Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Online 1 História Econômica Geral

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Diferentes classes e grupos usavam diferentes métodos e formas de luta nas revoluções burguesas. Assim, a burguesia liberal recorria com mais frequência aos métodos da luta ideológica e parlamentar e o campesinato às revoltas anti feudais com a tomada de domínios nobres, a divisão de terras e assim por diante.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I - Os métodos de luta característicos do proletariado foram as greves, manifestações, revoltas urbanas e rebelião armada. PORQUE II - As revoluções burguesas, cada uma de sua maneira, contribuíram para a conquista da cidadania e dos direitos fundamentais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Para Karl Marx, as forças de produção definem o próprio processo de trabalho em que as matérias-primas são transformadas em determinados produtos. Os fatores que afetam as forças de produção incluem as matérias-primas, o trabalho e os instrumentos usados para transformar as matérias-primas em produtos.
A esse respeito, analise as afirmativas e a relação entre elas: Marx foi chamado de evolucionista, ao descrever que na história da sociedade tem havido uma sucessiva história de diferentes modos de produção. PORQUE Para Marx, o conceito de modo de produção seria uma ferramenta classificatória para descrever e diferenciar os sistemas econômicos em termos históricos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A expansão internacional dos estados capitalistas levou à criação de um mercado mundial e à integração dos países pré-capitalistas a este mercado, anunciando uma nova fase do capitalismo cujas implicações ainda estão sendo debatidas.
A esse respeito, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Os países situados na periferia do sistema capitalista mundial, tiveram seu desenvolvimento bloqueado em decorrência de suas relações econômicas com os países imperialistas capitalistas ( ) O termo Terceiro Mundo tem sido utilizado em sua maioria para descrever países da África, Ásia e América Latina que compartilham rendas per capita relativamente baixas, altas taxas de analfabetismo, entre outros indicadores negativos. ( ) Países industrializados como Estados Unidos e Inglaterra são considerados países de Terceiro Mundo, devido a seus indicadores de inflação e desemprego. Assinale a alternativa correta:
a. F - V - F
b. V - V - V
c. V - V - F
d. V - F - F
e. F - F - V

A história do comunismo envolve ampla variedade de ideologias e movimentos políticos que compartilham valores teóricos centrais da propriedade comum da riqueza da empresa econômica e da propriedade. Quanto ao significado e origem do termo comunismo, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa correta quanto a veracidade das afirmativas:
( ) Comunismo é uma doutrina política e econômica que visa substituir a propriedade privada, pela propriedade pública dos meios de produção.
( ) A história do comunismo como movimento revolucionário em escala mundial está estreitamente ligada à história da Rússia.
( ) A Revolução de Setembro é considerada o evento fundador do comunismo do século XX.
a. F - V - F
b. F - F - F
c. V - V - F
d. V - F - F
e. V - V - V

O imperialismo é considerado uma prática ou defesa da extensão do poder e domínio, especialmente pela aquisição territorial direta ou pela obtenção de controle político e econômico de outras áreas.
Assinale a alternativa que corresponde a alguns dos principais países que adotaram a prática do imperialismo:
a. Brasil e Paraguai
b. Brasil e China
c. Rússia e Brasil
d. Inglaterra e França
e. Argentina e Brasil

Pode-se dizer que o primeiro estágio de evolução do capitalismo se deu a partir do momento em que os comerciantes ganhavam dinheiro com o comércio e os capitalistas obtinham suas riquezas a partir da propriedade e controle dos meios de produção. Estágio em que originou-se a nova classe de capitalistas primitivos exercendo poder sobre a classe de trabalhadores assalariados.
A esse respeito, analise as asserções abaixo: I - Os capitalistas procuravam o Estado para garantir a pressão exercida sobre os trabalhadores que eram então obrigados a vender sua mão-de-obra em ambientes cada vez mais competitivos, agravados pelas filas de novos trabalhadores desempregados. PORQUE II - Os novos capitalistas tinham que ser capazes de exercer cada vez mais pressão sobre seus produtores para produzir mais por menos, de modo que os capitalistas pudessem manter os preços do comércio e aumentar os lucros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Marx descreve os diferentes tipos de modos de produção em várias de suas obras. Segundo ele, quanto mais tradicional for o modo de produção, menos mudanças ocorreriam nas velhas formas de propriedade e consequentemente, menos mudanças na comunidade como um todo. A esse respeito, analise as afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
I - Para Marx, um modo de produção baseado no campo da agricultura, se manteria em sua forma tradicional por muito tempo, e um modo de produção embasado no desenvolvimento industrial estaria menos disposto à mudanças.
II - Quanto ao modo de produção da comunidade primitiva, Marx destaca que a própria comunidade apresentava-se como a primeira grande força produtiva, fosse nas atividade de criação ou agricultura.
III - No modo de produção primitivo, não havia excedente, pois, o resultado da produção agrícola era distribuído entre toda a comunidade.
IV - O modo de produção Europeu teve origem a partir do modo de produção asiático.
a. Estão corretas somente as alternativas I, II e III.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Estão corretas somente as alternativas II e III.
d. Estão corretas somente as alternativas III e IV.
e. Estão corretas somente as alternativas II, III e IV.

Os movimentos socialistas tiveram origem nos ideais da Revolução Francesa mas foi com as transformações ocorridas durante o séc. XIX com a Revolução Industrial que as suas idéias se difundiram e popularizaram.
A esse respeito, analise as asserções abaixo e a relação entre elas: I - Nesse período a burguesia dona dos meios de produção e o proletariado responsável pela força de trabalho já começavam a ter os primeiros atritos. PORQUE II - A classe operária recém surgida enfrentava problemas como baixos salários, insalubridade e jornadas de trabalho extremamente extenuantes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Marx descreve os diferentes tipos de modos de produção em várias de suas obras. Segundo ele, quanto mais tradicional for o modo de produção, menos mudanças ocorreriam nas velhas formas de propriedade e, consequentemente, menos mudanças na comunidade como um todo.
Sobre a evolução dos modos de produção que evoluíram ao longo da história, assinale a alternativa correta:
a. No modo de produção primitivo, surge a incipiente figura do estado, pois um grupo de comunidade fica sob o poder de uma comunidade superior, que se apropria do solo.
b. O modelo de produção socialista citado por Marx, destaca a existência da propriedade privada dos meios de produção.
c. Marx anunciava em sua obra que o modo socialista de produção seria substituído pelo modo capitalista de produção.
d. O sistema de produção capitalista se caracteriza especialmente pela existência da propriedade social dos meios de produção.
e. Quanto ao modo de produção escravista, os proprietários do solo eram latifundiários que mantinham o escravo como um instrumento de trabalho.

A expansão global da Europa Ocidental entre as décadas de 1760 e 1870 diferiu em vários aspectos importantes do expansionismo e colonialismo dos séculos anteriores. Junto com a ascensão da revolução industrial, que os historiadores econômicos geralmente atribuem a década de 1760, e a expansão contínua da industrialização nos países construtores de impérios, ocorreu uma mudança na estratégia de comércio com o mundo colonial. A esse respeito, analise ass afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - as nações em industrialização tornaram-se cada vez mais ofertantes em busca de mercados para o volume crescente de seus bens produzidos por máquinas.
II - especiarias, açúcar e escravos tornaram-se relativamente mais importantes com o avanço da industrialização.
III - a mudança nos padrões de comércio acarretou a longo prazo mudanças na política e prática colonial, bem como na natureza das aquisições coloniais.
IV - a urgência de criar mercados e a pressão incessante por novos materiais e alimentos acabaram se refletindo nas práticas coloniais.
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Diferentes classes e grupos usavam diferentes métodos e formas de luta nas revoluções burguesas. Assim, a burguesia liberal recorria com mais frequência aos métodos da luta ideológica e parlamentar e o campesinato às revoltas anti feudais com a tomada de domínios nobres, a divisão de terras e assim por diante.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I - Os métodos de luta característicos do proletariado foram as greves, manifestações, revoltas urbanas e rebelião armada. PORQUE II - As revoluções burguesas, cada uma de sua maneira, contribuíram para a conquista da cidadania e dos direitos fundamentais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Para Karl Marx, as forças de produção definem o próprio processo de trabalho em que as matérias-primas são transformadas em determinados produtos. Os fatores que afetam as forças de produção incluem as matérias-primas, o trabalho e os instrumentos usados para transformar as matérias-primas em produtos.
A esse respeito, analise as afirmativas e a relação entre elas: Marx foi chamado de evolucionista, ao descrever que na história da sociedade tem havido uma sucessiva história de diferentes modos de produção. PORQUE Para Marx, o conceito de modo de produção seria uma ferramenta classificatória para descrever e diferenciar os sistemas econômicos em termos históricos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A expansão internacional dos estados capitalistas levou à criação de um mercado mundial e à integração dos países pré-capitalistas a este mercado, anunciando uma nova fase do capitalismo cujas implicações ainda estão sendo debatidas.
A esse respeito, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Os países situados na periferia do sistema capitalista mundial, tiveram seu desenvolvimento bloqueado em decorrência de suas relações econômicas com os países imperialistas capitalistas ( ) O termo Terceiro Mundo tem sido utilizado em sua maioria para descrever países da África, Ásia e América Latina que compartilham rendas per capita relativamente baixas, altas taxas de analfabetismo, entre outros indicadores negativos. ( ) Países industrializados como Estados Unidos e Inglaterra são considerados países de Terceiro Mundo, devido a seus indicadores de inflação e desemprego. Assinale a alternativa correta:
a. F - V - F
b. V - V - V
c. V - V - F
d. V - F - F
e. F - F - V

A história do comunismo envolve ampla variedade de ideologias e movimentos políticos que compartilham valores teóricos centrais da propriedade comum da riqueza da empresa econômica e da propriedade. Quanto ao significado e origem do termo comunismo, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa correta quanto a veracidade das afirmativas:
( ) Comunismo é uma doutrina política e econômica que visa substituir a propriedade privada, pela propriedade pública dos meios de produção.
( ) A história do comunismo como movimento revolucionário em escala mundial está estreitamente ligada à história da Rússia.
( ) A Revolução de Setembro é considerada o evento fundador do comunismo do século XX.
a. F - V - F
b. F - F - F
c. V - V - F
d. V - F - F
e. V - V - V

O imperialismo é considerado uma prática ou defesa da extensão do poder e domínio, especialmente pela aquisição territorial direta ou pela obtenção de controle político e econômico de outras áreas.
Assinale a alternativa que corresponde a alguns dos principais países que adotaram a prática do imperialismo:
a. Brasil e Paraguai
b. Brasil e China
c. Rússia e Brasil
d. Inglaterra e França
e. Argentina e Brasil

Pode-se dizer que o primeiro estágio de evolução do capitalismo se deu a partir do momento em que os comerciantes ganhavam dinheiro com o comércio e os capitalistas obtinham suas riquezas a partir da propriedade e controle dos meios de produção. Estágio em que originou-se a nova classe de capitalistas primitivos exercendo poder sobre a classe de trabalhadores assalariados.
A esse respeito, analise as asserções abaixo: I - Os capitalistas procuravam o Estado para garantir a pressão exercida sobre os trabalhadores que eram então obrigados a vender sua mão-de-obra em ambientes cada vez mais competitivos, agravados pelas filas de novos trabalhadores desempregados. PORQUE II - Os novos capitalistas tinham que ser capazes de exercer cada vez mais pressão sobre seus produtores para produzir mais por menos, de modo que os capitalistas pudessem manter os preços do comércio e aumentar os lucros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Marx descreve os diferentes tipos de modos de produção em várias de suas obras. Segundo ele, quanto mais tradicional for o modo de produção, menos mudanças ocorreriam nas velhas formas de propriedade e consequentemente, menos mudanças na comunidade como um todo. A esse respeito, analise as afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
I - Para Marx, um modo de produção baseado no campo da agricultura, se manteria em sua forma tradicional por muito tempo, e um modo de produção embasado no desenvolvimento industrial estaria menos disposto à mudanças.
II - Quanto ao modo de produção da comunidade primitiva, Marx destaca que a própria comunidade apresentava-se como a primeira grande força produtiva, fosse nas atividade de criação ou agricultura.
III - No modo de produção primitivo, não havia excedente, pois, o resultado da produção agrícola era distribuído entre toda a comunidade.
IV - O modo de produção Europeu teve origem a partir do modo de produção asiático.
a. Estão corretas somente as alternativas I, II e III.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Estão corretas somente as alternativas II e III.
d. Estão corretas somente as alternativas III e IV.
e. Estão corretas somente as alternativas II, III e IV.

