Buscar

Ativ Direito do idoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Sobre o Princípio da Igualdade, é INCORRETO afirmar que:
Corretaa. 
A forma como o Princípio da Igualdade é apresentado no texto constitucional é bem característica da chamada Isonomia Material.
2- A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada em 1948 pela Organização das Nações Unidas, sendo que dela se destaca o Artigo 1º, cuja redação é seguinte: "Artigo 1° – Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Considerando essa disposição, podemos afirmar que:
I - A forma como essa declaração foi formulada indica que ela se refere à chamada Isonomia Formal, ou seja, não se admite qualquer forma de distinção entre as pessoas.
II - Formulações desse tipo, que determinam rigoroso tratamento idêntico de todos, aproximam-se das lições sobre a igualdade formal estabelecidas pelo filósofo grego Aristóteles.
III - Essa forma de apresentar a necessidade de tratamento igualitário das pessoas se aproxima, por exemplo, da forma como o Princípio da Igualdade é formulado na Constituição Federal brasileira.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta 
Corretaa. 
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
3- Analise a seguinte situação: a Empresa Gente Boa Ltda., que atua no ramo de supermercados, resolveu fazer uma mudança no perfil de seus funcionários. Dessa forma, nas futuras contratações, irá destinar 20% das vagas para idosos e para pessoas com deficiência física. Inicialmente, a ideia é que essa política dure pelos próximos cinco anos, quando deverá ser reavaliada pela Empresa. Essa postura foi adotada espontaneamente pela Empresa, não havendo Lei que determine essas medidas.
Considerando esses elementos, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Correta:	
Corretac. 
 Essa medida pode ser considerada uma ação afirmativa, pois, entre outras características, as ações afirmativas são medidas temporárias e excepcionais.
4- Analise as alternativas, que tratam da isonomia material, e assinale a INCORRETA:
Resposta Selecionada:	
Corretae. 
 Essa formulação se baseia na constatação de que as pessoas são todas desiguais. Assim, para que haja um tratamento isonômico, não podem ser consideradas essas diferenças.
5 - 	Assinale a alternativa que apresenta uma característica que NÃO é própria dos "Direitos do Homem":
Corretac. 
São também chamados de "Direitos Fundamentais".
6- 	
Analise as afirmativas a seguir:
I - Em razão do frequente desrespeito aos direitos dos idosos e às pessoas com deficiência, a criação de Tratados e Convenções, no âmbito internacional, que assegurem maiores garantias a esses dois grupos sociais ganhou grande impulso nas últimas décadas.
II - A expressão "Direitos Fundamentais" não corresponde ao mesmo significado de "Direitos Humanos".
III - Muito embora não seja uma clara preocupação da Constituição Federal de 1988, a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência se mostrou necessária nos últimos anos, o que fez surgir maior quantidade de normas protetivas a esses grupos sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Corretad. 
 Somente as afirmativas I e II estão corretas
 
7- Analise as afirmativas a seguir:
I - As expressões "Direitos Humanos" e "Direitos do Homem" são empregadas de forma diferente.
II - Podemos afirmar que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu o início de uma nova fase de nossa sociedade, que busca assegurar, de forma mais clara, os direitos do cidadão.
III - Os Direitos Humanos nascem da disposição política de cada Estado, que os insere em seu texto constitucional.
IV - Os "Direitos do Homem" expressos no texto constitucional são chamados de "Direitos Fundamentais".
V - Podemos afirmar que os "grupos vulneráveis" englobam pessoas que, em razão de diversos elementos, têm seus direitos mais facilmente violados pela sociedade e pelo Estado.
Com base na análise dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
	
Corretae. 
Somente estão corretas as afirmativas II, IV e V.
8- 	Analise as afirmativas a seguir:
I - Na Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, sendo expressamente mencionada em seu texto.
II - A dignidade da pessoa humana é um importante elemento nas relações entre o indivíduo e o Estado. Isso faz com que o Estado deva, em todas as normas jurídicas, observar que ele não pode avançar sobre certos direitos dos indivíduos.
III - Apesar da importância que a dignidade da pessoa humana possui nas relações entre os indivíduos e o Estado, essa mesma importância não se percebe nas relações que envolvem somente indivíduos, sendo que nelas o importante é observar o Princípio da Igualdade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
Corretaa. 
 Somente as afirmativas I e II estão corretas.
9- Sobre o direito dos idosos ao transporte, é INCORRETO afirmar que:
Corretab. 
 No transporte coletivo urbano e semiurbano, os idosos têm direito ao transporte gratuito desde que exibam credencial especialmente expedida para esse fim.
10- Para concessão de um benefício assistencial ao idoso, é necessário o cumprimento de algumas exigências, sendo elas:
I - O idoso somente terá acesso ao benefício assistencial se era contribuinte da Previdência Social.
II - O idoso deve ser maior de 65 anos.
III - O idoso não deve possuir meios suficientes para a sua subsistência.
IV - A família do idoso não deve possuir condições de prover os meios necessários à sua subsistência.
Assinale a alternativa CORRETA:
Corretab. 
Somente os requisitos II, III e IV são exigidos para a concessão do benefício
11- Para garantir o direito do idoso à habitação, estabelece o Estatuto do Idoso que nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos devem ser assegurados direitos a esse grupo social.
Entre esses direitos, NÃO se encontra o seguinte:
Corretae. 
 No mínimo, 3% das unidades habitacionais devem ser destinadas a idosos de baixa renda, que irão receber esses imóveis de forma gratuita.
12- Analise as afirmativas a seguir, que tratam do acesso do idoso ao transporte coletivo interestadual:
I - Nos veículos de transporte coletivo interestadual deve ocorrer a reserva de dois assentos para os idosos que possuem renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
II - Se o idoso não conseguir reservar assentos gratuitos nos veículos de transporte coletivo interestadual, deve ser assegurado um desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem; contudo, esse direito somente é deferido aos idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
III - Nessa forma de transporte, o direito de gratuidade somente se caracteriza se o idoso possuir idade igual ou superior a 65 anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Corretac. 
 Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais