Buscar

Processos Básicos Psicológicos Prova Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processos Psicológicos 
Básicos (PPB)
- Pesquisa Experimental:
A pesquisa experimental, busca estabelecer relações causa-efeito. 
*2 grupos são usados, um recebe tratamento especial (manipulação) – grupo experimental - e o outro recebe um tratamento diferente ou nenhum – grupo controle. 
* Variável independente: condição manipulada pelo experimentador (independente dos participantes)
* Variável dependente: fundamental, é medida e espera-se que mude de acordo com as alterações. Depende da ação dos participantes
- Ciência Psicológica:
Estudo científico do comportamento e dos processos mentais. 
*Objetos de estudo diversos, como: comportamento, inconsciente, consciência, dentre outros. De forma geral, concentra-se na subjetividade humana. 
 
- Transdução:
Em cada órgão sensorial há células especializadas que transformam os sinais químicos ou físicos em impulsos elétricos. Esse fenômeno é chamado transdução sensorial. No olho, a luz visível (fóton) é transformada em impulso nervoso. 
*Caminho: a luz entra no olho através da córnea, depois passa pela pupila. O tamanho da pupila e a quantidade de luz que entra no olho é regulada pela íris. Por trás da pupila há uma lente, o cristalino, que focaliza os raios que entram numa superfície sensível à luz. A superfície sensível à luz no globo ocular, no qual os raios entram em foco, é a retina, um tecido de várias camadas. Primeiro a energia de luz passa pela camada exterior de células da retina até as células receptoras internas, os bastões e cones. A luz que entra no olho desencadeia uma reação fotoquímica nos bastões e cones no fundo da retina. A reação química por sua vez ativa as células bipolares. As células bipolares ativam as células ganglionares, cujos axônios convergem para formar o nervo óptico. Este nervo transmite a informação para o córtex visual no lobo occiptal do cérebro.
- Codificação Sensorial:
O estímulo sensorial é transduzido e depois codificado. 
*Transdução: transformação da energia física em potencial elétrico na célula (potencial receptor). 
*Codificação: a transformação do potencial receptor em potencial de ação.
Os 2 processos acontecem em regiões/células diferentes. Alguns neurônios possuem especialização em uma extremidade, onde ocorre a transdução, enquanto a codificação ocorre no restante da célula. 
- Sensação e Percepção:
No processo sensorial, a sensação é a ativação dos órgãos do sentido por fontes de energia, enquanto a percepção é a forma que estes órgãos interpretarão e classificarão o estímulo.
*Adaptação sensorial: ajuste na capacidade sensorial após prolongada exposição. Ex.: parábola do chiqueiro 
*Constância perceptiva: tendência de perceber os objetos como inalterados apesar das diferenças sensoriais. Uma vez que a visão acerca do objeto se torna estável, reconhecemo-los de qualquer ângulo. Ex.: sabemos que o carro se aproxima e não que seu tamanho cresce, pois à medida que chega perto sua imagem não se distorce.
c
- Estados de Consciência
*Drogas estimulantes: excitação no sistema nervoso central, aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e tensão muscular. Ex.: cafeínas, anfetaminas, cocaína. Elevam confiança, humor, energia, ansiedade e insônia. Podem causar abstinência com desorientação, apatia, depressão, irritabilidade. Em dose elevada pode gerar comportamento repetitivo, alucinação e possível morte
*Drogas depressoras: diminuem a ação do sistema nervoso central, mistura de intoxicação (embriaguez) com alegria/euforia. Ex.: álcool, barbitúricos, flunitrazepam. Causam redução da ansiedade, impulsividade, oscilação de humor, desorientação, relaxamento muscular, amnésia, sono. Na abstinência pode haver fraqueza, náuseas, irritabilidade, convulsões. Em dose alta causa confusão, respiração superficial, pulso fraco, coma, possível morte.
- Sono REM x Sono não REM
*Os estágios do sono são um conjunto de 4 fases mais o sono REM que se diferencia dos demais, aumentando a frequência cardíaca e respiratória e caracterizando-se pelo movimentar dos olhos e presença de sonhos vívidos.
- Transtornos do Sono
Os principais transtornos do sono são:
