Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL Educação para valorização do Multiculturalismo

Prévia do material em texto

11
PEDAGOGIA
NOME DO ALUNO
EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS
Itaúna 
2021
NOME DO ALUNO
EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná (Unopar) como requisito parcial à aprovação no 7° semestre do curso de Pedagogia.
Itaúna
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 DESENVOLVIMENTO	5
2.1 EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS	5
2.2 PLANO PARA O PROJETO	8
3 CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
1 INTRODUÇÃO	
O referido trabalho do semestre atual do curso de Pedagogia consiste na proposta da Produção Textual Interdisciplinar oferecendo em sua orientação a seguinte temática “Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras”.
Em razão do tema exposto, abordar o multiculturalismo dentro do currículo escolar é fundamental, pois a diversidade com toda sua amplitude e culturas diferentes precisa passar por mudanças e transformações nas práticas pedagógicas.
 O objetivo do trabalho é buscar entender que o multiculturalismo veio para aprendermos a interagir e respeitar os diferentes grupos sociais de forma harmoniosa e influenciar como futuro educador, nossos alunos a tais práticas, minimizando os preconceitos e conflitos no ambiente escolar e consequentemente social.
O tema é abordado através de fundamentação teórica sobre a valorização do multiculturalismo, com a elaboração de um Plano para o Projeto, considerando as informações da Situação Problema (SP).
A elaboração do projeto de intervenção é relevante para unir as ideias e colaborar em sua elaboração de forma significativa, destacando as possibilidades que dentro do multiculturalismo.
O trabalho é realizado em várias etapas que são divididas na parte do desenvolvimento, enfocando a produção analítica e textual, e também, apresenta nessa etapa a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), e, situação-problema servindo de fundamento para amparar na elaboração do projeto, o qual é a partir do tema proposto.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS
O trabalho com a diversidade cultural em sala de aula requer esforço dos professores, pedagogos e diretores, pois o currículo escolar de acordo com os temas transversais contemporâneos na BNCC tem condição de forma integrada de aprofundar o multiculturalismo.
Os (as) educadores (as) não poderão ignorar, no próximo século, as difíceis questões do multiculturalismo, da raça, da identidade, do poder, do conhecimento, da ética e do trabalho, que, na verdade, as escolas já estão tendo de enfrentar. Essas questões exercem um papel importante na definição da escolarização, no que significa ensinar e na forma como as (os) estudantes devem ser ensinados (as) para viver em um mundo que será amplamente mais globalizado, high tech e racialmente mais diverso do que em qualquer outra época da escola (Giroux, apud Candau, 2002).
O multiculturalismo é um tema atual que se transformou em uma ideologia escolar. No Brasil, o interesse pelo tema nas escolas cresce conforme as orientações e reformulações pelas quais passam a Educação Básica e apontam para uma concepção de currículo que considere o caráter multicultural da nossa sociedade (CANDAU, 2005).
A cultura é o elemento que nutre todo o processo educacional que possui um papel de grande relevância na formação do indivíduo trazendo uma conexão com as situações vivenciadas pelos estudantes. 
Existe uma relação entre escola e cultura e para uma melhor compreensão da importância da cultura no processo de aprendizagem, as práticas pedagógicas precisam considerar as diferenças e focalizar no reconhecimento do multiculturalismo. Segundo Carvalho (2002, p. 70), “pensar em respostas educativas da escola é pensar em sua responsabilidade para garantir o processo de aprendizagem para todos os alunos, respeitando-os em suas múltiplas diferenças”.
A escola como local de socialização que realmente é, tem as suas portas abertas a todos, independentemente das diversas origens, nacionalidades, classes sociais, culturais, religiões, etnias, entre outras. Então o processo educacional converge cada vez mais para identidades plurais, pois se sabe que a presença, nas escolas, de alunos de diversas origens culturais tem vindo a diversificá-las, mas será que a escola está preparada para recebê-las e será que a integração da diversidade cultural em contexto escolar não coloca grandes desafios para os professores?
Através da socialização e interação o ambiente se torna sociável onde todos possam manifestar suas ideias sem ser discriminado pela cultura a que pertence.
A cultura faz parte da vida do ser humano, é uma construção histórica, social que cada um é criador e propagador de cultura. Sendo assim, a educação e a cultura são fenômenos intrinsecamente ligados que juntos tornam-se elementos socializadores, capazes de transformar a forma de pensar dos educandos e dos educadores.
 A escola encontra dificuldades e desafios para conciliar as práticas educativas com a diversidade cultural, é importante relembrar que para avançar nessa questão, é preciso ter clareza a respeito do conceito de educação que permeia a prática pedagógica. Há uma estreita relação entre a visão pedagógica a respeito da diversidade e a concepção de educação que norteia a postura escolar.
É preciso refletir sobre a questão do multiculturalismo, as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, cada uma com sua particularidade. 
Falar sobre a diversidade e tentar incluí-la nos currículos implica consequentemente na compreensão e no reconhecimento das lutas, das reivindicações e as necessidades de determinados grupos que de certa forma estão ou estavam curricularmente esquecidos ou desconsiderados. Para Gomes: 16396 
Por isso, a inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra os processos de colonização e dominação. É perceber como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória. É incorporar no currículo, nos livros didáticos, no plano de aula, nos projetos pedagógicos das escolas os saberes produzidos pelas diversas áreas e ciências articulados com os saberes produzidos pelos movimentos sociais e pela comunidade (2008, p. 25).
Contudo, nesse contexto a prática educativa precisa rever sua postura, modificar olhares e romper barreiras de atitudes para melhorar efetivar a educação diante do multiculturalismo.
2.2 PLANO PARA O PROJETO
	PLANO PARA O PROJETO
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
	Nome da Escola: Escola Municipal Maria das Flores
Turma: 3º Ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Período: Vespertino
	TEMA DO PROJETO: “Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras”.
	JUSTIFICATIVA
O referido projeto aborda a questão do respeito, da valorização e da diversidade de culturas existentes no país e dentro da comunidade escolar, procurando dessa maneira buscar meios e métodos para a construção do conhecimento do educando.
Perceber a necessidade da inserção, da valorização e do respeito às demais culturas existentes na comunidade escolar e social, buscando dessa maneira a potencialização de se trabalhar em cima da realidade do educando. Tendo em vista que esse trabalhar vai abrindo caminhos para que a criança use o conhecimento adquirido para seu crescimento pessoal, interpessoal e social ao longo da sua trajetória como ser formado.
	OBJETIVOS
Objetivo Geral
· Abordar o as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescere apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa e rica.
Objetivos Específicos
· Promover a valorização das diversas culturas;
· Estabelecer entre as crianças a interação e o respeito às diferenças;
· Oportunizar o conhecimento sobre si mesmo e o outro.
	METODOLOGIA
1º Etapa: Solicitar aos alunos que reflitam sobre a seguinte questão: Por que é importante falar sobre a diversidade cultural? Solicitar que eles se dividam em grupos de quatro alunos para discutir sobre a questão e em uma folha de papel registrar suas opiniões. Após cinco minutos de discussão, organizar uma roda de conversa para a apresentação da opinião de todos e levantar uma discussão entre os colegas.
2º Etapa - Levar os alunos para a sala de vídeo e apresentar utilizando o Data show a imagens de diversas culturas do nosso país.
3º Etapa – Realizar um trabalho de recorte e colagem utilizando jornais e revistas, colando diversas figuras que representam as culturas no Brasil e também suas próprias fotos para que desse modo os mesmos percebam que cada um tem suas particularidades, ou seja, olhos, boca, cor, e entre outras coisas que os diferenciam umas das outras.
4º Etapa – Com as imagens e fotos construir um mural na escola para que toda a escola e comunidade tenha acesso ao conteúdo trabalhado e vejam a importância do tema estudado.
	RECURSOS
Data Show; Computador ou notebook; jornais; revistas, tesoura, cola, cartolinas.
	AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto é fundamental, oportunizando observar se os objetivos propostos para estas aulas, com observação da participação dos alunos nas atividades realizadas, o engajamento e motivação. Os alunos serão avaliados considerando o seu desenvolvimento nas atividades, habilidade, raciocínio, escrita, leitura e demais critérios importantes sobre sua participação no projeto.
	REFERÊNCIAS
O multiculturalismo e sua importância na educação infantil. Disponível em: < https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-multiculturalismo-sua-importancia-na-educacao-infantil.htm> Acesso em: 22 de abril de 2021.
3 CONCLUSÃO 
São muitos os desafios enfrentados pela sociedade em questão do respeito com o próximo. O multiculturalismo veio para trazer de forma clara e objetiva os valores que estão presentes na vida de cada sujeito e que necessita ser trabalhado na educação.
Diante da diversidade cultural que vivemos a educação tem o papel na formação de opinião, porém muitas mudanças precisam ser feitas, um novo pilar de saberes precisa se fundamentar.
Neste trabalho pude perceber a importância do multiculturalismo na educação, pois há uma incerteza de valores, de paradigmas, que precisa ser inserida nas práticas pedagógicas rumo a transformações conceituais a fim de promover o desenvolvimento da aprendizagem.
Elaborar o plano para o projeto com o tema “Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras” é uma possibilidade e oportunidade de fazer um trabalho no qual as crianças comece a interagir, a se relacionar e a compreender que depois dela há sempre outras pessoas, outras culturas, outras realidades e que diante de cada descoberta a mesma faça parte desse mundo, sendo um cidadão que respeita e valoriza as diferenças.
Infelizmente é comum vermos a desigualdade e o preconceito nos dias de hoje. Para melhor aceitar as diferenças culturais o multiculturalismo deve ser levado em discussão para dentro de sala de aula. Despertar os alunos para a diversidade, em que aprendam a respeitar as diferenças.
Portanto, a valorização da diferença do outro e de si próprio, é também reconhecer sua própria identidade, é aceitar de maneira objetiva que a coexistência de várias culturas, é também a marca de cada um.
REFERÊNCIAS
BATISTA, Ana Carla Schiavinato; ESTACHESKI, Joice. Pedagogia em espaços não escolares. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. Concentrar o estudo nas seções 3.2, 3.3, 4.1, 4.2 e 4.3
BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporan eos.pdf. Acesso em: 22 abril. 2021.
MORANTE, Adélia Cristina Tortoreli; GASPARIN, João Luiz. Multiculturalismo e educação: um desafio histórico para a escola. Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/A/Adelia%20Cristina%20T.%20Morante.pdf. Acesso em: 22 abril. 2021.
RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações para a educação. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suasimplicaes-na-educao. Acesso em: 22 abril. 2021.
ZANIN, Flávia Ângela. KACZMAREK, Marília Dalla Vecckia. Multiculturalismo, formação docente e o desafio da escola: algumas perpesctivas. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20305_10624.pdf>. Acesso em: 26 abril.2021.

Continue navegando

Outros materiais