Buscar

TESTE DO CONHECIMENTO 23 DE 28

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Max Weber possuía uma visão pessimista sobre os rumos da sociedade capitalista, uma vez que, neste modelo de sociedade, a própria educação passou a ser vista como um fator de estratificação social e uma ferramenta destinada, apenas, a preparar os indivíduos para uma futura colocação no mercado de trabalho. Weber definia este processo como
		
	
	pedagogia do cultivo.
	
	pedagogia de mercado.
	 
	pedagogia do treinamento.
	
	pedagogia do oprimido.
	
	pedagogia do utilitarismo.
	Respondido em 08/04/2021 15:10:37
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Leia o trecho abaixo e responda.
"As eleições para a escolha da nova diretoria do Clube Campestre para o biênio 2015/2016 serão realizadas no domingo, dia 23 de novembro de 2014. Podem votar os associados proprietários titulares e os associados proprietários dependentes maiores de 18 anos em dia com as mensalidades. Conforme o Regulamento Interno, para votar o associado deverá  apresentar sua carteira de identificação do Clube à mesa eleitoral." (Disponível em: http://www.campestrevarginha.com.br/)
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a opção que apresenta o conceito que mais se aproxima do processo de legitimação de liderança descrito no trecho acima.
		
	
	Dominação carismática.
	
	Dominação moral.
	 
	Dominação racional legal.
	
	Dominação tradicional.
	
	Dominação religiosa.
	Respondido em 08/04/2021 15:10:58
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Weber defende que a sociedade capitalista provoca um ¿desencantamento do mundo¿. Este movimento implicaria em crescente abandono de concepções místicas e tradicionais sobre a realidade. O que ele quis dizer com essa expressão?
 I. Que a vida moderna trás uma série de problemas que provocam angustia, depressão e a perda da fé.
 II. Que a partir da Modernidade progressivamente abandonam-se as explicações "fantasiosas" para essas coisas em favor de um conhecimento racional e científico sobre a realidade.
 III. Que o modelo de produção capitalista exige a superação de costumes e tradições e uma organização racional do trabalho e da vida social.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	 
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	Respondido em 08/04/2021 15:11:39
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	O filme A FORÇA DO DESTINO (Direção, Taylor Hackford. Estados Unidos, 1982) apresenta a trajetória de Zack Mayo (Richard Gere), rapaz pobre que entra para a Marinha a fim de tornar-se piloto de aviões. Depois de um exaustivo treinamento sob a orientação de um severo instrutor (Louis Gossett Jr.), ele conclui o curso, torna-se oficial e conquista uma vida melhor.
Pensando em como Max Weber analisa as práticas educacionais nas sociedades capitalistas, marque a opção que apresenta o tipo de abordagem pedagógica a qual se pode associar o ensino a que foi submetido o protagonista do filme.
		
	 
	Pedagogia do treinamento, que visa formar profissionais especializados, peritos em funções específicas, de acordo com as necessidades do Estado e das empresas privadas.
	
	Pedagogia crítica, que visa a tornar os indivíduos mais conscientes das diferenças sociais, a fim de lutarem pelo que desejam.
	
	Pedagogia do cultivo, que visa a fornecer as informações necessárias para que as pessoas sejam cultas de acordo com a classe social a que pertencem.
	
	Pedagogia da moral, que ensina os indivíduos a agirem corretamente na sociedade.
	
	Pedagogia racional, que visa a formar profissionais bem sucedidos, conforme o talento de cada um.
	Respondido em 08/04/2021 15:12:09
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Para Weber, a educação cumpre um papel importante em relação à nova realidade caracterizada pela racionalização da vida prevalente nas sociedades capitalistas.
 Para ele, nestas sociedades, a educação é:
 I. Uma forma de, por meio da especialização, formar um corpo de funcionários apto a exercer suas funções de modo eficiente.
 II. A busca pela qualificação profissional por meio da educação e especialização é a foma do sujeito entrar em círculos sociais mais respeitáveis. Quanto maior o grau de preparo profissional mais possibilidades  de se obter remuneração salarial mais elevada.
 III. A educação deve pautar-se na formação de um sujeito revolucionário. Somente assim, findaria com a burocrtaização que promove atrasos e ineficiencia na sociedade capitalista.
 Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a alternativa II está correta
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	Respondido em 08/04/2021 15:12:19
	
