Buscar

AV2 Civil III

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
Vila Velha - Reconhecido pela Portaria MEC nº. 591 de 17/03/2011, publicada no D.O.U. de 21/03/2011. Autorizado pela Portaria MEC nº. 2.778, publicada no DOU de 10/09/2004.
	Disciplina:
	DIREITO CIVIL III 
	Código:
	CCJ0223
	Professor(a):
	VINICIUS ARENA MUNIZ
	Turma:
	1001
	Identificação da prova:
	AV2
	Semestre:
	2020/02
	Turno:
	Matutino
	Aluno(a):
	
	Matrícula:
	
	Importante: 
	· As respostas poderão ser escritas à mão ou digitadas.
	· A interpretação da questão faz parte da avaliação.
	· A mera transcrição do dispositivo de lei NÃO pontua.
· A prova deverá ser PREFERENCIALMENTE entregue ao professor via Teams, na aba de TRABALHOS, durante o horário de aula. As entregas posteriores não ficarão sujeitas a confirmação e não serão aceitas após 24 horas do início da prova.
	Valor da prova:
	8,0
	
	Nota:
	
	
	Data da Realização: 24/11/2020
QUESTÃO 1: Luiz Henrique emprestou a Cláudio, sem nenhum ônus, obra de arte assinada pelo respectivo autor, a qual ficou exposta na sala de sua residência. A residência, durante uma tempestade, foi atingida por um raio e se incendiou. Durante o incêndio, Cláudio houve por bem salvar outras obras de arte, de sua propriedade, por possuírem maior valor. 
Considerada a situação descrita, O contrato celebrado entre Luiz Henrique e Cláudio chama-se mútuo, o qual tem por objeto bem fungível, como é o caso da obra de arte assinada pelo respectivo autor e Cláudio não será obrigado a indenizar Luiz Henrique pelo perecimento da obra de arte, uma vez que se trata de um contrato bilateral, ambos tem responsabilidade e tendo em vista que o caso fortuito e a força maior afastam o nexo de causalidade, o qual é pressuposto para a responsabilização civil. ESTÁ CORRETA ESTA AFIRMATIVA? Justifique juridicamente de acordo com os dispositivos legais. (2,0 PONTOS)
QUESTÃO 2: O empreiteiro de obras não quer entregar a obra devidamente concluída, em face do não pagamento integral do tomador de serviço, uma vez que o Contratante alega que a obra foi concluída 1 mês antes do estipulado em contrato, podendo realizar um desconto. É lícita tal atitude do empreiteiro? Justifique juridicamente de acordo com os dispositivos legais. (2,0 PONTOS)
QUESTÃO 3: Em relação ao contrato de transporte de pessoas, conforme dispõe o Código Civil, quando o transportador responde, em juízo, por perdas e danos à pessoa transportada e verificando-se que esta agiu, transgredindo normas e instruções regulamentares, sendo o prejuízo a isto atribuído, em uma eventual ação judicial de reparação, será considerará irrelevante a circunstância, diante da natureza e da responsabilidade originada do contrato de transporte. É correta tal interpretação? Justifique juridicamente de acordo com os dispositivos legais. (2,0 PONTOS)
QUESTÃO 4: Sobre o mandato, é ERRADO afirmar que (0,5 PONTOS)
a) o noivo pode ser representado por mandatário na celebração do casamento.
b) outorgado mandato por instrumento público com o fim especial de o mandatário alugar a casa do mandante, eventual
substabelecimento pode ser feito por instrumento particular.
c) o mandato pode ser verbal.
d) é eficaz a revogação o mandato que contiver a cláusula “em causa própria”.
QUESTÃO 5: Acerca do comodato, considere: (0,5 PONTOS)
I. O comodato é contrato real, perfazendo-se com a tradição do objeto.
II. O comodatário constituído em mora, além de por ela responder, pagará, até restituí-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante.
III. O comodatário responde pelo dano decorrente de caso fortuito ou força maior se, correndo risco o objeto do comodato, juntamente com os seus, antepuser a salvação destes, abandonando o do comodante.
IV. Se o comodato não tiver prazo convencional, o comodante poderá, a qualquer momento, suspender o uso e gozo da coisa emprestada, independentemente de decisão judicial e da finalidade do negócio.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
QUESTÃO 6: João e Maria, casados e donos de extenso patrimônio, celebraram contrato de fiança em favor de seu filho, Carlos, contrato este acessório a contrato de locação residencial urbana, com duração de 30 meses, celebrado entre Carlos, locatário, e Marcelo, proprietário do apartamento e locador, com vigência a partir de 1º de setembro de 2015. Contudo, em novembro de 2016, Carlos não pagou o aluguel. 
Considerando que não houve renúncia a nenhum benefício pelos fiadores, assinale a afirmativa CORRETA. (0,5 PONTOS)
a) Marcelo poderá cobrar diretamente de João e Maria, fiadores, tendo em vista que eles são devedores solidários do afiançado, Carlos.
b) Marcelo poderá cobrar somente de João, tendo em vista que Maria não é fiadora, mas somente deu a outorga uxória.
c) Marcelo poderá cobrar de Carlos, locatário, mas não dos fiadores, pois não respondem pela dívida do contrato de locação.
d) Marcelo poderá cobrar de João e Maria, fiadores, após tentar cobrar a dívida de Carlos, locatário, tendo em vista que os fiadores são devedores subsidiários.
QUESTÃO 7: Sobre a constituição de renda NÃO podemos dizer: (0,5 PONTOS)
a) é sempre onerosa.
b) requer escritura pública.
c) os bens dados em compensação de renda caem, desde a tradição, no domínio da pessoa que por aquela se obrigou.
d) é nula a constituição instituída em favor de pessoa já falecida.

Continue navegando