Logo Passei Direto
Buscar

Questão Social e Serviço Social 2

User badge image
Ana Celia

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A partir de 1930, torna-se clara a constituição de Welfare State, constituído por políticas sociais conservadoras. Nesse período, o autoritarismo propaga a marca do surgimento do Estado de Bem-Estar no Brasil. Assim, referente ao Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Estado de Bem-Estar Social se produz a partir de embates de lutas antagônicas frente aos interesses distintos das classes sociais, se consolidou a partir de uma postura estatal, com princípios direcionados no sentido da proteção social e de práticas sociais apaziguadoras.
( ) A política do Estado de Bem-Estar Social tem sua gênese no começo da Revolução Francesa, onde era necessário garantir a paz universal e a assistência aos necessitados frutos do descaso social.
( ) O ?Welfare State? desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.
( ) No Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, os programas sociais serviam como uma forma de corrigir e/ou compensar disfuncionalidades, expressas na sociedade pelo sistema capitalista.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

Entendemos que, no século XIX, o processo de urbanização e industrialização originou o empobrecimento da classe operária, gerando uma crescente pobreza, surgindo, assim, as várias expressões da questão social. No que se refere à Questão Social, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades sociais na sociedade capitalista.
II- A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades e exclusão social que atinge somente a burguesia.
III- A Questão Social em uma das suas expressões é advinda das relações do trabalho.
IV- A Questão Social surgiu através das fortes repressões nos momentos de crises do sistema capitalista.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O assistente social, no exercício de sua profissão, tem como finalidades conhecer a realidade social do âmbito da intervenção, analisar a expressão da questão social na qual se deve atuar, bem como compreender os acontecimentos ou situações que motivam sua intervenção. Assim, sobre a questão social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os elementos que definem a questão social são as dificuldades dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e instituições.
( ) A questão social remete-se apenas ao pauperismo, à pobreza em si, em suas diversidades na sociedade.
( ) A questão social é a expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas na dinâmica contraditória das relações sociais.
( ) A questão social pode ser concebida na contemporaneidade, pelas diretrizes curriculares da profissão como o objeto do serviço social.
a) F - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

A partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, bem como reconhecimento da profissão, muitos termos foram alterados, por isso não devemos enfatizar ?ajuda ao pobre, desvalido?, e sim assistência ou atendimento às pessoas em situação de pobreza, ou em situação de vulnerabilidade social, ou em situação de risco social. Assim, analisando a questão social e o significado da pobreza ao longo da história, bem como sobre questão social e a caracterização da assistência nesse processo histórico do período moderno para o período contemporâneo ? sistema capitalista e industrial, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A ?questão social?, a miséria, a pobreza, e todas as expressões manifestadas dela são resultados da exploração econômica.
II- Primeiramente, era responsabilidade do Estado de Bem-Estar Social se preocupar com a questão social, com políticas desenvolvimentistas e sem criticidade política.
III- Posterior ao Estado de Bem-Estar, tornou-se responsabilidade do Estado Democrático, através das políticas sociais, a garantia dos direitos sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
IV- O capitalismo tornou a questão social e suas manifestações uma prioridade, investindo mais no social do que no capital econômico financeiro.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa II está correta.

A aprovação das diretrizes curriculares do Serviço Social contribuiu para a formação acadêmica, consequentemente, para a competência profissional. Percebeu-se que o campo da formação profissional está atento para a questão do ensino voltado à realidade da vida social, para que os profissionais possam desenvolver sua prática analisando as situações reais e os problemas sociais que incidem sobre a profissão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O assistente social pode se diferenciar de outras áreas profissionais através da formação crítica, política e de qualidade.
( ) No mercado de trabalho, o assistente social deve demonstrar competência e habilidade e desempenhar com qualidade seu projeto profissional.
( ) As dissonâncias e incoerências no fazer profissional ocorrem quando a formação teórica foi distanciada da prática.
( ) As mudanças no Serviço Social foram inúteis, pois a sociedade atual rotula o profissional que contribui para dominação do capital.
a) F - V - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - F.

No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.
b) É uma política nacional de empreendimentos sociais.
c) É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
d) É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.

