Buscar

olga benario e luiz benario prestes



Continue navegando


Prévia do material em texto

Olga Benário Prestes
e
Luís Carlos Prestes
Participantes: Adilson, Breno, Enzo, Giovanna, Guilherme, Thayna
Quem foi Luíz Carlos Prestes
Foi de forma resumida: um líder militar, revolucionário, apoiador das ideias comunistas.
Revolta tenentista
A primeira ação de Prestes como revolucionário foi na revolta tenentista em 1924. Como capitão do Exército, assumiu o papel de líder de um grupo de oficiais, na região de Missões, em São Ângelo, no Rio Grande do Sul. A revolta tenentista tinha como objetivo lutar contra poderio da oligarquia vigente, a proposta da Assembléia Constituinte e o direito ao voto secreto. Após a revolta tenentista, Luís Carlos Prestes se uniu a um grupo de militares paulistas em Foz Iguaçu. O grupo foi nomeado de Coluna Prestes.
Colunas Prestes
O principal objetivo da coluna prestes era realizar um levante da população contra o governo vigente.
Em abril de 1925, Luís Carlos Prestes liderou um grupo de militares no Rio Grande do Sul para formar a Coluna Prestes. Além disso, com o fim da Revolta Paulista em 1924 muito militares liderados por Miguel Costa dispersaram do interior de São Paulo para o estado do Paraná. Assim, encontraram com Prestes que vinha da cidade de Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, paulistas e gaúchos uniram-se com o mesmo objetivo, percorrer o interior do Brasil promovendo um levante popular contra o governo.
Luíz Carlos Prestes e Olga Benário
Em 1930, Prestes foi convidado para participar da Revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas, porém se negou. No ano de 1931 viajou para a União Soviética, convidado pelo Partido Comunista Uruguaio. Na União Soviética trabalhou como engenheiro e teve contato intensivo com as obras marxistas. Foi lá que conheceu sua esposa Olga Benário, judia e alemã, e membro do Partido Comunista Alemão
Olga benário 
foi uma das maiores revolucionária representantes do comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais.
Vida de Olga Benário
Membro do Partido Comunista alemão desde 1926, Olga foi acusada de atividades subversivas e presa em 1929.
Depois de libertada, foi para a União Soviética, onde passou a trabalhar na Internacional Comunista e onde conheceu Luíz Carlos Prestes, importante líder revolucionário brasileiro.
Ao final de sua vida, mesmo grávida, Olga foi deportada para a Alemanha nazista seis meses depois. Entregue à Gestapo (polícia política alemã), Olga foi enviada para um campo de concentração, onde deu à luz Anita Leocádia Prestes.
Após campanha internacional por sua libertação, Anita foi entregue a sua avó paterna. Olga Benário continuou presa e, em 1942, morreu executada na câmara de gás pelos nazistas.
Intentona Comunista
A Intentona Comunista liderada por Luíz Carlos Preste foi uma revolta, ocorrida em novembro de 1935, liderada pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas.
Os aliancistas organizaram a revolta, que deveria ocorrer em novembro de 1935 a partir vários quartéis militares espalhados pelo Brasil. Porém, o movimento ocorreu apenas em três quartéis: um de Natal (RN), um de Recife (PE) e outro na cidade de Rio de Janeiro (RJ).
Vargas, através de forças militares do governo, combateu e debelou em poucos dias a rebelião, que contou com baixa adesão popular e militar. Vários revoltosos foram rendidos e presos, inclusive o líder Luís Carlos Prestes.