte do mundo. Mesmo tendo evoluído muito, ainda existem comportamentos preconceituosos por toda parte, isso se dá pelo fato dos comportamentos etnocêntricos que existem em nossa sociedade. Alguém que considera sua cultura, valores, costumes e etnia melhor que outras costuma dar origem a situações de racismo, xenofobia e outros preconceitos.
Para os europeus, por exemplo, o cristianismo era a única religião correta, enquanto as outras eram erradas e condenadas. Desde o tempo da escravidão até hoje, religiões de origem africana são consideradas muitas vezes demoníacas e extremamente desreipatas por indivíduos etnocêntricos. 
Outro exemplo seria a visão que alguns têm do continente afriacano, o associando à extrema pobreza, ao atraso e escassez de água e alimentos, sendo que isso se dá por consequência da exploração europeia, que forçou tribos rivais a conviverem, trazendo guerras civis intermináveis ao continente. 
O etnocentrismo coloca a própria cultura como principal e ponto de comparação, enquanto o relativismo cultural contesta a questão de certo-errado, tentando entender outros sistemas e práticas. 
REFERÊNCIAS: 
· MENEZES, Pedro. Etnocentrismo E Relativismo Cultural. Diferença. 2017-2021. Disponível em <https://www.diferenca.com/etnocentrismo-e-relativismo-cultural/>: 30 de Abril de 2021.

Continue navegando