Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Materiais de Construção Civil: Concreto (ECE10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670522) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30991584
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os profissionais que trabalham na área das engenharias devem estar cientes de que todos os materiais são expostos, em maior ou menor intensidade, a ambientes agressivos. A oxidação, aliada à corrosão e degradação, são os três tipos básicos de danos que devemos relacionar às propriedades químicas dos materiais. Assim, as propriedades químicas dos materiais são mensuradas pela capacidade de resistir a esses danos. Dentro desse contexto, disserte sobre os danos causados pela oxidação, corrosão e degradação de materiais expostos a ambientes agressivos.
	Resposta Esperada:
*Entre as três grandes famílias de materiais (cerâmicos, metais e polímeros), a que apresenta maior tendência à corrosão é a família dos metais. A corrosão é um típico ataque destrutivo que ocorre em metais, gerando a perda de material quando em contato, por exemplo, com o meio aquoso. Em ambientes à beira-mar, as propriedades mecânicas dos metais são bruscamente reduzidas devido ao alto teor de sal na atmosfera, diminuindo sua vida útil. A oxidação ocorre nos metais, resultado da reação entre o próprio metal e o oxigênio disperso na atmosfera, formando uma incrustação ou uma película de origem não metálica, podendo ser benéfica ao material.
*As cerâmicas são resistentes à corrosão, mas quando sofrem esse fenômeno, ocorre através de uma dissolução química simples. *Já os polímeros não estão sujeitos à corrosão, já que o dano neste tipo de material ocorre por degradação. Nesse caso, a degradação pode ocorrer pelos mecanismos de inchamento, dissolução e ruptura das ligações. No inchamento, quando exposto a líquido agressivo, ocorre sua absorção para dentro do polímero, com consequente expansão do material. No inchamento, a solubilidade do polímero é parcial, enquanto na dissolução, a solubilidade é completa. Na ruptura de ligações, ou simplesmente cisão, ocorre o rompimento de ligações da cadeia molecular, influenciando diretamente na resistência mecânica e a ataques químicos. Além dos mecanismos básicos de deterioração de polímeros, existem dois fenômenos extras que alguns estudiosos consideram relevantes: envelhecimento e desgaste. O envelhecimento é causado pela ação contínua de radiação ultravioleta, provocando aumento de dureza e de fragilidade do polímero. Já o desgaste é um tipo de degradação que ocorre quando o material é submetido a ações mecânicas, provocando a redução de sua superfície.
	2.
	O concreto é um material bastante empregado em elementos estruturais, com capacidade de salvaguardar as armaduras (barras de aço) contra a ação do tempo (intempéries), influenciando diretamente na vida útil do concreto armado. Com os avanços tecnológicos na área da ciência dos materiais, permitiu-se o uso de elementos estruturais (pilares, vigas, lajes) com seções cada vez menores (esbeltas), com aumento de produtividade a custo cada vez menor. No entanto, esta melhoria de desempenho trouxe consequências sobre a durabilidade do material. Com base no exposto, disserte sobre a durabilidade do concreto armado, explorando a deterioração que incide sobre este material ao longo do tempo.
	Resposta Esperada:
A ação do tempo, ataques químicos e abrasão podem provocar alterações físico-químicas no concreto, que chamamos de deterioração, comprometendo seu desempenho. O desempenho, por sua vez, está ligado às características dos materiais constituintes (físicas, mecânicas, térmicas, elétricas, entre outras), além de aspectos relacionados às fases de projeto, execução e, posteriormente, manutenção de determinada obra. Enquanto as propriedades/características forem mantidas, dentro dos limites especificados em norma e/ou bibliografia específica, o desempenho e, consequentemente, a vida útil estão garantidos. Se, por algum evento, alterações incidirem sobre o material, comprometendo suas qualidades intrínsecas, patologias poderão surgir, sendo necessária manutenção para minimizar/reduzir/eliminar patologias. Sobre as patologias, os sintomas usualmente observados são fissuração (origem mecânica); fissuração, desgaste superficial, escamamento, expansão e desidratação (origem física); fissuração, dissolução, decomposição e expansão (origem química).
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina