Buscar

sedentárismo e hipertensão arterial

Prévia do material em texto

O sedentarismo como fator predisponente para hipertensão arterial sistêmica
No mundo atual, o acesso aos recursos tecnológicos e o conforto de conseguir informações e bens de consumo num simples toque, tem colaborado para o sedentarismo ou falta de atividade física a níveis cada vez mais crescentes.
 O aumento das chances de doenças cardíacas, aumenta em pessoas que não praticam nenhuma atividade física. A inatividade é responsável provoca alterações vasculares, cardíacas e metabólicas que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. A falta de praticar uma atividade física, piora o colesterol e aumenta pressão arterial. Adultos fisicamente inativos apresentam risco maior de mortalidade, comparando-se com aqueles que realizam pelo menos 150 minutos de atividade física semanal. A prática de atividade física, mesmo em menor intensidade, pode ajudar a prevenir e controlar a pressão arterial, portanto, os benefícios são imensos.
 “Pessoas sedentárias têm, em geral, um perfil pior de colesterol, níveis aumentados de resistência à ação da insulina e maior chance de desenvolver diabetes e obesidade. Desta maneira, mesmo que de forma indireta, isso poderia contribuir para o aumento da pressão arterial“, firma o cardiologista Cassian Rodrigues Belettini.  
Algumas ações simples, como caminhar, corrida semanal, como também, andar de bicicleta ajudam a reduzir a pressão arterial. No entanto, é necessário, antes de iniciar as atividades físicas, passar por avaliação de risco cardiovascular, principalmente os pacientes que já que já têm doenças cardiovasculares ou que estão propensas a desenvolvê-las.  
 	Profissionais na área de Educação Física também alertam para a importância de prevenir a Hipertensão Arterial Sistêmica e demais doenças cardiovasculares.
 “Encontrar uma modalidade adequada às limitações e preferências de cada um, manter um plano de exercícios com reavaliações intermitentes e ter cuidado para reduzir o risco de lesões são fundamentais para manter a aderência do paciente no longo prazo“, afirma  Luiza Savi Mondo Belettini,  profissional de Educação Física.
O caminho da prevenção é o melhor, sendo assim, é fundamental optar por atividade física que seja prazeroso praticar, principalmente quem fuma ou bebe, pois, são também fatores que favorecem pressão alta.

Continue navegando