Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Sistema Único de Saúde consolidou-se nos últimos trinta anos, em que a população anteriormente era atendida nos centros de saúde pública ligados ao Ministério da Saúde, propondo que a saúde pública fosse um setor planejado e autônomo. Com a instabilidade política e as reformas ministeriais ocorridas nos primeiros dez anos do Ministério da Saúde, a saúde deixou de ser ligada ao Ministério da Educação. Com a separação do Ministério da Saúde e da Educação, surgiu o Plano Nacional de Saúde, criado pelo próprio Ministério da Saúde, ficando muito conhecido.
O que este Plano pretendia?
a) Todos os hospitais pertencentes ao governo seriam vendidos para as instituições privadas.
b) Fortalecer o Ministério da Saúde. O Estado é responsável pela saúde da população com distribuição de fármacos.
c) Instabilidade política, reforma nos ministérios, saúde gratuita somente aos credenciados ao sistema de saúde.
d) A Reforma Ministerial provocou instabilidade governamental, desestruturando os ministérios, proporcionando saúde somente aos trabalhadores com carteiras assinadas.

Após mobilizações da população e movimentos políticos em 1986, foi instalada a oitava Conferência Nacional de Saúde (CNS), considerada um marco histórico. Esta conferência foi presidida pelo médico sanitarista Sergio Arouca em que aconteceram diversos debates da política de saúde durante cinco dias de grande importância na história do país.
Nesta conferência, foram debatidos alguns macrotemas. Sobre os temas debatidos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Sistema nacional de saúde reformulado. ( ) Criação de medidas econômicas. ( ) Financiamento do setor. ( ) Saúde como direito. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - V.

Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe, febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito. Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta, frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas devido à septicemia ou outras complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial.
Diante dos fatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Muitos dos soldados participantes da Primeira Guerra Mundial tinham remédios caseiros para a prevenção das DSTs. ( ) Registros médicos do exército americano mostram que as doenças sexualmente transmissíveis foram responsáveis por perdas significativas no contingente de soldados que lutaram em guerras. ( ) Os casos registrados de soldados americanos portadores de DSTs não alterou a rotina diária dos soldados. ( ) Em dois anos de conflito, foram documentados durante a Primeira Guerra Mundial, que o exército chegou a dispensar 10.000 homens que contraíram doenças venéreas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - V.

Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca.
Além dos temas debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a seguir:
I- Sistema de Assistência Social.
II- Portal da Saúde.
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
IV- Organização Mundial da Saúde.
a) As opções I e IV estão corretas.
b) Somente a opção I está correta.
c) Somente a opção III está correta.
d) As opções I, II e III estão corretas.

O Ministério da Saúde atuava nas atividades de saúde e prevenção de doenças como assistência médico-hospitalar para doenças limitadas da população brasileira antes de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). Após alguns anos, surgiu o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social em que os contribuintes com carteira assinada desfrutavam dos atendimentos nos serviços públicos.
Sobre a consolidação do SUS e as ações do Sistema Único de Saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tem a questão da saúde como um direito de todo cidadão brasileiro com seus serviços de saúde gratuitos.
( ) Saúde do trabalhador, atendimento para o trabalhador que tiver qualquer tipo de doença do trabalho.
( ) O SUS não cobre a realização de transplantes pela rede pública, apenas vacinação em massa para crianças até 5 anos.
a) V - V - V.
b) V - F - V.
c) V - V - F.
d) F - V - F.

O conceito geral e mais abrangente de saúde foi elaborado pela Organização Mundial de Saúde, não baseado apenas nas condições físicas do indivíduo, mas, sim, em diversos aspectos que contribuem para a construção deste conceito.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O conceito de saúde diz respeito à saúde do corpo e à parte intelectual do ser humano. II- O conceito diz respeito apenas à saúde do corpo do ser humano. III- O conceito diz respeito à saúde física do corpo e à saúde mental do ser humano. IV- O conceito de saúde significa procurar o médico antes de adoecer o corpo do ser humano. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema político organizacional, que surgiu para reestruturar os serviços e ações de saúde, estabelecidos pela Constituição de 1988, com a função principal de zelar pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A descentralização é o princípio que implica na negativa de repasse das ações de saúde aos municípios.
( ) O princípio da universalidade oferece garantia de saúde a todo e qualquer cidadão.
( ) O indivíduo que procura o SUS mediante alguma queixa, deve ser visualizado em partes e nunca de maneira indivisível, esse é o princípio da integralidade.
( ) O princípio da equidade objetiva diminuir desigualdades, dessa forma, diz respeito à necessidade de se 'tratar desigualmente os desiguais'.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

Com um sistema de saúde coletiva, o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) versa pela saúde de todo brasileiro como um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. A população tem acesso ao SUS, que promove assistência à saúde e suas prevenções.
Acerca das ações de vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA:
A Compete ao SUS definir estratégias precisas de enfrentamento, notificação de eventos, prevenção e tratamento eficaz para doenças contagiosas.
B Promover a saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde são fortes áreas pelas quais o SUS é responsável.
C Proporcionar o controle e a recuperação da saúde contemplam ações de outro sistema de saúde, devido a sua complexidade de ações.
D O SUS promove a vigilância em saúde, evitando o contágio de diversas doenças.

Com a política de promoção da saúde, o governo faz um planejamento em saúde, analisando diversos processos e propondo medidas específicas de prevenção, de erradicação de doenças através de vacinação em massa e controle das demais.
Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas: Assinale a alternativa CORRETA:
I- As ações em saúde que precisam ser melhoradas ou implantadas são fornecidas pelos números da epidemiologia.
II- O comportamento de uma doença na população, os hábitos de vida, qual a faixa etária atingida e outras variantes são determinadas pelo perfil epidemiológico.
III- Através da coleta de dados da equipe de saúde em família levantada em determinadas regiões, a epidemiologia nos diz quais as ações e serviços são gerenciados pelas equipes de saúde.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

O movimento social reorganizou-se na última Constituinte, com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social.
Neste contexto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Sistema Único de Saúde - SUS - precisa estar em constante evolução, sendo um processo contínuo de construção.
II- O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
III- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada.
IV- A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada a porta de entrada no sistema SUS.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Sistema Único de Saúde consolidou-se nos últimos trinta anos, em que a população anteriormente era atendida nos centros de saúde pública ligados ao Ministério da Saúde, propondo que a saúde pública fosse um setor planejado e autônomo. Com a instabilidade política e as reformas ministeriais ocorridas nos primeiros dez anos do Ministério da Saúde, a saúde deixou de ser ligada ao Ministério da Educação. Com a separação do Ministério da Saúde e da Educação, surgiu o Plano Nacional de Saúde, criado pelo próprio Ministério da Saúde, ficando muito conhecido.
O que este Plano pretendia?
a) Todos os hospitais pertencentes ao governo seriam vendidos para as instituições privadas.
b) Fortalecer o Ministério da Saúde. O Estado é responsável pela saúde da população com distribuição de fármacos.
c) Instabilidade política, reforma nos ministérios, saúde gratuita somente aos credenciados ao sistema de saúde.
d) A Reforma Ministerial provocou instabilidade governamental, desestruturando os ministérios, proporcionando saúde somente aos trabalhadores com carteiras assinadas.

Após mobilizações da população e movimentos políticos em 1986, foi instalada a oitava Conferência Nacional de Saúde (CNS), considerada um marco histórico. Esta conferência foi presidida pelo médico sanitarista Sergio Arouca em que aconteceram diversos debates da política de saúde durante cinco dias de grande importância na história do país.
Nesta conferência, foram debatidos alguns macrotemas. Sobre os temas debatidos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Sistema nacional de saúde reformulado. ( ) Criação de medidas econômicas. ( ) Financiamento do setor. ( ) Saúde como direito. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - V.

Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe, febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito. Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta, frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas devido à septicemia ou outras complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial.
Diante dos fatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Muitos dos soldados participantes da Primeira Guerra Mundial tinham remédios caseiros para a prevenção das DSTs. ( ) Registros médicos do exército americano mostram que as doenças sexualmente transmissíveis foram responsáveis por perdas significativas no contingente de soldados que lutaram em guerras. ( ) Os casos registrados de soldados americanos portadores de DSTs não alterou a rotina diária dos soldados. ( ) Em dois anos de conflito, foram documentados durante a Primeira Guerra Mundial, que o exército chegou a dispensar 10.000 homens que contraíram doenças venéreas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - V.

Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca.
Além dos temas debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a seguir:
I- Sistema de Assistência Social.
II- Portal da Saúde.
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
IV- Organização Mundial da Saúde.
a) As opções I e IV estão corretas.
b) Somente a opção I está correta.
c) Somente a opção III está correta.
d) As opções I, II e III estão corretas.

O Ministério da Saúde atuava nas atividades de saúde e prevenção de doenças como assistência médico-hospitalar para doenças limitadas da população brasileira antes de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). Após alguns anos, surgiu o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social em que os contribuintes com carteira assinada desfrutavam dos atendimentos nos serviços públicos.
Sobre a consolidação do SUS e as ações do Sistema Único de Saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tem a questão da saúde como um direito de todo cidadão brasileiro com seus serviços de saúde gratuitos.
( ) Saúde do trabalhador, atendimento para o trabalhador que tiver qualquer tipo de doença do trabalho.
( ) O SUS não cobre a realização de transplantes pela rede pública, apenas vacinação em massa para crianças até 5 anos.
a) V - V - V.
b) V - F - V.
c) V - V - F.
d) F - V - F.

O conceito geral e mais abrangente de saúde foi elaborado pela Organização Mundial de Saúde, não baseado apenas nas condições físicas do indivíduo, mas, sim, em diversos aspectos que contribuem para a construção deste conceito.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O conceito de saúde diz respeito à saúde do corpo e à parte intelectual do ser humano. II- O conceito diz respeito apenas à saúde do corpo do ser humano. III- O conceito diz respeito à saúde física do corpo e à saúde mental do ser humano. IV- O conceito de saúde significa procurar o médico antes de adoecer o corpo do ser humano. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema político organizacional, que surgiu para reestruturar os serviços e ações de saúde, estabelecidos pela Constituição de 1988, com a função principal de zelar pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A descentralização é o princípio que implica na negativa de repasse das ações de saúde aos municípios.
( ) O princípio da universalidade oferece garantia de saúde a todo e qualquer cidadão.
( ) O indivíduo que procura o SUS mediante alguma queixa, deve ser visualizado em partes e nunca de maneira indivisível, esse é o princípio da integralidade.
( ) O princípio da equidade objetiva diminuir desigualdades, dessa forma, diz respeito à necessidade de se 'tratar desigualmente os desiguais'.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

Com um sistema de saúde coletiva, o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) versa pela saúde de todo brasileiro como um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. A população tem acesso ao SUS, que promove assistência à saúde e suas prevenções.
Acerca das ações de vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA:
A Compete ao SUS definir estratégias precisas de enfrentamento, notificação de eventos, prevenção e tratamento eficaz para doenças contagiosas.
B Promover a saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde são fortes áreas pelas quais o SUS é responsável.
C Proporcionar o controle e a recuperação da saúde contemplam ações de outro sistema de saúde, devido a sua complexidade de ações.
D O SUS promove a vigilância em saúde, evitando o contágio de diversas doenças.

Com a política de promoção da saúde, o governo faz um planejamento em saúde, analisando diversos processos e propondo medidas específicas de prevenção, de erradicação de doenças através de vacinação em massa e controle das demais.
Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas: Assinale a alternativa CORRETA:
I- As ações em saúde que precisam ser melhoradas ou implantadas são fornecidas pelos números da epidemiologia.
II- O comportamento de uma doença na população, os hábitos de vida, qual a faixa etária atingida e outras variantes são determinadas pelo perfil epidemiológico.
III- Através da coleta de dados da equipe de saúde em família levantada em determinadas regiões, a epidemiologia nos diz quais as ações e serviços são gerenciados pelas equipes de saúde.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

O movimento social reorganizou-se na última Constituinte, com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social.
Neste contexto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Sistema Único de Saúde - SUS - precisa estar em constante evolução, sendo um processo contínuo de construção.
II- O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
III- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada.
IV- A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada a porta de entrada no sistema SUS.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

07/05/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Raimunda Nonata Bandeira Dantas (1786351)
Disciplina: Políticas e gestão da saúde pública (17361)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:515139) ( peso.:1,50)
Prova: 18507924
Nota da Prova: 8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O Sistema Único de Saúde consolidou-se nos últimos trinta anos, em que a população
anteriormente era atendida nos centros de saúde pública ligados ao Ministério da Saúde,
propondo que a saúde pública fosse um setor planejado e autônomo. Com a instabilidade
política e as reformas ministeriais ocorridas nos primeiros dez anos do Ministério da Saúde, a
saúde deixou de ser ligada ao Ministério da Educação. Com a separação do Ministério da
Saúde e da Educação, surgiu o Plano Nacional de Saúde, criado pelo próprio Ministério da
Saúde, ficando muito conhecido. O que este Plano pretendia?
 a) Todos os hospitais pertencentes ao governo seriam vendidos para as instituições privadas.
 b) Instabilidade política, reforma nos ministérios, saúde gratuita somente aos credenciados
ao sistema de saúde.
 c) Fortalecer o Ministério da Saúde. O Estado é responsável pela saúde da população com
distribuição de fármacos.
 d) A Reforma Ministerial provocou instabilidade governamental, desestruturando os
ministérios, proporcionando saúde somente aos trabalhadores com carteiras assinadas.
2. Após mobilizações da população e movimentos políticos em 1986, foi instalada a oitava
Conferência Nacional de Saúde (CNS), considerada um marco histórico. Esta conferência foi
presidida pelo médico sanitarista Sergio Arouca em que aconteceram diversos debates da
política de saúde durante cinco dias de grande importância na história do país. Nesta
conferência, foram debatidos alguns macrotemas. Sobre os temas debatidos, classifique V
para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sistema nacional de saúde reformulado.
( ) Criação de medidas econômicas.
( ) Financiamento do setor.
( ) Saúde como direito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - V - V.
 c) V - V - F - V.
 d) V - F - F - F.
07/05/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
3. Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe,
febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito.
Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta,
frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas devido à septicemia ou outras
complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos
envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial. Diante dos fatos, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Muitos dos soldados participantes da Primeira Guerra Mundial tinham remédios caseiros
para a prevenção das DSTs.
( ) Registros médicos do exército americano mostram que as doenças sexualmente
transmissíveis foram responsáveis por perdas significativas no contingente de soldados que
lutaram em guerras.
( ) Os casos registrados de soldados americanos portadores de DSTs não alterou a rotina
diária dos soldados.
( ) Em dois anos de conflito, foram documentados durante a Primeira Guerra Mundial, que o
exército chegou a dispensar 10.000 homens que contraíram doenças venéreas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.ccih.med.br/vencendoresistencia.html>. Acesso em: 30
nov. 2016.
 a) V - F - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) F - V - F - V.
 d) F - F - V - V.
4. Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais
da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência
Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à
saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca. Além dos temas
debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a
seguir:
I- Sistema de Assistência Social.
II- Portal da Saúde.
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
IV- Organização Mundial da Saúde.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a opção III está correta.
 b) As opções I, II e III estão corretas.
 c) Somente a opção I está correta.
 d) As opções I e IV estão corretas.
07/05/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
5. O Ministério da Saúde atuava nas atividades de saúde e prevenção de doenças como
assistência médico-hospitalar para doenças limitadas da população brasileira antes de
consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). Após alguns anos, surgiu o Instituto Nacional de
Assistência Médica e Previdência Social em que os contribuintes com carteira assinada
desfrutavam dos atendimentos nos serviços públicos. Com a reformulação do SUS, houve
grandes mudanças, nas quais o cidadão brasileiro desfruta hoje de outras condições de
assistência. Sobre a consolidação do SUS e as ações do Sistema Único de Saúde,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tem a questão da saúde
como um direito de todo cidadão brasileiro com seus serviços de saúde gratuitos.
( ) Saúde do trabalhador, atendimento para o trabalhador que tiver qualquer tipo de doença
do trabalho.
( ) O SUS não cobre a realização de transplantes pela rede pública, apenas vacinação em
massa para crianças até 5 anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V.
 b) V - F - V.
 c) V - V - F.
 d) F - V - F.
6. O conceito geral e mais abrangente de saúde foi elaborado pela Organização Mundial de
Saúde, não baseado apenas nas condições físicas do indivíduo, mas, sim, em diversos
aspectos que contribuem para a construção deste conceito. Sobre o exposto, analise as
