Buscar

did

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 5/10 - História e Historiografia da América Contemporânea
Leia o extrato de texto:
"O termo redemocratização política aponta precisamente para o processo de geração de um regime democrático, entendido como o regime baseado nos princípios e instituições que consagram a soberania popular [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARRÉTON, Manuel Antonio. A redemocratização no Chile: transição, inauguração e evolução. Lua Nova, São Paulo, n. 27, p. 59-92, dez. 1992.<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451992000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 jun. 2019. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização acerca dos processos de redemocratização no Cone Sul, é correto afirmar que:
Nota: 10.0	E	Na porção sul do continente americano, a redemocratização foi acompanhada do surgimento de novos atores sociais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: "Por outro lado, os processos de redemocratização trouxeram para a América Latina bem mais do que eleições. Eles propiciaram o ambiente perfeito para o surgimento de novos movimentos sociais. D´Araujo (2008) aponta que as democracias emergentes da América do Sul têm em comum processos de realinhamento partidário que têm como marca o surgimento de novos atores sociais. Contudo, sendo esses processos todos bastante recentes, é difícil delimitar seus contornos." (livro-base, p.195)

Outros materiais