Buscar

QUEST 2 ECONOMIA E GESTAO FARMACEUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO II
ECONOMIA E GESTÃO FARMACÊUTICA
1 Os estudos farmacoeconômicos apresentam terminologia própria que não integra frequentemente o vocabulário dos profissionais de saúde, por isso, os termos são, muitas vezes, utilizados de modo equivocado. Considerou-se fundamental estabelecer inicialmente a terminologia acerca de custo, desfecho, eficácia, efetividade e eficiência, adotada por autores consagrados (TONON; TOMO; SECOLI, 2008). Assim, qual das alternativas a seguir está incorreta quanto aos conceitos?
Resposta: C Custos indiretos são relativos à análise de custo efetividade, que permite medir os desfechos em unidades clínicas.
Comentário: Custos indiretos estão associados às mudanças da capacidade produtiva do indivíduo e familiares, decorrentes do processo de adoecimento ou de mortalidade precoce. Eles representam, por exemplo, os custos dos dias de trabalho perdidos, do transporte utilizado pelo paciente e da morte prematura decorrente da doença e não têm relação com a análise de custo-efetividade
2 A sigla ISO se refere à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947,em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços para que sua qualidade seja permanentemente melhorada. Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, em um processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais,produtos,processos e serviços. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. As normas de qualidade ISO 9000 e ISO 14000 pretendem, respectivamente?
Resposta: D Desenvolver padrões de qualidade para produtos e normas para sua produção com menor dano possível ao meio ambiente.
Comentário: As normas de qualidade ISO 9000 designam um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja seu tipo ou dimensão, enquanto que as normas de qualidade ISO 14000  reúnem normas internacionais que estabelecem regras para que as empresas possam implantar Sistemas de Gestão Ambiental, com a finalidade de reduzir desperdícios, quantidade de matéria-prima, de água, de energia e de resíduos usados e obtidos durante o processo de produção, tentando, dessa forma, minimizar os impactos ambientais e estar de acordo com a legislação ambiental.
3 Os medicamentos, suprimentos médico-hospitalares e demais insumos de saúde representam parcela importante do atendimento médico. Correspondem a cerca de 20% dos gastos totais em saúde. É o segundo item dos custos, atrás das despesas com mão de obra. No orçamento de saúde da União, cerca de 3 bilhões de reais em R$ 25 bilhões, ou seja, 12% da verba, são destinados à aquisição de medicamentos. Em um hospital típico, os medicamentos e suprimentos hospitalares representam 20% das despesas totais. Além do seu significado econômico, os produtos de saúde são essenciais na prestação do atendimento, não havendo procedimento médico ou de enfermagem que não os requeira. Em custos relacionados ao tratamento de doenças, assinale a alternativa correta.
Resposta: A Gastos com medicamentos, consultas, enfermagem, fisioterapia e internações são custos diretos, pois estão diretamente relacionados ao tratamento.
Comentário: Custos diretos são aqueles diretamente relacionados aos serviços de saúde, que implicam em dispêndios imediatos, sendo de fácil identificação. São exemplos dessa categoria o tempo de hospitalização, exames diagnósticos, honorários profissionais, taxa de uso de equipamentos, aquisição de medicamentos e materiais de consumo, entre outros.
4 A produção de fármacos envolve hoje processos rigorosíssimos e, antes de ser aprovado, um novo medicamento é amplamente testado. Esse teste é feito primeiramente em animais e depois em seres humanos, em um processo que pode levar até mais que uma década. Em todas as etapas deste processo, encontra-se o profissional farmacêutico. Seja na indústria farmacêutica, cosmética, de medicamentos fitoterápicos, produtos veterinários e alimentos, o farmacêutico na área industrial é diretamente responsável pela pesquisa, produção, desenvolvimento e controle de qualidade, que são os fatores que deverão comprovar a eficácia do medicamento ou produto. É na indústria, também, que se encontram os farmacêuticos que desenvolvem tecnologia para o controle de pragas e alimentos na agricultura. Além de atuar em departamentos técnicos da área industrial, o farmacêutico ainda está presente em setores como marketing, assuntos regulatórios, serviço de atendimento ao cliente e vendas.
A indústria farmacêutica segue normas rígidas de Boas Práticas de Fabricação a fim de obter produtos de qualidade. Além disso, muitas empresas buscam o certificado de qualidade ISO 9000.  Assinale a alternativa que não justifica esta estratégia.
