Buscar

FLUXOGRAMA QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA -

Prévia do material em texto

Planilha1
GRUPO III
Leva ao aquecimento e posterior a centrífuga, formando precipitado de cor escura.
A solução tampão formada por NH₄Cl + NH₃ , serve para segurar o pH no meio básico
A Tio acetamida serve para precipitar cátions na forma de sulfeto
Colocar a solução no cadinho ao evaporar, retira da chapa e adicionar HNO₃ , ao evaporar retira da chapa e adiciona pela segunda vez HNO₃, posterior adiciona cristais de KClO₃, adiciona pela terceira vez o HNO₃ e transferir para um tubo de ensaio, lava o cadinho e centrífuga.
Para a identificação do Manganês, adiciona-se em uma solução 10 gotas de água e centrífuga, após a centrífugação adiciona 5 gotas de Ácido Nitrico e 5 gotas de Peróxido de Hidrogênio, dessa forma solubilizamos o Mn, obtendo assim o Mn²⁺, logo após observa-se a formação MnO₄, através da adição de Bismutato de Sódio obtemos uma solução de cor violeta.
Adicionar NaOH até alcalinizar a solução, depois adiciona 5 gotas em excesso e ainda 1 gota de H₂O₂
HIDRÓXIDO BÁSICO (PRECIPITADO)
Adiciona 10 gotas de H₂O com mais 2 de NaOH e centrífuga.
Com o precipitado, em uma capela, adiciona 5 gotas de HCl 2 mol/L e aquece, em banho Maria, até dissolver tudo e ficar amarelado.
Posterior adiciona 10 gotas de H₂O e dividi o conteúdo em dois tubos de ensaios.
Ao centrifugar verá um precipitado marrom possuindo MnO, separa a solução do precipitado, porém não descarta, pois a usará para identificação dos outros cátions.
Para a identificação do ferro é adicionado o Tiocianato de potássio que após a adição, vai precipitar em forma de Tiocianato de ferro (FeCN+²) na cor vermelha.
FERRO E COBALTO
Para a formação do cobalto é adicionado tioceanato de amônia em éter e álcool, que irá formar uma coloração azulada na fase superior, que é a fase orgânica. Essa fase superior mais azulada é justamente do complexo com o cobalto que evidência a presença dele na solução mãe.
Para a identificando níquel adiciona-se em um tubo de ensaio amônia 15 mol por litro até alcalinizar, depois faz se a centrifugação e rejeita-se o precipitado, fazendo a análise apenas com a solução onde o níquel está solubilizado. 
No tubo de ensaio da etapa passada adiciona-se 5 gotas DMG ( DimerilglioxiMa) e observa-se a formação do complexo com o Níquel que tem a cor avermelhada.
HIDRÓXIDO ÁCIDO (SOLUÇÃO)
Adiciona HCl 6 mol/L até acidificar, 5 gotas de NH₄Cl e NH₃ até alcalinizar para garantir a precipitação do Al(OH)₃ e na solução terá o Zn e Cr
A solução tampão favorece a formação dos hidróxidos de alumínio. A adição de amônia precipita hidróxido de alumínio de aspecto branco gelatinoso e após centrifugação é adicionado 2 gotas de luminol, 5 gotas de acetato de amônio e 2 gotas de amônia 15 mol/L, no precipitado. Logo após observa -se a formação de um complexo gelatinoso de cor vermelho tênue.
No outro tubo com o sobrenadante para a identificação do crômio, são adicionados 5 gotas de cloreto de bário, após a adição é possível observar a formação do cromato de bário e posterior a centrifugação é possível observar a sedimentação do precipitado amarelo, o cromato de bário.
Para identificar o zinco, adicionasse ao sobrenadante três gotas de tioacetamida, leva ao aquecimento e centrifugar para observar a formação do sulfeto de zinco. Após a centrifugação pôde-se observar a segmentação de um precipitado branco que é o sulfeto de zinco.
SM + NH₄Cl + NH₃ + T.A
Lava o precipitado com água quente e com uma gota de NH₄NO₃, para evitar formação de suspensão coloidal com o precipitado. Após isso centrífuga!
ADICIONA HNO₃ no precipitado para o solubilizar, posterior aquece e formará precipitado de enxofre

Continue navegando