Buscar

Direito e cidadania- Resumo e questões respondidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito e cidadania (resumo )
	Lei, inicialmente utilizada para consolidar o poder do Estados e as instituições da democracia, apenas posteriormente visou garantir os direitos humanos. Documentos da Revolução Francesa e da independência dos EUA são a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos básicos dos cidadãos devem ser garantidos pelo Estado. Universalidade dos direitos pressupondo uma igualdade entre os indivíduos. No entanto, as pessoas não são iguais porque nascem iguais e livres, mas por que tinham direitos iguais perante a lei, feita por quem domina a sociedade. 	
	Para Karl Marx a cidadania é uma forma de representação burguesa do indivíduo, que cria a ilusão de uma igualdade entre eles. Para Durkheim a cidadania representa a coesão social estabelecida com base na solidariedade orgânica por meio do direito civil, sendo assim, o indivíduo desenvolve plenamente sua cidadania quando participa da solidariedade social levando em conta as leis e moral vigente em determinado contexto. Direitos civis vêm como primeira geração de direitos da cidadania, seguindo pelos direitos políticos e sociais. Ser cidadão é ter a garantia, conquistada, de todos os direitos civis, políticos e sociais que assegurem a possibilidade de uma vida plena. Direitos só se tornam efetivos e substantivos quando são exigidos e vividos cotidianamente. 
Questões: 
1- Sobre o moderno conceito de cidadania, assinale o que for correto:
a) Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais (C)
b) Em termos históricos, os direitos sociais antecedem os direitos políticos na composição da cidadania ( E )
c) As grandes revoluções políticas europeias dos séculos XVII e XVIII marcaram o início da expansão dos direitos políticos das camadas populacionais antes excluídas da condição de cidadãos (C)
d) Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem a distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade. ( C) 
e) A emergência dos Estados de bem-estar social no século XX foi importante impulsionador dos direitos sociais, um fenômeno relevante para a consolidação da cidadania moderna ( C) 
2-Assinale o que for correto sobre os significados atribuídos aos conceitos de “cidadania” e de “cidadão” em distintos momentos históricos
a) Durante a Idade Média, o único trabalhador era o servo da gleba, que lutou para ter seus direitos políticos e sua cidadania reconhecidos pelos senhores feudais. (E)
b) Em cidades-estado (pólis) da Grécia antiga, como Atenas, os escravos estrangeiros não eram considerados cidadãos. (C)
b) Em nossos dias, a cidadania não está diretamente vinculada aos direitos humanos, que tiveram seu reconhecimento formal com a Declaração universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU. ( E)
d) No começo da Idade Moderna, havia uma separação entre o homem urbano e o homem rural; o termo “cidadão” se referia ao habitante da cidade e não diretamente às questões políticas. ( C)
e) A partir do final do século XVIII, com a Revolução Francesa e a Independência dos EUA, o conceito de cidadania ampliou-se e aprofundou-se, até alcançar todos os indivíduos das sociedades democráticas modernas.( C)

Continue navegando