Buscar

POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL 2021 - AVALIANDO APRENDIZADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Transformações políticas globais e a questão ambiental provocaram a partir da década de 1980 a proposição do ¿ajuste estrutural¿ rumo a novas articulações que estabeleceriam a perspectiva de uma economia mundial em rede, globalizada e interligada. Esse fato se deveu:
	
	
	
	Ao fenômeno da globalização
	
	
	Ao fenômeno da mundialização
	
	
	Ao choque do petróleo
	
	
	Ao fim da Guerra fria
	
	
	Ao fim da segunda guerra
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A intensificação dos problemas de ordem ambiental despontou para o processo de mobilização em torno do meio ambiente, que foi divulgado e se consolidou através de estudos técnicos, da literatura científica e da realização de Conferências Internacionais. Sobre essas conferências é CORRETO afirmar:
	
	
	
	Como resultado dos debates ocorridos em Estocolmo, é divulgado o chamado "Relatório do Clube de Roma", que será a referência científica e teórica para a construção do conceito de desenvolvimento sustentável.
	
	
	Na Conferência de Estocolmo sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Brasil pertencia ao grupo de países que defendia o crescimento econômico a qualquer custo e declarou a aceitação das indústrias altamente poluentes no país.
	
	
	A primeira mobilização internacional em favor das questões ambientais ocorreu em Estocolmo, em 1972. Esse evento significou a tentativa mundial de equacionar os problemas ambientais, chamando atenção à recusa dos Estados Unidos em assinar o Protocolo de Kyoto.
	
	
	Foi na Rio-92 que o conceito de desenvolvimento sustentável foi amplamente divulgado como um princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações do presente não devem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações, assim como a necessidade em zerar o desenvolvimento econômico em áreas de vastos recursos naturais.
	
	
	Os primeiros estudos internacionais sobre temas ambientais surgiram justamente em consequência dos acordos fechados nas conferências internacionais.
	
Explicação:
O conceito de Desenvolvimento Sustentável surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia), em junho de 1972. Foi a 1ª Conferência Internacional como referência para o primeiro grande debate mundial sobre os temas ambientais. Foi o maior evento de repercussão internacional dedicado exclusivamente à avaliação das relações entre sociedade e natureza até àquela data. A grande surpresa no evento de Estocolmo coube a delegação do Brasil que escandalizou uma considerável parcela de brasileiros, incluindo profissionais e técnicos dos órgãos de controle ambiental e, principalmente, os militantes do iniciante movimento ambientalista das décadas de 1960 e de 1970.
O Brasil apresentou a situação política do nosso país naqueles tempos de regime militar, a delegação do Brasil defendeu a tese do desenvolvimento econômico a qualquer preço, sem qualquer restrição de natureza ambiental. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual alternativa abaixo completa a frase corretamente? "Os debates e esclarecimentos ocorridos nas grandes conferencias também devem ser vistos como elementos contínuos geradores de ____________ sobre os efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente."
	
	
	
	saneamento básico
	
	
	popularização da ciência
	
	
	decisões partidárias
	
	
	divulgação restrita
	
	
	produções científicas
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação aos limites do crescimento um outro elemento de grande importância deste relatório foi a ideia de ¿eco-desenvolvimento¿, trazendo pela primeira vez ao debate internacional uma postura diferenciada de desenvolvimento econômico e industrial, baseado na premissa ambiental de limites e posturas voltadas à preservação da natureza e garantia dos recursos para as gerações futuras. Os eco-desenvolvimentistas demandavam:
	
	
	
	Não uma solução única em termos globais
	
	
	Não uma solução específica para questões regionais
	
	
	Uma solução genérica em termos globais
	
	
	Uma solução única em termos globais
	
	
	Recomendava a pesquisa de soluções globais para questões regionais
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É importante compreendermos que a ascensão do tema ambiental ao cenário internacional pode ser considerado, também, uma consequência da descentralização global em torno de que temas?
	
	
	
	Economia e política
	
	
	Saúde e economia
	
	
	Desenvolvimento e segurança
	
	
	Saúde e Saneamento
	
	
	Educação e política
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Produzido pelo chamado Clube de Roma, o primeiro importante relatório sobre a questão ambiental voltava-se para a dicotomia entre a preservação ambiental e o crescimento econômico, apontando saídas bastante polêmicas e radicais para impedir a continuidade da degradação sobre os recursos naturais e ecossistemas. Sobre essa temática, considere:
I) Como o grupo de cientistas que elaborou o relatório final era todo formado por nomes de países desenvolvidos, o documento acabou refletindo inteiramente os interesses dessas nações, culpando então o subdesenvolvimento das nações pobres pela degradação ambiental;
II) Mesmo tendo sido o "motor" das transformações sociais nos países desenvolvidos, o capitalismo industrial foi visto pelo Clube de Roma como danoso à renovação dos recursos naturais, por isso a necessidade de se repensar os modelos de produção;
III) Segundo o relatório, apenas o crescimento zero seria capaz de trazer de volta o equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais em escala global;
IV) Confiante dos avanços tecnológicos ao longo do pós guerra, o relatório apontou o irrestrito apoio à expansão capitalista como modelo sustentável de industrialização e preservação ambiental.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e III
	
	
	I e IV
	
	
	II e IV
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na década de 1980, a Assembléia Geral das Nações Unidas toma um importante passo rumo a estruturação de um escopo político e acadêmico para a compreensão da questão ambiental, o desenvolvimento e o papel do homem. Se valendo do apoio de grupos ambientalistas e ONGs ligadas ao tema, que prestaram ajuda na construção de um relatório o mais amplo possível e dentro das expectativas dos países dos hemisférios Norte e Sul, em 1988 é publicado um texto, cujas revelações não poderiam mais ser ignoradas pelos governos e que demandavam por uma nova postura política e legislativa. Marque a alternativa que representa este texto
	
	
	
	Nosso futuro comum
	
	
	Carta da nações
	
	
	Agenda 21
	
	
	Limites do crescimento
	
	
	Clube de Roma
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A primeira Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realiza-se em 1972, em Estocolmo, na Suécia, com patrocínio da ONU, e deflagra vários estudos com o objetivo de traçar uma estratégia para a preservação da vida no planeta. Os principais resultados são reunidos no livro Nosso futuro comum, publicado em 1987. Quando pensamos nas idéias de Estocolmo, uma das grandes novidades foi:
	
	
	
	A compreensão sobre desenvolvimento sustentável e o uso correto dos solos para fins agrícolas e de extração mineral.
	
	
	A postura dos países pobres em recusar qualquer modelo de desenvolvimento econômico baseado na exploração irrestrita dos recursos naturais, além do distanciamento dessas nações às tecnologias poluentes.
	
	
	O estreito vínculo entre pobreza, desigualdade de renda e deterioração ambiental, e apontam o desequilíbrio ecológico como um dos resultados das relações entre países pobres e ricos.
	
	
	A percepção equivocada - e revista nas conferências seguintes - de que o planeta detém amplas condições de regeneração ambiental.
	
	
	O reconhecimento por parte dos países industrializados quanto ao papel comum de todas as nações na construção de um modelo de economia sustentávelno âmbito global.

Continue navegando