Buscar

Teste de Conhecimento Aula 08- História Contemporânea II

Prévia do material em texto

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
	
	 
		1
          Questão
	
	
	No âmbito da Guerra Fria, podemos apontar como desdobramentos desse evento as alternativas abaixo, exceto:
		
	
	O envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, como forma de manter sua posição estratégica na região da Ásia.
	
	A instituição de golpes militares na América Latina, com a justificativa de impedir a expansão do comunismo na região.
	
	O neoliberalismo ocorrido nos anos 1980, como forma de estabelecer nova política econômica para a consolidação do capitalismo.
	 
	O apoio irrestrito à Revolução Cubana por parte dos estadunidenses durante todo o processo, como forma de garantir que a mesma ficaria restrita apenas à ilha.
	
	A participação da URSS na guerra Irã-Iraque, ocorrida na década de 1980.
	Respondido em 11/05/2021 15:34:18
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Leia atentamente as notícias a seguir: I) "A OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, vai começar sua expansão para o Leste Europeu até junho de 1997. A afirmação foi feita à Folha (...) pelo secretário-geral da entidade (...) e se refere à data na qual ele pretende que seja feito o convite oficial a novos membros para a Aliança Militar (...) Os 'parceiros' (...) sairão da Parceria para a Paz, acordo militar entre 27 países da OTAN, Leste Europeu e Ásia, lançado em 1994. A Polônia é favorita." (Folha de São Paulo)? . . II) "Mais de 900 militares americanos (...) foram mantidos como prisioneiros na Coréia do Norte, após o fim da Guerra da Coréia (...) muitos dos prisioneiros foram submetidos a experiências com drogas e depois executados. As experiências, para determinar a ação das drogas em interrogatórios, foram conduzidas por agentes Tchecoslovácos e Soviéticos." (O Estado de São Paulo) . . III) "O Vaticano não comentou ontem, alegações de que o Papa João Paulo II e o governo dos E.U.A. (CIA), trabalhavam juntos em segredo na década de 80, para apressar o fim do comunismo na Polônia. A aliança informal entre os E.U.A. e o Vaticano inclui corte de verbas do Governo Norte-Americano para programas de controle de natalidade no país e o silêncio do Papa quanto à instalação de mísseis na Europa Ocidental." (Folha de São Paulo). Entre os textos anteriores, relacionam-se diretamente com a Guerra Fria:
		
	
	Somente I e III;
	 
	Somente II e III;
	
	Somente I;
	
	Somente I e II;
	
	I, II e III;
	Respondido em 11/05/2021 15:34:39
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	(Adaptada de concurso público) A primeira coisa a fazer ao montarmos um curso é selecionar conteúdos, lembrando que a matéria escolar pode ser relacionada a vários recortes de História. Por exemplo, as Revoluções Russa, Chinesa e Cubana ocorreram no século XX e podem ser estudadas juntas sob o título "Revoluções do Século XX". Isto porque, além da questão cronológica, elas apresentam algumas características comuns como a:
		
	
	concretização dos interesses da burguesia industrial
	 
	filiação marxista-leninista
	
	liderança revolucionária dos camponeses
	
	defesa do ideário anarquista
	
	destruição da estrutura administrativa estatal
	Respondido em 11/05/2021 15:35:19
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	(Adaptada de concurso público) Em setenta e duas horas, sob o comando direto de Fidel na própria zona de ataque, o desembarque foi frustrado, principalmente porque a previsão do governo norte-americano, convencido pelos grupos exilados em Miami, de que a massa da população se somaria ao ataque e derrubaria o governo revolucionário, não encontrou nenhuma confirmação na realidade, que, ao contrário, evidenciou a disposição dos cubanos de defender maciçamente o governo. Emir Sader. A revolução cubana. São Paulo: Moderna, 1986, p. 53 (com adaptações).
O texto acima narra um dos episódios que marcaram a tentativa de retaliação dos norte-americanos contra o governo de Fidel Castro. Uma evidência desse episódio foi :
		
	
	O acordo entre Cuba e o restante dos países da América Latina para garantir uma defesa mútua contra qualquer invasão externa
	
	A assinatura da Carta do Atlântico, que determinava a expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos
	 
	A invasão de um grupo de soldados formado por mercenários norte-americanos e exilados cubanos à Baía dos Porcos
	
	A suspensão da importação do açúcar cubano pelos norteamericanos
	
	O lançamento da Aliança para o Progresso
	Respondido em 11/05/2021 15:36:19
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Em 01 de janeiro de 1959, o ditador Fulgêncio Batista era derrubado por uma revolução comandada por Fidel Castro. Essa Revolução foi um importante evento histórico que mudou a geopolítica da Guerra Fria no continente americano. Dentre as mudanças que ocorreram com essa Revolução, podem ser citadas.
		
	
	Uma maior aproximação diplomática e comercial com todos os países do continente americano, sem exceção.
	
	A partir de 1959, um afastamento diplomático com os governos latino-americanos, dominados naquela época, por ditaduras militares.
	 
	A realização de uma intensa reforma agrária, além da nacionalização de diversos empreendimentos, como refinarias, usinas e indústrias. A maior parte deles pertencia a norte-americanos, o que provocou uma enorme pressão do governo dos EUA em favor de seus cidadãos proprietários daquelas empresas.
	
	Embora Fulgêncio Batista fosse apoiado pelos EUA, a subida ao poder de um governo revolucionário não abalou o relacionamento do governo norte-americano com Cuba, que apresentou sensíveis melhoras.
	
	A nacionalização de empresas norte-americanas pelo novo governo revolucionário de Cuba desagradou ao governo norte-americano que usou de todos os meios para recuperar tais empresas chegando ao uso da força militar e à deposição de Fidel.
	Respondido em 11/05/2021 15:36:51
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra ¿c¿. O governo revolucionário de Fidel Castro logo iniciou um programa de Reforma Agraria e a encampação e consequente nacionalização de empresas norte-americanas em solo cubano que foi responsável pelo inicio das hostilidades entre os dois países e levaria ao famoso bloqueio econômico contra Cuba que, para sobreviver, buscou auxílio na URSS. Começava, assim, a transição do regime cubano para um regime marxista-leninista. Ver aula online 8, telas 6 a 8.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	A Guerra do Vietnã foi um caso à parte na política de conflitos da Guerra Fria. Foi uma guerra na qual os Estados Unidos participaram enviando tropas ao campo de batalha e grande número de armamentos. No entanto, sofreram grandes baixas principalmente por conta de uma estratégia de guerra utilizadas pelos vietcongs e para a qual eles não tinham treinamento específico, denominada:
		
	
	Guerra assimétrica
	
	Guerra de libertação nacional
	
	Guerra em duas frentes
	
	Guerra multipolar
	 
	Guerra de guerrilha
	Respondido em 11/05/2021 15:37:41
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Acerca da revolução ocorrida em Cuba, podemos apontá-la como uma revolução:
		
	 
	Marxista-leninista
	
	Capitalista
	
	Pós-comunista
	
	Social-democrata
	
	Democrática liberal
	Respondido em 11/05/2021 15:37:58
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Após a Revolução Cubana, foi decretado o embargo econômico ao país, pelos EUA, que exigiam a devolução das propriedades pertencentes a seus cidadãos, que ficavam naquele país. Este medida levou:
		
	
	Ao desenvolvimento de uma próspera indústria, baseada na exploração de petróleo, que permitiu a autonomia cubana frente aos EUA.
	
	Ao estabelecimento da Emenda Platt, que acabava com a hegemonia norte-americana na ilha.
	
	A rápida industrialização de Cuba.
	
	Ao inicio de uma guerra de guerrilhas, que caracterizou todo o período revolucionário.
	 
	A Aproximação e Cuba com a URSS, que, por não manter relações diplomáticas com os EUA, não sofreria sanções por parte deste país.Respondido em 11/05/2021 15:38:28

Continue navegando