Embasada na concepção de que uma revisão curricular supõe uma densa avaliação do processo de formação profissional diante das exigências da sociedade contemporânea, a ABEPSS realizou e coordenou um profundo trabalho de mobilização das Unidades de Ensino de Serviço Social no país, que levou à aprovação do currículo mínimo para o curso de Serviço Social. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A proposta do currículo encontra-se estruturada a partir de núcleos temáticos que se complementam entre si.
II- O segundo núcleo tem o objetivo de contribuir para que o estudante conheça e compreenda o homem e a sociedade e como eles se desenvolvem historicamente.
III- O terceiro núcleo, em síntese, abrange meios de o estudante se apropriar de elementos que forneçam subsídios para a prática profissional.
IV- O primeiro núcleo, em suma, tem como objetivo contribuir para que o estudante em Serviço Social conheça a mente humana.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Alguns autores passaram a discutir e enfatizar o termo 'nova questão social', apoiando o surgimento do conceito. Eles questionam se realmente floresceu uma nova questão social, se o que emergiu foram novas e mais diversas expressões sociais, além de diferentes e complexas manifestações, novos dilemas e entraves sociais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A nova questão social é aprofundada por Castel. Em seu livro, 'A insegurança social: o que é ser protegido', de 2005, destaca que existem múltiplas manifestações da questão social.
II- A questão social não é considerada como um novo termo, pois não era discutida antes do capitalismo.
III- Devido a inúmeras expressões que apareceram com o surgimento e avanço do capitalismo, pode-se dizer que a questão social é um termo novo.
IV- O profissional não precisa romper com a prática rotineira, crítica e burocrática.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Sob uma racionalidade reducionista e positivista, o objeto do trabalho profissional do assistente social é entendido como um fator moral e individual, assim, nega-se a política social como um direito, bem como o processo de consolidação do projeto ético-político do Serviço Social. Levando em consideração essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Com o projeto ético-político profissional, há a necessidade de fortalecer e expressar os avanços da profissão no sentido de rompimento com a perspectiva conservadora.
II- O processo do trabalho do assistente social não pode desconsiderar a análise positivista, pois com um novo projeto ou não, o capitalismo exige do profissional uma postura reducionista.
III- A gênese e origem do Serviço Social sempre esteve atrelada a um projeto ético-político profissional, sendo que foi apenas teorizado formalmente através do Código de Ética Profissional.
IV- A ética profissional, permeada por conflitos e contradições, tem suas determinações remetidas às condições específicas da racionalidade reducionista e positivista.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A questão social é histórica por natureza, condensa lutas sociais de sujeitos individuais e coletivos no enfrentamento das desigualdades e opressões da sociedade do capital nos vários momentos da história. No enfrentamento de questões dessa natureza, a Constituição Federal de 1988 estabelece a justiça social, assim, prevê que a assistência social seja prestada, independentemente de contribuição.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A Os menores, crianças e adolescentes, infratores ou não, terão prioridade na assistência social, mesmo não sendo de baixa renda.
B A assistência social deve ser prestada a quem dela necessitar.
C A assistência social deve ser prestada para resgate da dívida histórica com os pobres e pagamento da dívida interna pública.
D A assistência social deve ser prestada aos idosos, exclusivamente, em situação de vulnerabilidade social.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A partir de 1930, torna-se clara a constituição de Welfare State, constituído por políticas sociais conservadoras. Nesse período, o autoritarismo propaga a marca do surgimento do Estado de Bem-Estar no Brasil. Assim, referente ao Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Estado de Bem-Estar Social se produz a partir de embates de lutas antagônicas frente aos interesses distintos das classes sociais, se consolidou a partir de uma postura estatal, com princípios direcionados no sentido da proteção social e de práticas sociais apaziguadoras.
( ) A política do Estado de Bem-Estar Social tem sua gênese no começo da Revolução Francesa, onde era necessário garantir a paz universal e a assistência aos necessitados frutos do descaso social.
( ) O ?Welfare State? desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.
( ) No Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, os programas sociais serviam como uma forma de corrigir e/ou compensar disfuncionalidades, expressas na sociedade pelo sistema capitalista.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

