Buscar

Exercício do Conhecimento da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício do Conhecimento
Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte -
A arte como elemento integrador e interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem, propõe uma postura interativo-interdisciplinar na sua prática pedagógica. A interdisciplinaridade segundo Piaget (1981), é uma interação e conexão entre as disciplinas e o conhecimento historicamente produzido pela humanidade. Portanto, no ensino de arte, é necessário:
a) lecionar nessa perspectiva exige uma visão mais ampla, do início das atividades até gerar um novo conhecimento de forma não fragmentada e que esteja vinculado as vivencias da criança.
b) possibilitar a discussão sobre as diversas culturas, costumes, tradições, produções e manifestações artísticas e espaços culturais, relacionando esses saberes, experiências e conhecimentos aos movimentos presente e passado.
c) trabalhar de forma interdisciplinar presume a efetivação de um projeto pedagógico no qual as diferentes áreas de conhecimento sejam apreciadas na sua singularidade e, ao mesmo tempo, conectadas umas às outras.
d) O educador, em uma concepção interdisciplinar, precisa conhecer a criança e suas infâncias, suas dificuldades e desejos, para, a partir deles, buscar soluções para suas necessidades, construindo, assim, uma metodologia interativa.
e) através do ensino interdisciplinar, os professores possibilitam aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade, possibilitando a relação entre as diversas áreas do saber.
R: B - a. b. c. d. e
No que se refere ao ensino de arte e educação, espera-se que o aluno, ao concluir os estudos no Ensino Fundamental, consiga desenvolver habilidades e competências, nas quatro linguagens da Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), conseguindo produzir trabalhos individuais e coletivos, como também ter construído sua identidade pessoal, sendo capaz de:
I. observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
II. valorizar suas produções e princípios culturais, criticando e julgando os demais saberes construídos ao longo da história.
III. edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas.
IV. comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
V. realizar pesquisa em diferentes fontes, organizar informações, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela.
R: I. III.IV.V
Desde cedo o homem sente a necessidade do jogo, e no espírito lúdico aparece a incontida ânsia de “ser outro”, disfarçar-se e representar-se a si mesmo ou aos próprios deuses ou assumir o papel dos animais que procuravam caçar para sua sobrevivência, às vezes inclusive fazendo o uso de máscaras; e ainda, ao que tudo indica, o jogo teatral, a noção de representação, nasce essencialmente vinculada ao ritual mágico e religioso primitivo (PEIXOTO, 1980, p.14). A Arte acompanha o homem desde os primórdios da humanidade, tendo não só o desenvolvido, mas também se desenvolvido com ele. Concernente a Arte enquanto propulsora do desenvolvimento humano se concretiza:
R:  Na medida em que o aluno desenvolve capacidade de raciocínio, torna-se um cidadão ativo dentro do corpo social. Neste sentido, a Arte é propulsora da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, possibilitando um maior conhecimento de mundo. Portanto, a Arte possibilita o desenvolvimento do homem, na medida em que o fomenta a sua autonomia reflexiva e o torna livre para expressar-se.
O conhecimento é resultado de uma construção coletiva e social. Sabemos que o modelo de educação formal dispõe de instrumentos avaliativos, que possibilitam ao professor, diagnosticar o que foi apropriado pelo educando e o que ainda precisa aprender, sobre determinado conteúdo trabalhado, redirecionando assim, o seu trabalho pedagógico, pois a avaliação é: processual, continua e cumulativa, não ocorre de maneira isolada das demais áreas do conhecimento, incluindo as vivencias do cotidiano o aluno. Nesse sentido, o processo de avaliação requer:
a) o respeito às especificidades da infância, possibilitando a formação de sujeitos autônomos, conscientes e livres.
b) os erros são tidos como sinalizadores que revelam como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes.
c) intencionalidade e comunicação para formar, ou seja, a avaliação precisa fazer parte de um projeto de formar sujeitos sensíveis e abertos para as possibilidades.
d) a avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, mas deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
e) para que a avaliação seja um mecanismo positivo na formação do sujeito, contribuindo de fato na progressão dos estudantes, é necessário que o professor utilize os resultados das avaliações, a fim de aperfeiçoar seu trabalho pedagógico.
R: A - a. b. c. d. e
Educar os sentimentos, as emoções, não significa reprimi-los para que se mostrem apenas naqueles (poucos) momentos em que nosso “mundo de negócios” lhes permite. Antes, significa estimulá-los a se expressar, a vibrar diante de Símbolos que lhes sejam significativos. Conhecer as próprias emoções e ver nelas os fundamentos de nosso próprio “eu” é a tarefa básica que toda escola deveria propor, se elas não estivessem voltadas somente para a preparação de mão de obra para a sociedade (DUARTE JÚNIOR, 2012, p. 67). Sobre o ensino da Arte na Educação infantil,
I.O ensino das Artes no Brasil, principalmente na Educação infantil, apresenta uma dificuldade de ser vista enquanto disciplina curricular, na medida em que parte da sociedade a vê como mero passatempo.
II. Na infância a imaginação é mais fértil, motivo pelo qual incumbe ao documente limitá-la, a fim de que não haja prejuízo no ensino das demais disciplinas.
III. A fim de fomentar a expressão e imaginação dos alunos, o docente pode desenvolver jogos e brincadeiras, utilizando-se de um ambiente lúdico, para que o espaço de aprendizagem torne-se atrativo as crianças.
IV. É perceptível a ruptura da forma de ensino da Arte entre a Educação Infantil para o Ensino Fundamental, o que por consequência compromete articulação entre os conhecimentos acumulados na primeira fase de ensino, reprimindo as diversas formas de expressão dos alunos.
V. Não é indicada a utilização de jogos e brincadeiras em outras disciplinas curriculares, sob pena de acarretar em desordem no espaço escolar.
R: I. III e VI
É sabido que a educação como um todo sofre influência das relações sociais e no ensino das Artes não é diferente. Isto porque as práticas educativas advêm das mobilizações sociais, artísticas e estéticas, de modo com que a analisar sob um determinado contexto histórico permite entender melhor dinâmica social e o significado das variadas formas de expressões artísticas. No que tange ao histórico da Arte, enquanto educação, no Brasil é correto afirmar que:
R: Tanto a Arte em si, quanto a sua forma de ensino, sofre direta interferência social, uma vez que a livre expressão varia de acordo com o modelo educacional adotado.

Continue navegando