Buscar

Contextualizada aol 5 biosseguranca

Prévia do material em texto

Contextualizada Biossegurança aol 5
	As principais doenças que podem vir a acometer os profissionais são as doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e fungos, por exemplo a raiva e as viroses, mais restritamente podendo ser desenvolvidos casos de neoplasias oriundas da manipulação errada e falta de cuidados no ambiente de trabalho. 
Os principais riscos existentes que promovem essas contaminações são: riscos biológicos, físicos, químicos, ionizantes, resíduos, uso de lavanderias, manutenção de maquinas e equipamentos. Dessa forma, estão expostos em caso de acidente ao contato com material biológico como sangue e fluídos orgânicos, correndo o risco de adquirir doenças como AIDS (transmitida pelo vírus HIV), Hepatite B (transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV), Tuberculose, Rubéola, Escabiose, Herpes.
O uso dos EPIs é importantíssimo na área da saúde uma vez que o uso incorreto desses equipamentos pode provocar uma série de problemas de saúde até mesmo judicial. É sabido que o empregador tem o dever de disponibilizar e promover o treinamento para uso correto desses equipamentos. Entre eles: avental, óculos, luvas, máscara, touca, sapato, sendo disponibilizados nas determinadas áreas de trabalho. Dos EPIs, o mais utilizado pelos profissionais da saúde é o jaleco, que ajuda a promover proteção tanto da integridade física quanto da saúde do trabalhador contra os possíveis riscos que o profissional encontra durante seu expediente de trabalho, tais como contato com produtos químicos (soluções) e biológicos (microrganismos e fluídos corporais) e contaminação com materiais perfurocortantes. Mesmo com a sua grande eficácia, o jaleco, infelizmente, torna-se um enorme reservatório de microrganismos (CARVALHO et al., 2009).
Além dos EPIs, têm-se os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), que são disponibilizados para o uso conjunto dos trabalhadores, tais como caixa de perfuro cortantes, cabines de segurança biológica e química, chuveiros de emergência e equipamentos de combate a incêndios (LIMA et al., 2017). 
O cumprimento do uso adequado dos equipamentos de proteção tanto individual como comunitário é um dever de todos, promove maior qualidade de vida aos colaboradores, evita doenças e acidentes ocupacionais. Salve vidas, utilize e oriente seus colegas no uso correto dos equipamentos de proteção!
Referências
ARAÚJO, Thiago Moura et al. Acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre os profissionais de Enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 7, p. 7-14, 2012.
CARVALHO, C. M. R. S. et al. Aspectos de biossegurança relacionados ao uso do jaleco pelos profissionais de saúde: uma revisão da literatura. Texto & Contexto Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 355-360, 2009.
GUILARDE, Adriana Oliveira et al. ACIDENTES COM MAT ERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM GOIÂNIA. Revista de Patologia Tropical/Journal of Tropical Pathology, v. 39, n. 2, p. 131-136, 2010.
LIMA, R. J. V. et al. Agentes biológicos e equipamentos de proteção individual e coletiva: conhecimento e utilização entre profissionais. Revista Prevenção de Infecção e Saúde, v. 3, n. 3, 2017.
VINHA, Bruna Leticia dos Santos; MENEZES, Lorena Aragão. Disseminação de bactérias multirresistentes em jalecos no ambiente hospitalar: revisão bibliográfica. 2021.
SILVA, Ricardo JO et al. Vacinação anti-hepatite B em profissionais da saúde. DST J Bras Doenças Sex Transm, v. 15, n. 3, p. 51-5, 2003.

Continue navegando