*insônia – dificuldade para dormir; apneia do sono – dificuldade em dormir e respirar ao mesmo tempo (afeta o sono REM); narcolepsia – desejo incontrolável por dormir (passa diretamente da vigília para o sono REM); sonambulismo/soniloquismo no quarto estágio do sono, realizam tarefas como se estivessem acordadas (inofensivo); terror noturno – agitação repentina ao acordar do sono não REM
- Memória
*A abordagem dos 3 sistemas da memória propõe: codificação (teclado), armazenamento (disco rígido) e recuperação (programa de acesso a arquivos). Uma informação percorre o caminho: memória sensorial > memória de curto prazo > memória de longo prazo 
*Memória operacional/ de trabalho: refere-se à memória de curto prazo a qual descobrem-se cada vez mais funcionalidades, além de armazenar informações por um período curto, também resgata as antigas.
*Memória de longo prazo: armazenamento quase ilimitado para posteriores resgates. Divide-se em: declarativa (fatos), processual (habilidades), semântica (geral), episódica (pessoal)
- Bulimia x Anorexia
*Bulimia - Compulsão por grandes quantidades de comida, seguida de culpa ou depressão, em que induzem vômito ou tomam laxativos
*Anorexia nervosa – Recusar-se a comer e não admitir que sua aparência está cadavérica. Podem não comer até a morte.
- Amnésia
*Retrógrada: bem rara, perda de memória de eventos passados (só alguns). Recupera aos poucos, mas pode demorar e não ser total
*Anterógrada: devido a uma lesão, a informação não passa do curto prazo para o longo. Não conseguirá mais armazenar informação.
	- Conceito, Protótipo, Núcleo e Categorização
*Categorizar é atribuir um conceito a um objeto. Um *conceito (definição de algo) inclui tanto um *protótipo (propriedades que descrevem os melhores exemplos) quanto um *núcleo (propriedades que são mais essenciais para ser um membro do conceito).
- Reconhecimento
*Reconhecer rostos x emoções: 
*Expressões faciais x emoções (relação): Programa de influência facial - Ativação de um conjunto de impulsos nervosos que faz o rosto exibir a expressão apropriada. Hipótese do feedback facial - Hipótese de que as expressões faciais não só refletem a experiência emocional, como também ajudam a determinar como as pessoas experimentam e rotulam as emoções.
*Componentes da emoção e características: são sentimentos que comumente têm elementos fisiológicos e cognitivos e que influenciam o comportamento. Funções: preparam-nos para a ação; moldam nosso comportamento futuro; ajudam-nos a interagir mais efetivamente com os outros.
- Teoria dos Impulsos x Teoria do Reforçamento
*Um impulso é uma tensão motivacional, ou excitação, que energiza o comportamento para atender a uma necessidade. Muitos impulsos básicos, como fome, sede, sono e sexo, estão relacionados a necessidades biológicas do corpo ou da espécie com um todo. Eles são chamados de impulsos primários. Os impulsos primários contrastam com os impulsos secundários, nos quais o comportamento não atende a uma necessidade biológica óbvia. Por exemplo, algumas pessoas têm forte necessidade de realização acadêmica e profissional. Podemos dizer que sua necessidade de realização está refletida em um impulso secundário que motiva seu comportamento.
- Fome x Sede
Alterações no nível de glicose, um tipo de açúcar, regulam as sensações de fome. O hormônio insulina leva o corpo a armazenar o excesso de açúcar no sangue como gorduras e carboidratos. Finalmente, a grelina comunica ao cérebro as sensações de fome. A sua produção aumenta de acordo com os horários das refeições, visão ou cheiro da comida, produzindo a sensação que nos indica que estamos com fome e devemos comer. O hipotálamo no cérebro monitora os níveis de glicose. Evidências crescentes sugerem que ele tem a responsabilidade primária de monitoramento da ingestão alimentar.
- Estrutura da linguagemA estrutura básica da linguagem repousa na *gramática, o sistema de regras que determina como nossos pensamentos podem ser expressos. A gramática possui três componentes principais da linguagem: fonologia, sintaxe e semântica. A *fonologia é o estudo dos fonemas, as menores unidades básicas da fala que afetam o significado. A *sintaxe refere-se às regras que indicam como palavras e frases podem ser combinadas para formar sentenças, e terceiro maior componente da linguagem é a semântica, os significados de palavras e frases. As regras *semânticas permitem-nos usar as palavras para comunicar nuances sutis de significado.

Continue navegando