Buscar

Trabalho El II

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
AMAZONAS - IFAM.
CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL
ELETRICIDADE II
MANAUS- AMAZONA/2016
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
AMAZONAS - IFAM.
CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL
Arleson Pinto - 2016118170349
Dayane Reis - 2016118170233
Fábio Pires - 2016118170179
Larissa Souza - 2016118170292
ELETRICIDADE II
Manaus, Setembro/2016
INTRODUÇÃO
Neste relatório irá ser abordado análises de circuito realizadas em dois experimentos por meio de dois teoremas. Pelo Teorema de Thévenin e Superposição, foram determinadas as correntes e tensões de dois resistores escolhidos. Ao encontramos os dados, seus resultados foram comparados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 O Teorema de Thévenin consiste em simplificar um circuito complexo para facilitar sua análise. Esse procedimento é feito em uma parte do circuito o transformando em outro equivalente em que é composto por uma fonte de tensão equivalente de Thévenin em série com uma resistência interna equivalente de Thévenin.
 Para encontrar essa equivalente temos que retirar do circuito os componentes do ramo a que será analisado, com terminais de A e B. A tensão de Thevenin é tensão nesses terminais, porem sem a carga podendo utilizar outros métodos para a resolução do circuito conhecido.
 A resistência de Thevenin é a resistência entre A e B do circuito vazio pois é necessário que a fonte de tensão seja substituída por um curto circuito e a fonte de corrente substituída por um circuito aberto.
 Por outro lado, o Teorema da Superposição ocorre a análise em cada fonte separadamente e de maneira diferente pois o método entre fonte de tensão e corrente não são tratadas iguais. No fim do processo ocorre a composição de todos os efeitos. 
 
 Para que a análise seja em cada fonte, escolhe-se uma das fontes do circuito e são restiradas as demais, porem, as fontes de tensão devem ser substituídas por curto-circuito e as fontes de correntes substituídas por circuito aberto. No novo circuito uma única fonte orienta as correntes de ramo , podendo ser utilizado qualquer outro método para solução do circuito conhecido para determinar as correntes.
 Por fim, compara-se as correntes obtidas de cada análise realizada em cada fonte. Determina-se a corrente resultante , ressaltando que sendo positivas coincide com as adotada e negativas encontra-se com sentido contrário .
BIBLIOGRAFIA
L. Boylestad. Introdução à Análise de Circuitos. 12.ed Pearson.
Markus, Otávio. Circuitos Elétricos: Corrente Contínua e Corrente Alternada. 6.ed. Érica Ltda.
N. o. Sadiku, Matthew. Fundamentos de Circuitos Elétricos. 5.ed. AMGH Ltda.

Continue navegando