Buscar

Relatório - Estágio Curricular Supervisionado em Bibliotecas Escolares, Infantis, Universitárias, Públicas e Virtuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estágio Supervisionado em Bibliotecas Escolares, Infantis, Universitárias, Públicas e Virtuais
Como se trata de uma grande quantidade de livros, a melhor forma de organizá-los é por meio da catalogação. Eles podem ser organizados por assunto ou até mesmo por ordem alfabética. O ideal é que todo acervo recém chegado na escola seja separado por: assuntos, disciplinas ou por ano de escolaridade quando se tratar de livros didáticos. Outra forma de organizar o novo material seria a sinalização por cores, pois essa medida irá ajudar as crianças da Educação Infantil que ainda não são alfabetizadas.
Como a escola recebeu livros de culinária, será montada uma nova seção que será organizada por ordem alfabética para que cada livro seja encontrado com facilidade pelo leitor.
Uma forma de envolver a comunidade é realizar uma exposição de fotos do momento da doação e colocar no mural da escola, publicar nas redes sociais, no site e no blog da escola. É interessante também utilizar o momento das reuniões de pais e professores para divulgar o novo acervo e convidá-los para conhecer a biblioteca e explicitar a importância da leitura. Outra estratégia para envolver a comunidade é confeccionar bilhetes e entregar nas salas de aula convidando os alunos e seus responsáveis, para visitarem a biblioteca e conhecerem o novo acervo.
Para tornar a biblioteca um lugar agradável tanto para os alunos tanto para comunidade, é preciso levar em consideração que a educação nos últimos anos vem passando por uma série de transformações. Os alunos de hoje não os mesmos de 15 ou 20 anos, eles pertencem a uma nova geração nascida após a expansão da internet. A biblioteca precisa se tornar atraente para esse novo perfil de aluno bem como para comunidade.
É possível aprimorá-la com algumas medidas simples como: usar iluminação natural e luminárias nos locais de leitura (pois ambientes escuro não despertam interesse no aluno e dificulta a circulação o espaço), os móveis devem ser confortáveis, usar puffs e mesas amplas para realização de atividades em grupos, ajudam a dar um toque de modernidade ao ambiente. É oportuno manter boas condições de higiene e segurança para que as pessoas sintam-se acolhidas no local.
Para os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma forma de chamar atenção e despertar o interesse pela biblioteca é colocar prateleiras na altura das crianças, isso irá facilitar o manuseio dos livros.
Outra forma de tornar a biblioteca acessível a todos é adequar o seu horário de funcionamento, porque no horário das aulas a biblioteca fica vazia, o ideal é que ela funcione durante o recreio ou por alguns minutos após o término das aulas.

Continue navegando