Resposta: C  O certificado ISO 9000 substitui as normas de Boas Práticas de Fabricação.
Comentário: Os estabelecimentos fabricantes de medicamentos devem cumprir as diretrizes de resolução específica em todas as operações desenvolvidas na fabricação de medicamentos, incluindo os medicamentos em desenvolvimento destinados a ensaios clínicos.
5 Na constituição de uma drogaria devem-se executar várias etapas. Assinale a alternativa correta no que se refere à constituição de uma drogaria.
Resposta: B Analisar as alternativas de ponto e restrições do zoneamento municipal, certificar se o nome que agrada já não é uma marca requerida, preparar o contrato social e registrá-lo na junta comercial.
Comentário: Para constituir uma farmácia, deve-se respeitar as diretrizes de zoneamento municipal (varia de município para município), o nome da empresa pode já ter sido registrado por outra empresa. Por isso, deve-se verificar a disponibilidade de marca e providenciar e protocolar toda a documentação na junta comercial, vigilância sanitária, prefeitura e demais órgãos cabíveis, como corpo de bombeiros.
6 “Quantas vezes já ouvimos falar que a solução dos problemas ou o caminho para o sucesso das pequenas empresas, independentemente do setor de atividade, é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente. O que poucos dizem é que para agregar valor são necessários investimentos e uma boa dose de inovação. O mesmo que colocar as ideias em prática, com objetivos claros e fáceis de mensurar.” (AZEVEDO, G.Z.I.; Agregar valor, mas como? Visão do empreendedor: Rio de Janeiro, 2008). Indique a alternativa incorreta no que se refere à agregação de valor a um produto ou serviço.
Resposta: A 
Agregar valor é fazer o que todos já fazem e cobrar um pouco menos. Também é melhorar algo que já é percebido como bom ou ótimo pelo cliente.
Comentário: Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características do produto ou serviço que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.
7 Conhecer o perfil do cliente que compra na farmácia ou drogaria é fundamental para propor plano de ação para captar cada vez mais clientes, contemplar as demandas de cada um dos que entram na farmácia ou drogaria. Dos itens a seguir, todos são pertinentes a esse objetivo, exceto:
Resposta: A Quantificar o tempo gasto do cliente na farmácia ou drogaria não faz sentido, uma vez que já está no estabelecimento e esse é objetivo maior da empresa.
Comentário: Quanto mais tempo o cliente fica dentro da farmácia ou drogaria, maior é a probabilidade de compra. Mas lembre-se: o cliente também tem pressa. Ficar muito tempo no estabelecimento por atendimento moroso pode levar à redução da fidelização do cliente.
8 O mercado farmacêutico deve estar atentoàs tendências de mercado. Estas tendências associam-se à complexidade e globalização das organizações, rápidas atualizações de funções, entre outras. Qual dos fatores não está associado aos profundos impactos sobre as organizações?
Resposta: B Das relações horizontais para as verticais.
Comentário: Uma das maiores tendências de mercado, inclusive no setor farmacêutico, é o perfil de gestão. Quanto menos hierarquizada, maior é a fluidez de resposta e menor é o ruído de comunicação. Dessa forma, o perfil administrativo atual tende a migrar de vertical descendente para a horizontalização das relações.
9 O planejamento, programação e controle da produção estão associados a um sistema de informação de uma empresa ou instituição, que norteia suas decisões. Dessa forma, assinale a alternativa a seguir, que está em desacordo com esse sistema.
Resposta: D Minimizar a utilização de recursos humanos.
Comentário: O sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) tem como um de seus fundamentos aumentar a participação de seus colaboradores. Assim, a maximização da utilização de recursos humanos compõe a espinha dorsal desse sistema.
10 
A farmacoeconomia está associada ao estudo que avalia o comportamento de indivíduos, empresas e mercados com relação ao uso de produtos, serviços e programas farmacêuticos, e frequentemente enfoca os custos e as consequências dessa utilização. O custo do medicamento, na farmacoeconomia, é muito importante. Qual relação a seguir está em desacordo com os estudos farmacoeconômicos?
Resposta: A Análise custo x versatilidade.
Comentário: A análise da relação custo x versatilidade é inexistente na farmacoeconomia.

Continue navegando