Entendemos que, no século XIX, o processo de urbanização e industrialização originou o empobrecimento da classe operária, gerando uma crescente pobreza, surgindo, assim, as várias expressões da questão social. No que se refere à Questão Social, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades sociais na sociedade capitalista.
II- A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades e exclusão social que atinge somente a burguesia.
III- A Questão Social em uma das suas expressões é advinda das relações do trabalho.
IV- A Questão Social surgiu através das fortes repressões nos momentos de crises do sistema capitalista.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O assistente social, no exercício de sua profissão, tem como finalidades conhecer a realidade social do âmbito da intervenção, analisar a expressão da questão social na qual se deve atuar, bem como compreender os acontecimentos ou situações que motivam sua intervenção. Assim, sobre a questão social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os elementos que definem a questão social são as dificuldades dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e instituições.
( ) A questão social remete-se apenas ao pauperismo, à pobreza em si, em suas diversidades na sociedade.
( ) A questão social é a expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas na dinâmica contraditória das relações sociais.
( ) A questão social pode ser concebida na contemporaneidade, pelas diretrizes curriculares da profissão como o objeto do serviço social.
a) F - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

A partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, bem como reconhecimento da profissão, muitos termos foram alterados, por isso não devemos enfatizar ?ajuda ao pobre, desvalido?, e sim assistência ou atendimento às pessoas em situação de pobreza, ou em situação de vulnerabilidade social, ou em situação de risco social. Assim, analisando a questão social e o significado da pobreza ao longo da história, bem como sobre questão social e a caracterização da assistência nesse processo histórico do período moderno para o período contemporâneo ? sistema capitalista e industrial, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A ?questão social?, a miséria, a pobreza, e todas as expressões manifestadas dela são resultados da exploração econômica.
II- Primeiramente, era responsabilidade do Estado de Bem-Estar Social se preocupar com a questão social, com políticas desenvolvimentistas e sem criticidade política.
III- Posterior ao Estado de Bem-Estar, tornou-se responsabilidade do Estado Democrático, através das políticas sociais, a garantia dos direitos sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
IV- O capitalismo tornou a questão social e suas manifestações uma prioridade, investindo mais no social do que no capital econômico financeiro.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa II está correta.

A aprovação das diretrizes curriculares do Serviço Social contribuiu para a formação acadêmica, consequentemente, para a competência profissional. Percebeu-se que o campo da formação profissional está atento para a questão do ensino voltado à realidade da vida social, para que os profissionais possam desenvolver sua prática analisando as situações reais e os problemas sociais que incidem sobre a profissão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O assistente social pode se diferenciar de outras áreas profissionais através da formação crítica, política e de qualidade.
( ) No mercado de trabalho, o assistente social deve demonstrar competência e habilidade e desempenhar com qualidade seu projeto profissional.
( ) As dissonâncias e incoerências no fazer profissional ocorrem quando a formação teórica foi distanciada da prática.
( ) As mudanças no Serviço Social foram inúteis, pois a sociedade atual rotula o profissional que contribui para dominação do capital.
a) F - V - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - F.

No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.
b) É uma política nacional de empreendimentos sociais.
c) É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
d) É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.

Embasada na concepção de que uma revisão curricular supõe uma densa avaliação do processo de formação profissional diante das exigências da sociedade contemporânea, a ABEPSS realizou e coordenou um profundo trabalho de mobilização das Unidades de Ensino de Serviço Social no país, que levou à aprovação do currículo mínimo para o curso de Serviço Social. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A proposta do currículo encontra-se estruturada a partir de núcleos temáticos que se complementam entre si.
II- O segundo núcleo tem o objetivo de contribuir para que o estudante conheça e compreenda o homem e a sociedade e como eles se desenvolvem historicamente.
III- O terceiro núcleo, em síntese, abrange meios de o estudante se apropriar de elementos que forneçam subsídios para a prática profissional.
IV- O primeiro núcleo, em suma, tem como objetivo contribuir para que o estudante em Serviço Social conheça a mente humana.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Alguns autores passaram a discutir e enfatizar o termo 'nova questão social', apoiando o surgimento do conceito. Eles questionam se realmente floresceu uma nova questão social, se o que emergiu foram novas e mais diversas expressões sociais, além de diferentes e complexas manifestações, novos dilemas e entraves sociais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A nova questão social é aprofundada por Castel. Em seu livro, 'A insegurança social: o que é ser protegido', de 2005, destaca que existem múltiplas manifestações da questão social.
II- A questão social não é considerada como um novo termo, pois não era discutida antes do capitalismo.
III- Devido a inúmeras expressões que apareceram com o surgimento e avanço do capitalismo, pode-se dizer que a questão social é um termo novo.
IV- O profissional não precisa romper com a prática rotineira, crítica e burocrática.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Sob uma racionalidade reducionista e positivista, o objeto do trabalho profissional do assistente social é entendido como um fator moral e individual, assim, nega-se a política social como um direito, bem como o processo de consolidação do projeto ético-político do Serviço Social. Levando em consideração essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Com o projeto ético-político profissional, há a necessidade de fortalecer e expressar os avanços da profissão no sentido de rompimento com a perspectiva conservadora.
II- O processo do trabalho do assistente social não pode desconsiderar a análise positivista, pois com um novo projeto ou não, o capitalismo exige do profissional uma postura reducionista.
III- A gênese e origem do Serviço Social sempre esteve atrelada a um projeto ético-político profissional, sendo que foi apenas teorizado formalmente através do Código de Ética Profissional.
IV- A ética profissional, permeada por conflitos e contradições, tem suas determinações remetidas às condições específicas da racionalidade reducionista e positivista.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A questão social é histórica por natureza, condensa lutas sociais de sujeitos individuais e coletivos no enfrentamento das desigualdades e opressões da sociedade do capital nos vários momentos da história. No enfrentamento de questões dessa natureza, a Constituição Federal de 1988 estabelece a justiça social, assim, prevê que a assistência social seja prestada, independentemente de contribuição.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A Os menores, crianças e adolescentes, infratores ou não, terão prioridade na assistência social, mesmo não sendo de baixa renda.
B A assistência social deve ser prestada a quem dela necessitar.
C A assistência social deve ser prestada para resgate da dívida histórica com os pobres e pagamento da dívida interna pública.
D A assistência social deve ser prestada aos idosos, exclusivamente, em situação de vulnerabilidade social.

Prévia do material em texto

Disciplina: Questão Social e Serviço Social (SES50) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639520) 
( peso.:3,00) 
Prova: 18708826 
Nota da 
Prova: 
9,00 
 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A partir de 1930, torna-se clara a constituição de Welfare State, constituído por 
políticas sociais conservadoras. Nesse período, o autoritarismo propaga a marca do 
surgimento do Estado de Bem-Estar no Brasil. Assim, referente ao Estado de Bem-
Estar Social ? Welfare State, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas: 
 
( ) O Estado de Bem-Estar Social se produz a partir de embates de lutas 
antagônicas frente aos interesses distintos das classes sociais, se consolidou a partir 
de uma postura estatal, com princípios direcionados no sentido da proteção social e 
de práticas sociais apaziguadoras. 
( ) A política do Estado de Bem-Estar Social tem sua gênese no começo da 
Revolução Francesa, onde era necessário garantir a paz universal e a assistência aos 
necessitados frutos do descaso social. 
( ) O ?Welfare State? desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura 
crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos 
direitos sociais. 
( ) No Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, os programas sociais serviam 
como uma forma de corrigir e/ou compensar disfuncionalidades, expressas na 
sociedade pelo sistema capitalista. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V - V. 
 b) V - F - F - V. 
 c) F - V - F - V. 
 d) F - F - V - F. 
 
