Buscar

MENTAL 2 (1)

Prévia do material em texto

1-malarioterapia:  terapia da febre, pacientes parésicos (portadores de paralisia geral progressiva)
-  lobotomia pré-frontal e a utilizou em pacientes que não respondiam a outras medidas terapêuticas, bem como em obsessivos e melancólicos
-a terapêutica do "choque cardiazólico", ou seja, provocava convulsões para atingir a cura e abrir um novo campo terapêutico.
- Flamberte introduziu a convulsoterapia por acetilcolina. Neste método, a injeção intravenosa de acetilcolina causava parada cardíaca de 30 a 50 segundos e inconsciência de curta duração.
2-Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas;
-Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde;
-Combate a estigmas e preconceitos;
-Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar;
-Atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas;
-Diversificação das estratégias de cuidado;
-Desenvolvimento de atividades no território, que favoreçam a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania;
-Desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos;
-Participação dos usuários e de seus familiares no controle social;
-Organização dos serviços em rede de atenção à saúde, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado;
-Promoção de estratégias de educação permanente;
3- psicose-maníaco depressiva, atualmente também chamada de transtorno bipolar afetivo.
O humor pode ser normal, exaltado ou deprimido. Um indivíduo normal experimenta uma grande variedade de humores e tem um repertório igualmente grande de expressões afetivas; ele sente-se no controle de seus humores e afetos. Os distúrbios de humor são um grupo de condições clínicas caracterizadas por uma perturbação do humor, uma perda daquele senso de controle, e uma experiência subjetiva de grande angústia. Pacientes com humor exaltado demonstram expansividade, fuga de idéias, sono diminuído, auto-estima elevada e idéias de grandeza. Paciente com humor deprimido demonstram perdas de energia e interesse, sentimento de culpa, dificuldade de concentração, perdas de apetite e pensamentos de morte e suicídio. Outros sinais e sintomas incluem alteração no nível de atividade, capacidades cognitivas, fala e funções vegetativas (p. ex.: sono, apetite, atividade sexual e outros ritmos biológicos).
4- Referente ao conceito de evento traumático,  A pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais eventos que envolveram ameaça de morte ou de grave ferimento físico, ou ameaça a sua integridade física ou à de outros. A pessoa reagiu com intenso medo, impotência ou horror.
Que depois do acontecido a pessoa fica com dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador.
5-Sexo masculino, jovem, desempregado. Recaídas recorrentes, Medo de deterioração, especialmente naqueles com altas habilidades intelectuais. Sintomas positivos como a desconfiança e delírios. Sintomas depressivos. Estágios precoces da doença. Recaída precoce. Recuperação precoce.

Continue navegando