Explicação:
As afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa III está errada porque segundo Weber a educação deve formar especialistas e não revolucionários. Além disto a burocratização promove a eficiência nas sociedades capitalistas
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Max Weber interpreta como uma das características centrais da modernidade a racionalização em todas esferas sociais. Indique a opção que não contempla o pensamento de Max Weber no tocante ao processo educativo:
		
	
	Quanto maior o grau de preparo profissional mais possibilidades de se obter remuneração salarial mais elevada, assim como aposentadoria assegurada.
	 
	A sociedade moderna está ancorada o desprezo aos títulos acadêmicos na construção de uma nova forma de estratificação da sociedade.
	
	Para alcançar o feito da modernização da sociedade é preciso tomar posse de elementos como formação de técnicos , funcionários especializados , hierarquia e disciplina.
	
	A busca pela qualificação profissional e a disputa por títulos acadêmicos servem de passaporte para a entrada em círculos sociais mais respeitáveis.
	
	A educação escolar é pré - requisito fundamental das sociedades modernas que se fundamentam na dominação racional legal.
	Respondido em 08/04/2021 15:12:52
	
Explicação:
Marx não pensava a educação como uma esfera que deveria ser centrada apenas em reflexões humanísticas abstratas e deixaria de fora os aspectos materiais e produtivos.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Leia o trecho abaixo e responda.
 
Na comédia O Diário da Princesa (The Princess Diaries. Garry Marshall, EUA, 2001), Anne Hathaway é Mia Thermopolis, uma adolescente que descobre ser a herdeira do trono do Reino fictício de Genovia. A partir dessa descoberta, a jovem passa por um cuidadoso processo educativo, que envolve lições de política, história, economia, idiomas, diplomacia, boas maneiras e até moda e maquilagem. Tudo isso para que fosse apresentada ao povo e à nobreza de Genovia como sua futura soberana e governante.
 
Pensando em como Max Weber analisa as práticas educacionais nas sociedades capitalistas, marque a opção que apresenta o tipo de abordagem pedagógica  que pode ser associado à educação da protagonista do filme.
 
		
	
	Pedagogia racional, que visa a formar profissionais bem sucedidos, conforme o talento de cada um.
	 
	Pedagogia do cultivo, que visa a fornecer as informações necessárias para que as pessoas sejam cultas de acordo com a classe social a que pertencem.
	
	Pedagogia da moral e religiosa, que ensina os indivíduos a agirem corretamente na sociedade.
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a tornar os indivíduos profissionais especializados, peritos em funções específicas, de acordo com as necessidades do Estado e das empresas privadas.
	
	Pedagogia crítica, que visa a tornar osindivíduos mais conscientes das diferenças sociais, a fim de lutarem pelo que desejam.
	Respondido em 08/04/2021 15:13:34
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	"Antônio Conselheiro (1830-1897) foi um pregador religioso e líder social brasileiro, que liderou o movimento de Canudos, na Bahia. Sob sua orientação e liderança, milhares de pessoas morreram vítimas dos ataques de soldados do governo brasileiro. (...) Conselheiro fazia pregações místicas e dava conselhos por onde passava, conquistando uma multidão de fanáticos. Para muitos, Conselheiro era um profeta enviado por Deus." (fonte: http://www.e-biografias.net/antonio_conselheiro/)
 
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a ÚNICA opção que apresenta o conceito relativo à forma como a autoridade de Antônio Conselheiro era legitimada entre seus seguidores.
 
		
	
	Dominação moral.
	
	Dominação racional legal.
	 
	Dominação carismática.
	
	Dominação sociológica.
	
	Dominação tradicional.

Continue navegando