Buscar

Metodologia Ágil Scrum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE RECOMENDAÇÃO DE METODOLIA ÁGIL
1.INTRODUÇÃO
Nosso objetivo é tornar o local de trabalho mais prático e eficiente utilizando uma metodologia ágil. 
Nos dias atuais o uso de metodologias ágeis tem sido visto como uma alternativa para o desenvolvimento de software em empresas, por se tratar da área de negócios que está em constante mudança, necessitamos de uma solução que permita ser ágil e dinâmica. Portanto, elas são caracterizadas pela entrega rápida e frequente, sempre prezando a colaboração do cliente e a adaptação às mudanças.
2.DESENVOLVIMENTO
Dentro de muitas metodologias a que mais se encaixa no seu perfil de negócio é a metodologia ágil Scrum. O Scrum é a metodologia ágil mais usada pela a sua facilidade de adaptação sendo objetivo e flexível tornando-a mais fácil para o uso, seu objetivo é trazer um método adequado e orientado. Alguns benefícios da utilização são solução de problemas em menos tempo, melhora significativa na colaboração da equipe, entrega da demanda em menor tempo e de maneira funcional e participação do cliente no projeto de modo que melhore a compreensão e correção em menor tempo fazendo um software mais útil para o cliente.
Com a metodologia Scrum o desenvolvimento e os processos são baseados por uma série de iterações conhecidos como sprints que tem uma duração de até 30 dias.
as equipes são reduzidas de no máximo 10 integrantes que são compostos por projetistas, programadores engenheiros gerentes de qualidade, são responsáveis pela criação e desenvolvimento de cada funcionalidade.
para um acompanhamento mais próximo na Scrum existem curtas reuniões diárias com duração no máximo de 15 minutos, que são discutidos processos que estão em execução erros encontrados e solucionados. O Scrum conta com três papeis, cada um com sua determinada responsabilidade. 
A seguir temos uma explicação sobre cada papel e também como o projeto é divido: 
Product Owner: É responsável por determinar os requisitos iniciais do produto, e os que vão sendo adicionados ao longo do projeto de acordo com a opinião do cliente. Ele estará frequentemente em contato com o cliente em busca de garantir que o produto siga as especificações como o esperado. Ele também define datas e o que deve conter nela e a decisão de aceitar ou rejeitar os resultados de cada Sprint. 
Scrum Master: Age como um facilitador e é responsável por encontrar o melhor meio para executar o que foi solicitado pelo cliente e certificar que o Scrum está sendo usado de maneira correta pelo o time, assim como facilitar a colaboração entre as áreas e funções. Também protege o time de qualquer impedimento e interferência externa. 
Team: São uma equipe de desenvolvimento entre 5 e 9 membros que estão responsáveis pela a entrega da funcionalidade do produto, eles se organizam de forma autônoma e definindo como o trabalho será feito.
Na metodologia Scrum o projeto é dividido por 3 ciclos principais:
PRÉ-PLANEJAMENTO. É onde são descritos todos os requisitos e características devem ter o projeto, todas decisões obtidas são documentadas chamado backlog, essa fase são analisadas possibilidades de execução e possíveis riscos, complexidade de funcionalidades e tecnologias que irão ser usadas, estimativas de esforços /entrega e divisão de equipes.
DESENVOLVIMENTO. Nesta fase as práticas da Scrum são postas em execução, onde todos os ambientes são observados e controlados seguindo os requisitos do cliente (Product Owner).
 Todo desenvolvimento do software e feito em ciclos (sprint) onde cada funcionalidade e adicionada, o sucesso do projeto e se atentar com o tempo de execução e tamanho de cada sprint assim se pode ter um controle melhor da produtividade da equipe (Scrum Team), e muito importante também a participação ativa do Scrum Master, e ele que canalizar de uma forma mais eficiente os processos para que os teams não tenha um desvio ou interferência do objetivo determinado, onde são importantes as reuniões diárias (Daily Meeting) para esse controle, como citado a cima.
PÓS-PLANEJAMENTO. Essa fase e posta em execução para teste o software criado, são feitas reuniões para analise e modelagem de funcionalidades, visando casos de uso a serem desenvolvidos nas Sprints Planning, e possível ser feito conjunto com a participação do cliente, fazendo uma homologação interna. 
Neste momento são utilizadas todas as práticas da Scrum dashboards, com o quadro com o processo de evolução do projeto seus erros, soluções etapas de todo o desenvolvimento, a sprints e encerrada com uma última reunião onde e apresentado do projeto juntos com o gerente de projeto seu integrantes e gerencia da empresa sendo a sprints review , e mostrado e feitos testes finais para o cliente, feito a homologação final e implantação do software na empresa, e pôr fim o último ciclo (Spring Retrospective), onde e reunido todas informações e suas lições aprendidas afim de obter melhorias de processo e equipe, e ter um refinamento mais ágil dos produtos.
Como explicado acima podemos ver que ela segue um modelo organizado e flexível, utilizando pequenos ciclos de maneira que o trabalho seja sempre mais produtivo. Acreditamos que essa metodologia ágil é a mais adequada, pois o uso dela terá grandes pontos positivos para o controle de qualidade.

Continue navegando