Buscar

RESUMO - Filme Brava Gente Ana Neri

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme: Brava gente 
Ana Justina Ferreira Neri foi a primeira mulher enfermeira.
Se voluntariou para a ir para a guerra do Paraguai.
 Se ingressou na guerra pra ficar perto de seus filhos.
Já no acampamento, Ana Neri recebeu várias instruções do Dr., principalmente a de não ir ao isolamento onde continha os enfermos com doenças infecciosas. 
Ana, chegou à enfermaria e viu a grande situação dos doentes, do local e a falta de cuidados. 
Em sua primeira noite se deparou com um menino paraguaio, Taiti, que não tinham feito nada por ele, a mesma foi em busca de cuidados para tal, considerada até como impertinente. Sem nenhuma permissão, fez uma bebida para Taiti com álcool, açúcar e iodo, realizou uma operação na perna para evitar a gangrena. Ana por fazer isso, foi condenada a lavar as roupas dos doentes por 7 dias. 
Ela fez muito mais do que foi condenada, lavou todas as roupas da enfermaria, visto todo o sofrimento de Ana em lavar tudo aquilo sozinha, alguns homens a ajudaram escondidos. 
Em outro dia Ana, na enfermaria, cuidou dos enfermos, trazendo luz do dia para o local, distribuiu funções para pessoas em grupos, o primeiro grupo ficou responsável pelo banho diário, o segundo para barbear os enfermos, o terceiro grupo a procura de cal para colocar nas cabeças, para evitar piolhos, o quarto grupo responsável por trazer café da manhã e outras refeições e o quinto grupo por limpar o local, tirando ratos, baratas, aranhas e tudo mais. 
Ana Néri em uma noite foi verificar o isolamento, o qual ela não poderia ir chegando lá viu que era uma câmara de tortura, Ana libertou o coronel prisioneiro, mesmo não tendo permissão, alegando que foi para a guerra para salvar vidas, independente de qual seja. 
No dia seguinte, quando o carteiro chegou, Ana descobriu que seu filho Justiliano faleceu lutando na guerra, junto também o Dr Amoedo descobriu que o coronel que Ana havia soltado, estava lutando na guerra, descobrindo que então que alguém invadiu o isolamento. 
No inquérito, o Marechal elogiou todas as coisas que Ana determinou para que fizessem na enfermaria. Marechal partiu com a seguinte frase “quando existe amor é mais fácil passar pelo sofrimento”. 
Quando o tenente chegou ao acampamento, Ana foi intimada para o interrogatório, e não negou que foi o isolamento por curiosidade, dizendo que descobriu que não se tratava de um hospital para tratar pacientes com doenças contagiosas como doutor Amoedo dizia, mas sim uma câmara de tortura, contando que havia três mortos e um Oficial vivo pendurado pelos braços. Ana expos todas as verdades que se passava naquele local, sobre as torturas do doutor, sobre ele negar atendimento o seu próprio irmão e a outros. 
O acampamento onde eles estavam foi atacado, morreram várias pessoas, inclusive Taiti e Romel, Ana sofreu pelas mortes pois eram vidas humanas independente de ser soldado inimigo. O filme terminou passando um breve resumo sobre Ana Neri.

Continue navegando