2
. 
Entendemos que, no século XIX, o processo de urbanização e industrialização originou 
o empobrecimento da classe operária, gerando uma crescente pobreza, surgindo, assim, 
as várias expressões da questão social. No que se refere à Questão Social, analise as 
afirmativas a seguir: 
 
I- A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades sociais na sociedade 
capitalista. 
II- A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades e exclusão social 
que atinge somente a burguesia. 
III- A Questão Social em uma das suas expressões é advinda das relações do trabalho. 
IV- A Questão Social surgiu através das fortes repressões nos momentos de crises do 
sistema capitalista. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_2%20aria-label=
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I e III estão corretas. 
 b) As afirmativas I e II estão corretas. 
 c) As afirmativas III e IV estão corretas. 
 d) As afirmativas I e IV estão corretas. 
 
3. O assistente social, no exercício de sua profissão, tem como finalidades conhecer a 
realidade social do âmbito da intervenção, analisar a expressão da questão social na 
qual se deve atuar, bem como compreender os acontecimentos ou situações que 
motivam sua intervenção. Assim, sobre a questão social, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os elementos que definem a questão social são as dificuldades dos indivíduos, 
dos grupos, das comunidades e instituições. 
( ) A questão social remete-se apenas ao pauperismo, à pobreza em si, em suas 
diversidades na sociedade. 
( ) A questão social é a expressão das desigualdades sociais produzidas e 
reproduzidas na dinâmica contraditória das relações sociais. 
( ) A questão social pode ser concebida na contemporaneidade, pelas diretrizes 
curriculares da profissão como o objeto do serviço social. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - F. 
 b) F - V - V - F. 
 c) V - F - F - V. 
 d) F - F - V - V. 
 
4. A partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, bem como 
reconhecimento da profissão, muitos termos foram alterados, por isso não devemos 
enfatizar ?ajuda ao pobre, desvalido?, e sim assistência ou atendimento às pessoas 
em situação de pobreza, ou em situação de vulnerabilidade social, ou em situação de 
risco social. Assim, analisando a questão social e o significado da pobreza ao longo 
da história, bem como sobre questão social e a caracterização da assistência nesse 
processo histórico do período moderno para o período contemporâneo ? sistema 
capitalista e industrial, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- A ?questão social?, a miséria, a pobreza, e todas as expressões manifestadas dela 
são resultados da exploração econômica. 
II- Primeiramente, era responsabilidade do Estado de Bem-Estar Social se preocupar 
com a questão social, com políticas desenvolvimentistas e sem criticidade política. 
III- Posterior ao Estado de Bem-Estar, tornou-se responsabilidade do Estado 
Democrático, através das políticas sociais, a garantia dos direitos sociais às pessoas 
em situação de vulnerabilidade social. 
IV- O capitalismo tornou a questão social e suas manifestações uma prioridade, 
investindo mais no social do que no capital econômico financeiro. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_4%20aria-label=
 a) Somente a afirmativa II está correta. 
 b) Somente a afirmativa I está correta. 
 c) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 d) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
5. A aprovação das diretrizes curriculares do Serviço Social contribuiu para a formação 
acadêmica, consequentemente, para a competência profissional. Percebeu-se que o 
campo da formação profissional está atento para a questão do ensino voltado à 
realidade da vida social, para que os profissionais possam desenvolver sua prática 
analisando as situações reais e os problemas sociais que incidem sobre a profissão. 
Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O assistente social pode se diferenciar de outras áreas profissionais através da 
formação crítica, política e de qualidade. 
( ) No mercado de trabalho, o assistente social deve demonstrar competência e 
habilidade e desempenhar com qualidade seu projeto profissional. 
( ) As dissonâncias e incoerências no fazer profissional ocorrem quando a 
formação teórica foi distanciada da prática. 
( ) As mudanças no Serviço Social foram inúteis, pois a sociedade atual rotula o 
profissional que contribui para dominação do capital. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - F. 
 b) V - V - V - F. 
 c) F - F - V - V. 
 d) V - F - F - F. 
 
6. No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções 
essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar 
Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e 
econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da 
economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) É um estado social democrático, capitalista,regulador de proteção social. 
 b) É uma política nacional de empreendimentos sociais. 
 c) É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras. 
 d) É um sistema de qualificação social e defensoria pública. 
 
7. Embasada na concepção de que uma revisão curricular supõe uma densa avaliação 
do processo de formação profissional diante das exigências da sociedade 
contemporânea, a ABEPSS realizou e coordenou um profundo trabalho de 
mobilização das Unidades de Ensino de Serviço Social no país, que levou à 
aprovação do currículo mínimo para o curso de Serviço Social. Neste contexto, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- A proposta do currículo encontra-se estruturada a partir de núcleos temáticos que 
se complementam entre si. 
II- O segundo núcleo tem o objetivo de contribuir para que o estudante conheça e 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_7%20aria-label=
compreenda o homem e a sociedade e como eles se desenvolvem historicamente. 
III- O terceiro núcleo, em síntese, abrange meios de o estudante se apropriar de 
elementos que forneçam subsídios para a prática profissional. 
IV- O primeiro núcleo, em suma, tem como objetivo contribuir para que o estudante 
em Serviço Social conheça a mente humana. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 b) Somente a sentença I está correta. 
 c) As sentenças II e IV estão corretas. 
 d) As sentenças III e IV estão corretas. 
 
8. Alguns autores passaram a discutir e enfatizar o termo "nova questão social", 
apoiando o surgimento do conceito. Eles questionam se realmente floresceu uma 
nova questão social, se o que emergiu foram novas e mais diversas expressões 
sociais, além de diferentes e complexas manifestações, novos dilemas e entraves 
sociais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A nova questão social é aprofundada por Castel. Em seu livro, "A insegurança 
social: o que é ser protegido", de 2005, destaca que existem múltiplas manifestações 
da questão social. 
II- A questão social não é considerada como um novo termo, pois não era discutida 
antes do capitalismo. 
III- Devido a inúmeras expressões que apareceram com o surgimento e avanço do 
capitalismo, pode-se dizer que a questão social é um termo novo. 
IV- O profissional não precisa romper com a prática rotineira, crítica e burocrática. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças II e III estão corretas. 
 d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
9. Sob uma racionalidade reducionista e positivista, o objeto do trabalho profissional do 
assistente social é entendido como um fator moral e individual, assim, nega-se a 
política social como um direito, bem como o processo de consolidação do projeto 
ético-político do Serviço Social. Levando em consideração essa perspectiva, analise 
as afirmativas a seguir: 
 
I- Com o projeto ético-político profissional, há a necessidade de fortalecer e 
expressar os avanços da profissão no sentido de rompimento com a perspectiva 
conservadora. 
II- O processo do trabalho do assistente social não pode desconsiderar a análise 
positivista, pois com um novo projeto ou não, o capitalismo exige do profissional 
uma postura reducionista. 
III- A gênese e origem do Serviço Social sempre esteve atrelada a um projeto ético-
político profissional, sendo que foi apenas teorizado formalmente através do Código 
de Ética Profissional. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_9%20aria-label=
IV- A ética profissional, permeada por conflitos e contradições, tem suas 
determinações remetidas às condições específicas da racionalidade reducionista e 
positivista. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas III e IV estão corretas. 
 b) Somente a afirmativa I está correta. 
 c) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 d) As afirmativas I e II estão corretas. 
 
10. A questão social é histórica por natureza, condensa lutas sociais de sujeitos 
individuais e coletivos no enfrentamento das desigualdades e opressões da sociedade 
do capital nos vários momentos da história. No enfrentamento de questões dessa 
natureza, a Constituição Federal de 1988 estabelece a justiça social, assim, prevê que 
a assistência social seja prestada, independentemente de contribuição. Nesse sentido, 
assinale a alternativa CORRETA: 
 a) A assistência social deve ser prestada aos idosos, exclusivamente, em situação de 
vulnerabilidade social. 
 b) A assistência social deve ser prestada a quem dela necessitar. 
 c) Os menores, crianças e adolescentes, infratores ou não, terão prioridade na 
assistência social, mesmo não sendo de baixa renda. 
 d) A assistência social deve ser prestada para resgate da dívida histórica com os 
pobres e pagamento da dívida interna pública. 
 
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=U0VTMDk2Ng==&action2=U0VTNTA=&action3=NjM5NTIw&action4=MjAyMC8x&prova=MTg3MDg4MjY=#questao_10%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina