Buscar

AV Final Objetiva - Perícia Contábil


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669725) ( peso.:3,00)
	Prova:
	31169415
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No trabalho pericial, existe o Termo de Diligência, que é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos para elaborar seu relatório pericial. O Termo de Diligência também é utilizado para a execução de outros trabalhos que tenham sido solicitados (por direito), podendo orientar ou colaborar nas decisões, judiciais ou extrajudiciais. Sobre o Termo de Diligência, quanto à estrutura, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Identificação do diligenciado.
(    ) Identificação das partes ou dos interessados, e, em se tratando de perícia judicial ou arbitral, o número do processo, o tipo e o juízo em que tramita.
(    ) Identificação do juiz com indicação do número do registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	O trabalho realizado através de prova, tanto pelo perito quanto pelo auditor, não pode ser confundido, uma vez que na perícia o trabalho é esporádico, enquanto que na auditoria o trabalho é realizado habitualmente. A modalidade de prova pericial produzida com a interveniência de perito é qualificada no Código de Processo Civil como prova pericial. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma modalidade de prova pericial:
	 a)
	Arbitramento.
	 b)
	Testemunha.
	 c)
	Exibição de documentos ou coisas.
	 d)
	Inspeção judicial.
	3.
	Os procedimentos de perícia contábil são empregados por meio de exames, levantamentos, vistorias, indagações, investigações, com vistas à formação e emissão de uma opinião do perito contábil destinados a levar a instâncias decisórias, elementos de prova, necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante a emissão de laudo ou parecer pericial. Neste contexto, existem diferentes tipos de perícias, as quais podem ser qualificadas para diversos fins. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Administrativos, com a finalidade de verificar as entradas e saídas do caixa da empresa, no sentido de averiguar desvios.
II- Regimentais, realizadas por Comissões Parlamentares de inquéritos solicitadas para as Câmaras dos deputados.
III- Sociais, promovidas por sindicatos para que haja clareza na forma.
IV- Exploratórias, análise de elementos desconhecidos de prova pericial.
V- Observação, se as empresas possuem meio para melhor remuneração de seus colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Cada categoria profissional possui seu código de conduta ética e moral. No caso do árbitro, que é o juiz do procedimento arbitral, seu comportamento deverá ser necessariamente de acordo com a posição que ele detém. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O árbitro frente ao processo deverá responsabilizar-se da guarda dos documentos referente à realização da arbitragem ("ad hoc", ou seja, in loco com levantamento das provas de forma aleatória ou estatística), e zelar para que essa atribuição seja bem realizada pela instituição que está desenvolvendo a atividade.
(    ) O árbitro frente ao processo deverá comportar-se com zelo e imparcialidade, empenhando-se para que as partes se sintam amparadas e tenham a expectativa de um regular desenvolvimento do processo arbitral (que ambas as partes estejam seguras referente ao desenvolvimento do processo com justiça).
(    ) O árbitro frente ao processo deverá decidir com parcialidade, dependência e de acordo com os interesses da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	O trabalho de perícia é realizado através de técnicas que reconhecem os modos de operação como decorrentes da própria ciência. Os planos periciais possuem o conteúdo necessário para que o perito transmita a sua opinião de forma que satisfaça os requerentes. Qual é a técnica que compreende a análise e a síntese?
	 a)
	Técnicas preliminares.
	 b)
	Técnicas especiais.
	 c)
	Técnicas básicas.
	 d)
	Técnicas científicas.
	6.
	O árbitro somente poderá aceitar o trabalho, na atividade pericial, quando este estiver convencido de que poderá cumprir sua tarefa com competência, celeridade, imparcialidade e independência. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre a efetiva realização dos trabalhos do árbitro:
	 a)
	O árbitro somente poderá aceitar a sua nomeação quando este possuir as qualificações necessárias e disponibilidade de tempo para satisfazer as expectativas razoáveis das partes, para elaborar o laudo pericial.
	 b)
	Poderá acatar as alterações propostas pelo Ministério Público quando possuir as qualificações necessárias e disponibilidade de tempo para satisfazer as expectativas razoáveis do juiz que julgará o fato.
	 c)
	O árbitro deverá estar habilitado com relação ao objeto da perícia, para que esse possa adotar procedimentos que conduzam à eliminação dos fatos verdadeiros, que subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.
	 d)
	O árbitro deverá eliminar os fatos que possam vir a ser importantes para a solução da demanda de forma que não passem despercebidos ou recebam a atenção necessária durante a execução do trabalho.
	7.
	Todas as profissões requerem preparo e conhecimento técnico aprofundado, assim o profissional que está imbuído nas atribuições das atividades de arbitragem somente deverá aceitar o encargo se estiver convencido de que pode cumprir sua tarefa com competência, celeridade, imparcialidade e independência.
Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA que indica quem está impedido de atuar como árbitro:
	 a)
	Neste caso, estão impedidas de atuar no exercício da atividade de árbitro as pessoas que tiveram vínculo com órgãos públicos.
	 b)
	Neste caso, estão impedidas de atuar como árbitro quaisquer pessoas que tenham conhecido as partes envolvidas no processo, mesmo sem possuir qualquer tipo de vínculo com elas.
	 c)
	Neste caso, estarão impedidas de atuar no exercício da atividade de árbitro aquelas pessoas que tenham com as partes, ou com o litígio que lhes for submetido, algum tipo de relação que caracterizam os casos de impedimento ou suspeita de atividades ilícitas pelos juízes.
	 d)
	Neste caso, estão impedidas de atuar no exercício da atividade de árbitro as pessoas que tenham problemas relacionados à ética e à moral.
	8.
	O profissional contábil que se candidatar para exercer a função de perito deve ser profundo conhecedor da técnica contábil e maturidade profissional, além do contínuo aperfeiçoamento, pois no exercício da função da perícia, este deve estar apto para identificar as imperfeiçoes e inadequações administrativas e contábeis. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As imperfeições administrativas do perito contábil decorrem do acúmulo de funções incompatíveis e a subordinação a parentes próximos.
(    ) As irregularidades identificadas no exercício da função do perito contábil, são: imperfeições técnicas; negligência profissional; erros técnicos e de escrituração, infrações; simulações; adulteração; fraudes; culpas profissionais; responsabilidades profissionais.
(    ) A negligência profissional é um importante indicador de conhecimento sobre o tema que está sendo abordado, ao qual o profissional disse estar preparado para exercê-lo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	9.
	A perícia tem espécies distintas, identificáveis e definíveis segundo os ambientes em que é instada a atuar. São estes mesmos ambientes que delinearão suas características intrínsecas e as determinantes tecnológicas (o modus faciendi) para o perfeito atendimento do objeto e dos objetivos para os quais deve-se voltar. As espécies de perícias são classificadas quanto à finalidade e subdivididas para o direcionamento de atuação. Considerando os tipos de espécies de perícia, analise as sentenças a seguir:
I- A perícia extrajudicial é subdivida em: demonstrativas, discriminativas e comprobatórias.
II- A perícia semijudicial subdivide-se em meio de prova ou de arbitramento, segundo suas finalidades essenciais no processo judicial.
III- A perícia arbitral subdivide-se em probante e decisória, de acordo com a destinação de funcionamento.
IV- A perícia judicial subdivide-se em: (I) policial; (II) parlamentar; (III) administrativo tributária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A perícia contábil é conjunto de procedimentos que ocorre eventualmente, em decorrência de os usuários não terem informações suficientes para a tomada de decisões. Sobre os usuários básicos que utilizarão as informações geradas pelo perito, analise as opções a seguir:
I- Somente o autor.
II- O magistrado.
III- Somente o réu.
IV- Os advogados.
V- As partes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) Um perito contador precisa calcular os juros moratórios sobre uma verba em liquidação de sentença no valor de R$ 96 000,00. O juiz determinou a incidência de juros simples de 0,5% ao mês, no período de 1/2/2015 a 30/9/2015. Nessa hipótese, considerando-se o mês comercial de 30 dias, o total de juros será de:
	 a)
	R$ 3 840,00.
	 b)
	R$ 4 800,00.
	 c)
	R$ 4 320,00.
	 d)
	R$ 3 360,00.
	12.
	(ENADE, 2012) A empresa Conesul contratou o empregado 1 em 01/02/2011 com um salário base de R$ 3 600,00 e o empregado 2, em 01/07/2011, com um salário base de R$ 4 800,00, cujos proventos sofrem a incidência de Previdência Social de 20%, Contribuição para Terceiros de 5,8%, Seguro Acidente do Trabalho de 2% e FGTS de 8%. Em um processo trabalhista envolvendo esses dois empregados, foi apresentada a seguinte planilha de cálculo, devidamente auditada, em 30/09/2011. Com base nas informações disponibilizadas no mês de setembro de 2011, constatou-se, no Balanço Patrimonial referente ao terceiro trimestre de 2011, as seguintes acumulações de provisões, considerando apenas esses dois empregados. A partir dos valores acumulados no Balanço Patrimonial, analise os quesitos apresentados pelo juiz e avalie as respostas dadas pelo perito contador nomeado para o caso.
I- O juiz deseja saber se a empresa contabilizou adequadamente a provisão para o 13º salário. O perito responde que a provisão para o 13º salário está contabilizada de forma adequada, conforme os princípios da Contabilidade.
II- O juiz deseja saber se os direitos sociais e trabalhistas dos empregados estão reportados no Balanço Patrimonial. O perito responde que sim, pois consta a contabilização de Provisões para Férias, inclusive 1/3, e para 13º Salário, com seus respectivos encargos, revelando uma promessa de compromisso da empresa para com os seus empregados.
III- O juiz deseja saber se o cálculo da Provisão para Férias está adequado. Após refazer os cálculos, o perito confirma que os valores apresentados na planilha estão corretos.
É correto o que o perito contador afirma em:
	
	 a)
	III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	I, II e III.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando