Buscar

relatório virtual libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando a trajetória histórica do povo surdo, sua luta pelo reconhecimento de sua língua, cultura e identidade.  Elabore um texto dissertativo sobre a escola que os surdos querem.
 
Lembre-se, todo texto acadêmico pressupõe:
· Introdução, desenvolvimento e considerações finais (não precisa estar com esta nomeclatura);
· Respeito a norma cultura da escrita;
· Identificação de citações quando necessário deverá ser colocada entre "aspas" seguida de (COSTA, 2020, p.20).
 
*Todo e qualquer trecho copiado integral ou parcial sem a devida identificação será considerado plágio e não será considerada a resposta.
 
Resposta
A LUTA PELA PRÁTICA DA TEORIA
     A escola que os surdos querem e a escola que o sistema disponibiliza estão longe de serem semelhantes. A educação da língua de sinais vêm para possibilitar a aprendizagem e não dificultar o aluno surdo, com isso, a orientação aos profissionais é de fundamental relevância para que o trabalho seja consistente e coerente com as propostas pré-determinadas.
     No Brasil a educação hoje defendida para os alunos surdos é a educação bilíngue, onde a LIBRAS aparece como primeira língua e o português como a segunda, diante disso, seu objetivo precisa ser proposto por um currículo diferenciado, que possa atender às necessidades específicas de cada grupo de alunos sem perder a sintonia com a proposta das Diretrizes Curriculares da Educação.
     As escolas devem ser reestruturadas para que os professores tenham condições de se capacitarem para atender todos os alunos de modo igualitário. Os professores devem estar abertos a compreender as diferenças educacionais dos alunos surdos e ouvintes, para que possam auxiliá-los através do desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam essas diferenças.
     A formação educacional está em constante mudança e com essas mudanças na sociedade e na própria legislação, permitiu-se criar a oportunidade da inclusão de pessoas com deficiência, porém, há uma grande lacuna entre a teoria e prática. Os alunos querem seu desenvolvimento integral, cognitivamente, emocionalmente e socialmente com igualdades, com inclusão em sala de aula e condições de aprendizagem semelhantes as das pessoas ouvintes, é por isso a incansável luta de seu dia a dia.
     Contudo, houveram  mudanças positivas a respeito da inclusão de surdos na sociedade, mas existem ainda grandes desafios a serem enfrentados. Para que a inclusão de fato aconteça, é necessária uma total movimentação social movida por um único objetivo, a mudança.

Continue navegando