Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Biogeografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Reino Arqinótico abrange o extremo sul da América do Sul, Antártica e o sudeste da Nova Zelândia. Nessas regiões, as condições não são favoráveis à vida, dificultando o estabelecimento de animais e plantas. Na Antártida, a temperatura média anual no interior do continente é de -54º C. Contudo, no litoral, na estação do verão, a temperatura máxima raramente chega a 15º C, registrada na Península Antártica Norte, a região mais quente do continente. Neste sentido, disserte sobre as três razões que justificam as menores temperaturas na Antártica com relação ao Ártico.
	Resposta Esperada:
O Ártico possui maior massa líquida, que retém melhor o calor, enquanto que a Antártica possui muito mais gelo, fazendo com que uma pequena porcentagem do calor seja mantida pela água. A cobertura de gelo antártica reflete cerca de 80% da radiação incidente, assim existe mais gelo na Antártica que no Ártico. Na estação de inverno, o congelamento do Oceano Glacial Antártico faz com que o continente praticamente dobre de tamanho, impossibilitando ou dificultando, que a água do mar possa funcionar como um mecanismo moderador das temperaturas.
	2.
	As características do solo são importantes para os seres vivos, sendo que os solos férteis favorecem o crescimento de uma flora diversificada. O ser humano também se beneficia das características do solo, pois, a partir delas, pode-se produzir com facilidade produtos agrícolas, auxiliando na economia local. No entanto, os seres vivos também auxiliam na formação das características do solo. Desta forma, disserte sobre a influência dos seres vivos, considerando também o ser humano, na formação e transformação do solo.
	Resposta Esperada:
A cobertura vegetal que está sobre o solo contribui adicionando matéria orgânica, deixando-o, assim, mais fértil. Além disso, forma uma camada protetora contra sua erosão. Já a fauna contribui na porosidade do solo, pois promove revolvimento dos sedimentos, além de também adicionar matéria orgânica. E o homem é um dos principais agentes transformadores do solo, por meio da construção urbana, ele impermeabiliza o solo, coloca obras de drenagens artificiais, retira a cobertura vegetal, entre outros. Na área rural, o ser humano constrói obras de irrigação, adiciona produtos químicos ao solo e, muitas vezes, introduz plantas e animais exóticos, causando transformação nas características naturais do solo. Quando o ser humano provoca desmatamento, ele contribui para erosão e perda da qualidade do solo.

Continue navegando

Outros materiais