Buscar

Estudo Dirigido Introdução ao Estudo da Anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Defina:anatomia	sistêmica; anatomia	topográfica;	anatomia	de	superfície;anatomia clínica. 
· R; Anatomia Sistêmica: Essa parte da anatomia estuda os sistemas do corpo humano, tais como o sistema digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema.
· Anatomia Regional ou Topográfica: Essa parte da anatomia estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas. Esse estudo facilita a orientação correta ao analisar um corpo.
· Anatomia de superfície é um ramo da anatomia que trata da descrição visual da estrutura anatômica sem dissecar o organismo.
2. O que Caracteriza a anatomia	 macroscópica? 
R: A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis. 
3. Quais os segmentos	do	corpo	humano e suas	subdivisões?
R: O corpo humano é dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros. A cabeça é a extremidade superior do corpo unida ao tronco pelo pescoço.
O tronco é formado pelo tórax e abdome com suas respectivas cavidades torácica e abdominal.
Os membros são dois superiores ou torácico e dois inferiores ou pélvicos. Cada membro apresenta uma raiz que esta ligada ao tronco e uma parte livre.
 4. Como é constituída a raiz do membro superior e a parte livre?
R: Cíngulo (raiz) do membro superior ou Cintura Escapular constitui a raiz de implantação do membro superior. Dois ossos entram na sua formação. São a CLAVÍCULA e a ESCÁPULA. * Epífise Lateral - acromial e mais achatada A clavícula articula-se com dois ossos: escápula e esterno.
 5. Como é constituída a	raiz	do	membro inferior e	a parte livre? 
R: O cíngulo do membro inferior ou cinta pélvica constitui a raiz de implantação do membro inferior. O cíngulo do membro inferior ou cinta pélvica constitui a raiz de implantação do membro inferior. Ele é formado pelos ossos do quadril (direito e esquerdo).
6. Qual a definição	de SISTEMA	e de APARELHO	em	anatomia?	
R: aparelho é conjunto de órgãos associados para exercerem uma mesma função: aparelho digestivo, aparelho circulatório, aparelho respiratório, aparelho urogenital, etc.
 Por sua vez, sistema, na mesma área, é conjunto de estruturas ou de órgãos semelhantes, constituídos pelo mesmo tecido ou células e com funções do mesmo tipo.
7. Quais	os planos	de	delimitação	do	corpo	humano?
R: Os seguintes planos de delimitação são formados. Dois verticais, sendo, um tangente ao ventre, nomeado de plano ventral ou anterior e outro ao dorso, nomeado de plano dorsal ou posterior. É importante fixar que os planos ventrais e dorsais são ditos ao tronco e anterior e posterior aos membros.
 8. Quais os planos	de secção	do corpo humano? 
· O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. ...
· O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).
· O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)
9. Quais os eixos do corpo humano? 
R: Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
 
10. Segundo	os	termos de posição	e direção defina: mediano;	medial;	médio; lateral; intermédio;	ventral; dorsal; proximal;	distal;	superficial; profundo
· Lateral Faz referência a uma estrutura situada mais afastada do plano mediano e não próximas ao plano lateral. A referência sempre é o plano mediano A orelha é lateral em relação ao 
· Medial Faz referência a uma estrutura que se situa mais próxima ao plano mediano em relação a uma outra O olho é medial em relação à orelha 
· Posterior ou dorsal Faz referência a uma estrutura que se situa mais próxima ao plano dorsal em relação a outra A coluna vertebral é posterior em relação ao coração 
· Anterior ou ventral Faz referência a uma estrutura que se situa mais próxima ao plano ventral em relação a outra O coração é anterior em relação à coluna vertebral 
· Inferior ou podálico Faz referência a uma estrutura que se situa mais próxima ao plano podálico em relação a outra O osso hióideo é inferior em relação à mandíbula 
· Superior ou cranial Faz referência a uma estrutura que se situa mais próxima ao plano cranial em relação a outra.
· Outros termos também são usados para descrever a posição entre partes do corpo na posição anatômica. Os termos proximal e distal são utilizados para fazer referência às estruturas dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas) . É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés.
11. O	que é a POSIÇÃO	ANATOMICA? 
R: A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada POSIÇÃO ANATÔMICA. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
12. Conceito de: normal; variação anatômica; anomalia	e monstruosidade,	em	anatomia.
R: variação anatômica é o que foge do normal sem prejuízo da função. Do contrário, a fuga da normalidade com prejuízo da função é chamada de anomalia, se essa anomalia for for tão profunda com prejuízo da função, deformando a construção do corpo, sendo, em geral, incompatível com a vida, é uma monstruosidade.

Continue navegando