Buscar

PORTFÓLIO - Sávio Avelino - AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULA 02 - SAVIO PETRONIO AVELINO DOS SANTOS
Reflexão sobre a Educação Básica Brasileira e quais seriam as mudanças que faria para melhora-la.
	A estrutura da Educação Básica Brasileira é resultado de um longo processo histórico social e econômico. É de extrema importância salientar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.
	A realidade do ensino básico em nosso país é algo preocupante, pois a forma que muitos profissionais enxergam e empregam o ensino precisa ser alterada para que o cenário mude. Deve-se urgentemente pensar em novas políticas educacionais gerando novas possibilidades no processo formador do cidadão, trabalhando não apenas o aspecto do conhecimento culto das disciplinas, mas valorizando e priorizando também, o lado emocional do indivíduo, como traz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as habilidades socioemocionais como solidariedade, empatia, ética e trabalho em equipe fazem parte das novas regras que as escolas devem trabalhar com os alunos.
	Para melhorar a educação básica no país é necessário observar e analisar os diversos fatores que influem nesse contexto. Desde a melhoria nas infraestruturas das instituições até o investimento em formações docentes, devem ser dados como prioridades nesse desenvolvimento.
	Então, é necessário olhar para o sistema de maneira ampla, investindo constantemente na formação continuada dos profissionais da educação, formações essas que retratem o mais próximo possível da realidade dos mesmos. 
	Pode-se considerar a importância da comunidade escolar nesse processo, o engajamento da população nas cobranças referentes a melhoria do ensino é crucial. Além de uns melhores investimentos dos órgãos gestores nas infraestruturas das instituições.

Continue navegando