Buscar

Perícia Criminal I (16795) Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perícia Criminal I (16795)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670286) ( peso.:4,00)
	Prova:
	31721274
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os agentes cáusticos são químicos e físicos que podem causar lesões corrosivas. Uma grande variedade de agentes químicos e físicos pode causar lesão corrosiva. Eles incluem ácidos minerais e orgânicos, álcalis, agentes oxidantes, desnaturantes, alguns hidrocarbonetos e agentes que causam reações exotérmicas. Embora o mecanismo e a gravidade da lesão possam variar, as consequências da lesão da mucosa e das cicatrizes permanentes são compartilhadas por todos esses agentes. Disserte sobre o que se denomina "dose tóxica".
	Resposta Esperada:
*Não existe dose ou nível tóxico específico, porque a concentração de soluções corrosivas e a potência dos efeitos cáusticos variam amplamente. *Por exemplo, enquanto a concentração do ácido acético na maioria dos vinagres domésticos é de 5 a 10%, a do "vinagre russo" pode chegar a 70%. O pH ou a concentração da solução pode indicar o potencial para causar lesão grave. Um pH inferior a 2 ou superior a 12 aumenta o risco de lesão; *no caso dos álcalis, a titulação da alcalinidade (concentração da base) é uma melhor forma de prever o efeito corrosivo do que a avaliação do pH. *A lesão também está relacionada com o volume ingerido e com a duração da exposição.
	2.
	Nas disposições presentes no Código de Processo Penal são editadas normas administrativas relativas à preservação de locais de crime. Podemos citar, por exemplo, a instrução Normativa nº 138, de 25 de maio de 2011, que dispõe sobre as condutas policiais na preservação de local de crime. Destaca-se o art. 2º que discrimina as regras técnicas de condutas a serem seguidas pela autoridade policial, até a chegada dos peritos. Disserte sobre quais são essas regras.
FONTE: BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código Processo Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 24 out. 1941.
	Resposta Esperada:
Não tocar em nada que componha a cena do crime, bem como não retirar, inserir ou modificar as posições originais que a compõem, inclusive pertences pessoais de cadáver e armas de fogo, quando houver; não falar próximo de cadáver, manchas ou gotejamentos de sangue, bem como de instrumentos ou objetos relacionados ao crime; não fumar, comer ou beber na cena do crime; não utilizar sanitário, lavatório ou aparelho telefônico existentes no local; em ambientes internos, manter portas, janelas, mobiliário, eletrodomésticos e utensílios, tais como encontrados, salvo o estritamente necessário para conter risco eventualmente existente; não permitir a aproximação de animais, notadamente quando houver cadáver, bem como de qualquer pessoa que não faça parte das equipes escaladas para preservação do local e realização dos exames periciais.
Parte inferior do formulário