A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
Filosófia do direito

Pré-visualização | Página 1 de 11

Filosófia do direito
Unidade 1
Sessão 1
Diagnostico
A natureza de constante questionamento da Filosofia e do Filósofo é expressa numa famosa frase de um dos antigos gregos, considerado o pai da Filosofia. Esta frase é:
Escolha uma:
Eu só sei que nada sei
A Filosofia:
Escolha uma:
Possui inúmeras definições semânticas, todas elas verdadeiras e úteis para compreensão do que vem a ser a disciplina de Filosofia Geral
Em regra, os grandes debates jurídicos se valem de diversas disciplinas da Filosofia Geral, de forma a garantir que sejam frutíferos. Qual disciplina da Filosofia Geral não é vital para um bom argumento jurídico?
Escolha uma:
Metafísica
Em regra os grandes debates jurídicos se valem de diversas disciplinas da filosofia Geral, de forma a garantir que sejam frutíferos. A Filosofia, como área do conhecimento independente, também possui as suas subáreas de pesquisa e estudo.
 
Tendo em vista as subáreas da Filosofia, associe as colunas:
 
	1. Metafísica
2.Ética
3. Lógica
4. Epistemologia
5.Estética
	a. Busca responder perguntas relacionadas à beleza. 
b. Estuda o que vem a ser um bom padrão de raciocínio, quais argumentos
são válidos e quais argumentos seriam falaciosos (falsos)
c. Estuda os valores e a aplicação destes. 
d. Estuda o ser e qual a natureza da realidade. 
e. Estudo da natureza e conteúdo do que é conhecimento
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a associação entre as colunas:
Escolha uma:
1d - 2c - 3b - 4e - 5a
Aprendizagem
Grande parte da Teoria do Direito recorre a uma metodologia baseada na análise conceitual e no recurso às intuições. Métodos de pesquisa que revelam a variação intercultural humana, tal como a etnografia e uma parte da psicologia, mostram que não se pode assumir que a maneira como se pensa dentro de um framework ocidental ou ocidentalizado seja universal entre todas as populações humanas. Essa autocrítica da própria Teoria do Direito é necessária na medida em que pretenda universalidade acerca do entendimento nela discutida sobre o fenômeno jurídico. Reconhecer a diversidade humana é necessário inclusive quando se busca entender o que há de universal no Direito.
PASQUA, Juliana Silva; IZIDORO, Leila Giovana. A filosofia do direito e suas limitações etnográficas. SciElo em Perspectiva: Humanas, 2018. Disponível em https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/08/13/a-filosofia-do-direito-e-suas-limitacoes-etnograficas/. Acesso em 09 out 2019.
 
Os temas da Filosofia clássica e da Filosofia moderna são fundamentais para a compreensão do Direito e de suas características na sociedade contemporânea.
A respeito destes temas e sua aplicação, considere as afirmações que se seguem, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
 
(  ) Uma das características da Filosofia moderna consiste na associação entre conhecimento científico e saber filosófico, por meio do qual o método experimental entra em desuso.
(  ) A Filosofia é considerada a base teórica e metodológica do pensamento científico atual, uma vez que viabiliza uma reflexão sistemática sobre esse pensamento.
(  ) A condução dos estudos relativos à Filosofia moderna leva em consideração a importância da reflexão sobre a Ética – entendida como o tema relativo à dimensão exclusiva dos valores positivos do ser humano como fonte de saber científico, filosófico e moral.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta:
Escolha uma:
F – V – F
Explicar as mudanças da sociedade de forma a não demonizá-la ou não naturalizar machismos, racismos, transfobias, homofobias etc. é:
Escolha uma:
Uma postura filosófica necessária para a atuação jurisdicional numa sociedade democrática.
A filosofia em suas origens, partindo da imagem do estádio onde quem assiste ao jogo não pode jogar, inicia sua formação como área do conhecimento acreditando na dicotomia:
Escolha uma:
Ação versus contemplação
A filosofia difere-se da ciência a partir do século XVII porque passa a ser entendido como científico o conhecimento que:
Escolha uma:
Pode ser observado a partir de diversas repetições controladas definidas como experiências
Quais habilidades a filosofia trabalha e que são importantes para a atuação do jurista no seu dia a dia.
Escolha uma:
Habilidade de observar, analisar, pensar criticamente e achar diversas soluções para uma mesma situação
O que é um filosofo, no sentido original da palavra?
Escolha uma:
Uma pessoa que busca o conhecimento e a sabedoria, independente do objeto de estudo
A Filosofia entendida como uma forma de ver o mundo e um conjunto de valores culturais de um determinado grupo.
Escolha uma:
Tem suas origens remontando a culturas asiáticas, africanas e americanas pré-coloniais bem como as pré-socráticas
Amizado pelo saber, amor ao conhecimento. Qual a origem desta expressão
Escolha uma:
Antiga Grécia e sua democracia
Qual a alternativa correta?
Escolha uma:
A filosofia evoluiu e não mais aceita visões limitantes sobre si e sobre o filósofo
A filosofia possui diversas subáreas. Quais delas são as cinco principais?
Escolha uma:
Metafísica, epistemologia, estética, ética e lógica
A filosofia difere-se da ciência a partir do século XVII porque passa a ser entendido como científico o conhecimento que:
Escolha uma:
Pode ser observado a partir de diversas repetições controladas definidas como experiências
Todas as áreas do conhecimento se voltam para a filosofia, por quê:
Escolha uma:
A filosofia aparenta ser um guia para ação, ação realizada de diversas formas por todas as áreas para produzir seus conhecimentos.
Sessão 2
Diagnostico
Alguns identificam como cinco as áreas da Filosofia do Direito. Elas teriam por objeto, respectivamente, a questão do conhecimento jurídico, da existência e razão de ser do direito, a questão da lógica jurídica, o universo da linguagem jurídica e a questão dos valores jurídicos. Dentre essas disciplinas da Filosofia do Direito, não é identificada por Miguel Reale a:
Escolha uma:
Axiologia
É possível afirmar que a Filosofia do Direito possui sua matriz bem identificada historicamente; quanto aos teóricos que marcam a transição de momentos históricos da Filosofia do Direito, nem tanto. Qual é o marco histórico temporal e a civilização que podemos referenciar como origem da Filosofia do Direito e quais são os teóricos que marcam a transição de Filosofia do Direito como parte da Filosofia Geral para a Filosofia do Direito como Ciência autônoma? Considerando os teóricos e filósofos que a entendem como ciência autônoma da Filosofia Geral
Escolha uma:
Grécia e Hegel
A Filosofia do Direito, para muitos pensadores, tem como marco teórico de sua autonomia e cientificidade Hegel, em razão da crença de que o pensar jusfilosófico necessitava de um conhecimento prévio das ferramentas do direito, conhecimento este específico dos profissionais do Direito e ignorado pelos Filósofos. Tomando como referência o debate sobre Filosofia no Direito e Filosofia do Direito, é possível afirmar que Miguel Reale:
Escolha uma:
Reconhece Kant como marco referencial e seminal da Filosofia no Direito como Filosofia do Direito explícita, e entende tratar-se a Filosofia no Direito de um estudo de como a Filosofia Geral é aplicada ao Direito
Aprendizagem
De acordo com Cretella, existem diferentes critérios de definição sobre o que vem a ser a filosofia do direito. Considerando os critérios apresentados por este autor, e suas definições, qual a alternativa é a incorreta?
Escolha uma:
Dos comprometidos: o compromisso de existência da filosofia reside na crítica dos dogmas e postulados, problematizando e questionando todos os institutos
Qual a relevância da Filosofia do Direito na formação e ou atuação de um juirista?
Escolha uma:
É importante para ajudar a fundamentação de teses jurídicas de advogados, juízes e promotores em seus desafios cotidianos quando a dogmática (leis) se torna insuficiente para alcançar este objetivo
Em face do debate terminológico sobre a existência da Filosofia do Direito e da Filosofia no Direito, como posiciona-se o professor Miguel Realle em sua obra “Filosofia do Direito”?