Os movimentos socialistas tiveram origem nos ideais da Revolução Francesa mas foi com as transformações ocorridas durante o séc. XIX com a Revolução Industrial que as suas idéias se difundiram e popularizaram.
A esse respeito, analise as asserções abaixo e a relação entre elas: I - Nesse período a burguesia dona dos meios de produção e o proletariado responsável pela força de trabalho já começavam a ter os primeiros atritos. PORQUE II - A classe operária recém surgida enfrentava problemas como baixos salários, insalubridade e jornadas de trabalho extremamente extenuantes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Marx descreve os diferentes tipos de modos de produção em várias de suas obras. Segundo ele, quanto mais tradicional for o modo de produção, menos mudanças ocorreriam nas velhas formas de propriedade e, consequentemente, menos mudanças na comunidade como um todo.
Sobre a evolução dos modos de produção que evoluíram ao longo da história, assinale a alternativa correta:
a. No modo de produção primitivo, surge a incipiente figura do estado, pois um grupo de comunidade fica sob o poder de uma comunidade superior, que se apropria do solo.
b. O modelo de produção socialista citado por Marx, destaca a existência da propriedade privada dos meios de produção.
c. Marx anunciava em sua obra que o modo socialista de produção seria substituído pelo modo capitalista de produção.
d. O sistema de produção capitalista se caracteriza especialmente pela existência da propriedade social dos meios de produção.
e. Quanto ao modo de produção escravista, os proprietários do solo eram latifundiários que mantinham o escravo como um instrumento de trabalho.

A expansão global da Europa Ocidental entre as décadas de 1760 e 1870 diferiu em vários aspectos importantes do expansionismo e colonialismo dos séculos anteriores. Junto com a ascensão da revolução industrial, que os historiadores econômicos geralmente atribuem a década de 1760, e a expansão contínua da industrialização nos países construtores de impérios, ocorreu uma mudança na estratégia de comércio com o mundo colonial. A esse respeito, analise ass afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - as nações em industrialização tornaram-se cada vez mais ofertantes em busca de mercados para o volume crescente de seus bens produzidos por máquinas.
II - especiarias, açúcar e escravos tornaram-se relativamente mais importantes com o avanço da industrialização.
III - a mudança nos padrões de comércio acarretou a longo prazo mudanças na política e prática colonial, bem como na natureza das aquisições coloniais.
IV - a urgência de criar mercados e a pressão incessante por novos materiais e alimentos acabaram se refletindo nas práticas coloniais.
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

História Econômica Geral 
1. ATIVIDADE ONLINE 1 - ONLINE 2021/2 
Avaliar 1,60 de um máximo de 2,00(80%) 
Questão 1 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Diferentes classes e grupos usavam diferentes métodos e formas de luta nas revoluções burguesas. Assim, 
a burguesia liberal recorria com mais frequência aos métodos da luta ideológica e parlamentar e o 
campesinato às revoltas anti feudais com a tomada de domínios nobres, a divisão de terras e assim por 
diante. Com base nesta informação analise as asserções abaixo: 
 
I - Os métodos de luta característicos do proletariado foram as greves, manifestações, revoltas urbanas e 
rebelião armada. 
 
PORQUE 
 
II - As revoluções burguesas, cada uma de sua maneira, contribuíram para a conquista da cidadania e dos 
direitos fundamentais 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. As asserções I e II são proposições falsas. 
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Para Karl Marx, as forças de produção definem o próprio processo de trabalho em que as matérias-primas 
são transformadas em determinados produtos. Os fatores que afetam as forças de produção incluem as 
matérias-primas, o trabalho e os instrumentos usados para transformar as matérias-primas em produtos. A 
esse respeito, analise as afirmativas e a relação entre elas: 
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=9568
 
Marx foi chamado de evolucionista, ao descrever que na história da sociedade tem havido uma sucessiva 
história de diferentes modos de produção. 
 
PORQUE 
 
Para Marx, o conceito de modo de produção seria uma ferramenta classificatória para descrever e 
diferenciar os sistemas econômicos em termos históricos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
A expansão internacional dos estados capitalistas levou à criação de um mercado mundial e à integração 
dos países pré-capitalistas a este mercado, anunciando uma nova fase do capitalismo cujas implicações 
ainda estão sendo debatidas. 
 
A esse respeito, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
 
( ) Os países situados na periferia do sistema capitalista mundial, tiveram seu desenvolvimento bloqueado 
em decorrência de suas relações econômicas com os países imperialistas capitalistas 
( ) O termo Terceiro Mundo tem sido utilizado em sua maioria para descrever países da África, Ásia e 
América Latina que compartilham rendas per capita relativamente baixas, altas taxas de analfabetismo, 
entre outros indicadores negativos. 
( ) Países industrializados como Estados Unidos e Inglaterra são considerados países de Terceiro Mundo, 
devido a seus indicadores de inflação e desemprego. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. F - V - F 
b. V - V - V 
c. V - V - F 
d. V - F -F 
e. F - F - V 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
A história do comunismo envolve ampla variedade de ideologias e movimentos políticos que compartilham 
valores teóricos centrais da propriedade comum da riqueza da empresa econômica e da propriedade. 
Quanto ao significado e origem do termo comunismo, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
 
( ) Comunismo é uma doutrina política e econômica que visa substituir a propriedade privada, pela 
propriedade pública dos meios de produção. 
( ) A história do comunismo como movimento revolucionário em escala mundial está estreitamente ligada à 
história da Rússia. 
( ) A Revolução de Setembro é considerada o evento fundador do comunismo do século XX. 
 
Assinale a alternativa correta quanto a veracidade das afirmativas: 
 
Escolha uma opção: 
a. V - V - V 
b. F - V - F 
c. V - F - F 
d. V - V - F 
e. F - F - F 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
O imperialismo é considerado uma prática ou defesa da extensão do poder e domínio, especialmente pela 
aquisição territorial direta ou pela obtenção de controle político e econômico de outras áreas. 
 
Assinale a alternativa que corresponde a alguns dos principais países que adotaram a prática do 
imperialismo: 
 
 
Escolha uma opção: 
a. Inglaterra e França 
b. Rússia e Brasil 
c. Argentina e Brasil 
d. Brasil e China 
e. Brasil e Paraguai 
Questão 6 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Pode-se dizer que o primeiro estágio de evolução do capitalismo se deu a partir do momento em que os 
comerciantes ganhavam dinheiro com o comércio e os capitalistas obtinham suas riquezas a partir da 
propriedade e controle dos meios de produção. Estágio em que originou-se a nova classe de capitalistas 
primitivos exercendo poder sobre a classe de trabalhadores assalariados. 
 
A esse respeito, analise as asserções abaixo: 
 
I - Os capitalistas procuravam o Estado para garantir a pressão exercida sobre os trabalhadores que eram 
então obrigados a vender sua mão-de-obra em ambientes cada vez mais competitivos, agravados pelas filas 
de novos trabalhadores desempregados. 
 
PORQUE 
 
II - Os novos capitalistas tinham que ser capazes de exercer cada vez mais pressão sobre seus produtores 
para produzir mais por menos, de modo que os capitalistas pudessem manter os preços do comércio e 
aumentar os lucros. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:. 
 
 
Escolha uma opção: 
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
c. As asserções I e II são proposições falsas. 
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Marx descreve os diferentes tipos de modos de produção em várias de suas obras. Segundo ele, quanto 
mais tradicional for o modo de produção, menos mudanças ocorreriam nas velhas formas de propriedade e 
consequentemente, menos mudanças na comunidade como um todo. A esse respeito, analise as 
afirmativas: 
 
I - Para Marx, um modo de produção baseado no campo da agricultura, se manteria em sua forma 
tradicional por muito tempo, e um modo de produção embasado no desenvolvimento industrial estaria 
menos disposto à mudanças. 
II - Quanto ao modo de produção da comunidade primitiva, Marx destaca que a própria comunidade 
apresentava-se como a primeira grande força produtiva, fosse nas atividade de criação ou agricultura, 
III - No modo de produção primitivo, não havia excedente, pois o resultado da produção agrícola era 
distribuído entre toda a comunidade. 
IV - O modo de produção Europeu teve origem a partir do modo de produção asiático. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
Escolha uma opção: 
a. Estão corretas somente as alternativas III e IV. 
b. Estão corretas somente as alternativas I, II e III. 
c. Estão corretas somente as alternativas II, III e IV. 
d. Todas as alternativas estão corretas. 
e. Estão corretas somente as alternativasII e III. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os movimentos socialistas tiveram origem nos ideais da Revolução Francesa mas foi com as 
transformações ocorridas durante o séc. XIX com a Revolução Industrial que as suas idéias se difundiram e 
popularizaram. A esse respeito, analise as asserções abaixo e a relação entre elas: 
 
I - Nesse período a burguesia dona dos meios de produção e o proletariado responsável pela força de 
trabalho já começavam a ter os primeiros atritos. 
 
PORQUE 
 
II - A classe operária recém surgida enfrentava problemas como baixos salários, insalubridade e jornadas de 
trabalho extremamente extenuantes. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
 
Escolha uma opção: 
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
e. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Marx descreve os diferentes tipos de modos de produção em várias de suas obras. Segundo ele, quanto 
mais tradicional for o modo de produção, menos mudanças ocorreriam nas velhas formas de propriedade e, 
consequentemente, menos mudanças na comunidade como um todo. Sobre a evolução dos modos de 
produção que evoluíram ao longo da história, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma opção: 
a. No modo de produção primitivo, surge a incipiente figura do estado, pois um grupo de comunidade fica 
sob o poder de uma comunidade superior, que se apropria do solo. 
b. O modelo de produção socialista citado por Marx, destaca a existência da propriedade privada dos meios 
de produção. 
c. Marx anunciava em sua obra que o modo socialista de produção seria substituído pelo modo capitalista 
de produção. 
d. O sistema de produção capitalista se caracteriza especialmente pela existência da propriedade social dos 
meios de produção 
e. Quanto ao modo de produção escravista, os proprietários do solo eram latifundiários que mantinham o 
escravo como um instrumento de trabalho. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,20 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
A expansão global da Europa Ocidental entre as décadas de 1760 e 1870 diferiu em vários aspectos 
importantes do expansionismo e colonialismo dos séculos anteriores. Junto com a ascensão da revolução 
industrial, que os historiadores econômicos geralmente atribuem a década de 1760, e a expansão contínua 
da industrialização nos países construtores de impérios, ocorreu uma mudança na estratégia de comércio 
com o mundo colonial. A esse respeito, analise ass afirmativas abaixo: 
 
I - as nações em industrialização tornaram-se cada vez mais ofertantes em busca de mercados para o 
volume crescente de seus bens produzidos por máquinas. 
II - especiarias, açúcar e escravos tornaram-se relativamente mais importantes com o avanço da 
industrialização 
III - a mudança nos padrões de comércio acarretou a longo prazo mudanças na política e prática colonial, 
bem como na natureza das aquisições coloniais. 
IV - a urgência de criar mercados e a pressão incessante por novos materiais e alimentos acabaram se 
refletindo nas práticas coloniais 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
Escolha uma opção: 
a. Apenas II, III e IV estão corretas. 
b. Apenas I e II estão corretas. 
c. Apenas II e III estão corretas. 
d. Todas as alternativas estão corretas 
e. Apenas I, III e IV estão corretas. 
1.

Mais conteúdos dessa disciplina