Buscar

pensamento histórico do século XIX eletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3/10 - História e Historiografia da América Contemporânea
Leia a citação:
"Durante os anos 1930, vai-se produzir um terceiro momento dentro do projeto de construção de identidade que tem a ver com a reivindicação da economia latino-americana."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DÉVES VALDES, E. O pensamento nacionalista na América Latina e a reivindicação da identidade econômica (1920-1940). Trad. de Paulo M. Garchet. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 321-343, 1997. p.321.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre o nacionalismo na América Latina, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	B	A citação se refere ao desenvolvimento do nacionalismo focado em fatores econômicos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: "Entre os anos 1930 e 1955, desenvolveram-se na América Latina diversos processos nacionalistas. Esses processos foram uma grande evidência na inaptidão da burguesia latino-americana em alcançar e manter um desenvolvimento capitalista satisfatório, independentemente dos interesses e das influências estrangeiras. Nessa época, a busca por identidade passou a ser respaldada na economia latino-americana, dando origem a um nacionalismo econômico que acentuou os efeitos da quebra da bolsa de Nova York em 1929. Isso fez com que o discurso de valorização nacional, principalmente no setor industrial, ganhasse força em vários países." (livro-base p. 144).

Continue navegando