Buscar

Ciclo Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclo Celular
O ciclo celular é composto por dois momentos: a intérfase e a divisão celular. 
· Intérfase
Durante a intérfase é um período que precede a divisão celular e durante esse período ocorre uma intensa atividade celular. Esse período é divido em 3 fases: G1, S e G2.
Durante o G1 ocorre o crescimento celular, e a síntese de RNA’s e proteínas. No S acontece a duplicação do DNA e dos centríolos. E no G2 tem-se reserva de energia e ocorre a síntese de proteínas e RNA’s em quantidade menor quando comparado ao G1 e a separação dos centros celulares. É importante citar que algumas células como, neurônios, entram na fase de crescimento e não se dividem mais, ficam estagnados no que chama-se de G0.
· Divisão Celular
A divisão celular é o período de produção de novas células-filhas a partir de uma célula-mãe. Ela consiste em duas formas: mitose e meiose.
· Mitose:
A mitose é uma divisão celular onde uma célula dá origem a duas células filhas idênticas. Ela se divide em prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Durante a prófase, os centríolos se afastam, os cromossomos se condensam e o nucléolo e a carioteca se desfazem. Já na metáfase, os centríolos se encontram nos polos da célula e os cromossomos ficam alinhados ao meio da célula. Na anáfase, acontece a separação das cromátides irmãs. Na telófase, a célula retoma o estado primário quando acontece a citocinese.
· Meiose:
É um processo onde uma célula diploide (2n) origina quatro células haploides (n). A meiose passa por duas divisões, a meiose I e a meiose II. As meioses dividem-se em: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
A prófase I é a mais longa das etapas, ela é subdividida em: leptóteno (condensação dos cromossomos), zigóteno (emparelhamento dos cromossomos), paquíteno (crossing-over), diplóteno (separação dos cromossomos) e diacinese (os cromossomos movimentam-se dentro da célula a fim de alinhar-se). Na metáfase I, será encontrada uma placa equatorial dupla. Na anáfase I, acontecerá a separação de cromossomos homólogos. E na telófase I, acontecerá a divisão do citoplasma, o que origina duas células haploides. Os eventos da meiose II serão similares aos da mitose. 
Ciclo celular e a odontologia
A relação entre o ciclo celular e a odontologia é similar ao que acontece por todo o organismo desde a formação embrionária, na odontologia, o ciclo celular se apresenta na origem da cabeça e pescoço do embrião, em todas as diferenciações celulares que ocorrem para que tal formação seja correta e completa. Também podemos citar, o crescimento do indivíduo, as doenças bucais que ele pode ser acometido, as respostas celulares que podem ser hiperplásicas ou hipertróficas, ente outros.

Outros materiais