sentenças a seguir:
I- O conceito de saúde diz respeito à saúde do corpo e à parte intelectual do ser humano.
II- O conceito diz respeito apenas à saúde do corpo do ser humano.
III- O conceito diz respeito à saúde física do corpo e à saúde mental do ser humano.
IV- O conceito de saúde significa procurar o médico antes de adoecer o corpo do ser
humano.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença III está correta.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) Somente a sentença II está correta.
7. O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema político organizacional, que surgiu para
reestruturar os serviços e ações de saúde, estabelecidos pela Constituição de 1988, com a
função principal de zelar pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população. Ele
atua igualmente em todo o território nacional, sob responsabilidade das três esferas, a saber:
Governo Federal, Estadual e Municipal e se baseia em princípios fundamentais que regem
sua organização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) A descentralização é o princípio que implica na negativa de repasse das ações de saúde
aos municípios.
( ) O princípio da universalidade oferece garantia de saúde a todo e qualquer cidadão.
( ) O indivíduo que procura o SUS mediante alguma queixa, deve ser visualizado em partes
e nunca de maneira indivisível, esse é o princípio da integralidade.
( ) O princípio da equidade objetiva diminuir desigualdades, dessa forma, diz respeito à
necessidade de se "tratar desigualmente os desiguais".
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequênciaCORRETA:
 a) F - V - V - F.
07/05/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
 b) V - F - V - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - F - V.
8. Com um sistema de saúde coletiva, o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) versa pela
saúde de todo brasileiro como um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. A
população tem acesso ao SUS, que promove assistência à saúde e suas prevenções. O
sistema garante o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, como também ausência de
doenças, prevenindo agravos e proporcionando qualidade de vida. Acerca das ações de
vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA:
 a) Promover a saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde são fortes áreas pelas
quais o SUS é responsável.
 b) Proporcionar o controle e a recuperação da saúde contemplam ações de outro sistema de
saúde, devido a sua complexidade de ações.
 c) O SUS promove a vigilância em saúde, evitando o contágio de diversas doenças.
 d) Compete ao SUS definir estratégias precisas de enfrentamento, notificação de eventos,
prevenção e tratamento eficaz para doenças contagiosas.
9. Com a política de promoção da saúde, o governo faz um planejamento em saúde, analisando
diversos processos e propondo medidas específicas de prevenção, de erradicação de
doenças através de vacinação em massa e controle das demais. Para isso, as autoridades
disponibilizam indicadores de controle e informações sobre diversos dados e índices. A
epidemiologia é um fornecedor de dados do governo para o planejamento em saúde, pela
importância da ferramenta de trabalho atendendo aos programas de saúde e prevenção.
Quando acontece algum surto epidemiológico, a equipe de saúde em família faz um perfil
daquela população em idade, número de hipertensos, diabéticos e outros dados e doenças.
Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- As ações em saúde que precisam ser melhoradas ou implantadas são fornecidas pelos
números da epidemiologia.
II- O comportamento de uma doença na população, os hábitos de vida, qual a faixa etária
atingia e outras variantes são determinadas pelo perfil epidemiológico.
III- Através da coleta de dados da equipe de saúde em família levantada em determinadas
regiões, a epidemiologia nos diz quais as ações e serviços são gerenciados pelas equipes de
saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e III estão corretas.
 b) Somente a afirmativa II está correta.
 c) As afirmativas I e III estão corretas.
 d) As afirmativas I e II estão corretas.
07/05/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
10.O movimento social reorganizou-se na última Constituinte, com intensa luta travada pela
afirmação dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição,
define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e
dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para
efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social. Determinado
pela Constituição Federal de 1988, a questão da saúde pública é dever do Estado, sendo
operacionalizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sem dúvida, atender a esta demanda
é um enorme desafio pelas dimensões e complexidades existentes em nosso país para
garantir a todos qualidade nas políticas públicas de saúde. Neste contexto, analise as
sentenças a seguir:
I- O Sistema Único de Saúde - SUS - precisa estar em constante evolução, sendo um
processo contínuo de construção.
II- O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
III- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou
seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada. 
IV- A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada a porta de entrada no sistema
SUS.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) Somente a sentença III está correta.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina