Buscar

Centrifugação, espectrofotometria e diálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 5 - centrifugação, espectrofotometria e diálise.
1 - Nome: 
José Rivaldo de Lima
2 - Explique o fundamento da centrifugação. E cite os fatores que interferem no processo.
	A centrifugação é uma técnica utilizada para separar materiais suspensos em uma solução. O fundamento da centrifugação é de base física, onde leva em consideração que a sedimentação é um processo espontâneo, contudo, nessa técnica esse processo é acelerado pela força centrífuga, que é gerada a partir de rotações do aparelho centrifugador. Dessa forma, em pouco tempo, diferentes componentes vão mostram fases em uma solução. Como por exemplo, na centrifugação de sangue e anticoagulante terá como resultado três fases uma superior com majoritariamente plasma, uma média com leucócitos e uma inferior com eritrócitos. Entretanto alguns fatores podem interferir nesse processo, esses giros do rotor aumenta a temperatura e em algumas amostras é necessário manter a temperatura ideal para não desnaturar macromoléculas, dessa forma existem centrífugas com aparato para refrigeração das amostras. Outro fator é que sempre é necessário equilibrar o peso entre dois braços para não haver erros na centrifugação da amostra. 
3 - Defina espectrofotometria. E diferencie absorbância e transmitância.
	Espectrofotometria é um método laboratorial, bem conhecido na biofísica que tem como função analisar soluções para determinação de concentração. É uma técnica que se baseia absorção das radiações eletromagnéticas (luz) pelas soluções, onde tem como parâmetros a absorbância e a transmitância. A absorbância é a quantidade de luz absorvidas pela solução, enquanto que a Transmitância é a quantidade de luz que consegue ultrapassar a solução que está sendo analisada. 
4 - Diferencie o fotocolorímetro do espectrofotômetro.
	A diferença entre o fotocolorímetro e espectrofotômetro está na seleção do comprimento de onda. Nos espectrofotômetros são utilizadas lentes de prismas para que seja possível uma seleção precisa do comprimento de onda, além de possuir fendas que podem selecionar o feixe de luz apropriado. Enquanto os fotocolorímetro fazem o uso de lentes de vidro e filtros coloridos (verde, vermelho, azul etc.), que são escolhidos para que permitam a passagem de um comprimento de onda específico.
5 - Pesquise e cite um uso da espectrofotometria no seu curso de graduação.
Como futuro Professor de Ciências biológicas, é necessário entender o mecanismo e o processo que envolve essa técnica, para poder ensinar de forma efetiva e correta para os estudantes. Além disso, em laboratórios de pesquisas, o biólogo pode utilizar para saber a natureza/concentração de amostras. 
6 - Explique o fundamento da diálise e comente sobre os fatores que interferem nesta técnica.
	A diálise é um processo que altera a composição de soluções separadas por uma membrana semipermeável. Essa membrana possui poros, que funcionam como janelas para que ocorra a movimentação de moléculas por um processo passivo, a difusão. Esses poros da membrana servem como passagem, onde apenas moléculas de determinados tamanhos podem passar, nesse caso, macromoléculas não são permeáveis, apenas moléculas de pequeno peso molecular. Para que ocorra essa migração de moléculas são necessários dois meios com diferentes concentrações das moléculas. Assim, o meio com menor concentração receberá do meio mais concentrado as moléculas por meio da difusão. Entretanto, alguns fatores podem interferir nessa técnica, como: o tamanho dos poros da membrana, o gradiente de concentração, a massa molecular das moléculas, a temperatura e agitação. 
7 - Diferencie Hemodiálise e Diálise peritoneal.
	A Hemodiálise é um procedimento de diálise feito fora do corpo por meio de uma máquina com filtros, onde o paciente faz por cerca de 3 horas, 3-4 vezes por semana ou de acordo com a necessidade médica, é um processo que traz algumas limitações como a necessidade do acompanhamento semanal, dieta mais restrita, maior necessidade de profissionais capacitados, visitas clinicas mais frequentes, limitação em viagens longas – pois necessitará voltar para fazer o procedimento na clínica. Enquanto que a diálise peritoneal usa o peritônio como uma membrana, sendo um procedimento feito dentro do corpo. Nesse método o peritônio (que é bastante vascularizado) é preenchido por um líquido que vai fazer com que as toxinas ou substâncias altamente concentradas no sangue sejam transportadas para esse líquido, que é posteriormente retirado junto com essas moléculas. É considerado um processo que diminui os efeitos cardiovasculares como a diminuição da pressão e por ser um processo lento se tem melhor controle da anemia, além de permitir maior flexibilidade na dieta e nos horários, fazendo com que o paciente possa fazer viagens e fazer as trocas desse líquido, sendo necessário apenas uma consulta por mês. É um processo que traz muitos benefícios no melhor desenvolvimento e crescimento, bem como em atividades físicas e possibilidade de rotinas no trabalho ou estudo. 
8 - Qual o papel do profissional de sua graduação na Hemodiálise ou na Diálise peritoneal?
Como futuro Professor de Ciências biológicas, é necessário entender o mecanismo e o processo que envolve essa técnica, para poder ensinar de forma efetiva e correta para os estudantes. Além disso, profissionais de biologia podem auxiliar nesse processo em clínicas e hospitais com prévia especialização.

Continue navegando