Buscar

CMMI: Modelo de Maturidade Organizacional


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

CMMI é uma sigla na língua inglesa para Capability Maturity Model Integration, algo que pode ser traduzido como Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado. Trata-se de um conjunto de práticas que orienta a implementação de uma série de atividades com o objetivo de alcançar uma meta preestabelecida, aumentando a maturidade organizacional e ajudando a obter os resultados
As visões do modelo CMMI 
CMMI Desenvolvimento — demonstra as melhores práticas para desenvolver melhores produtos e serviços;
CMMI Serviços — demonstra as melhores práticas para entregar melhores serviços;
CMMI Gestão de Fornecedor — demonstra as melhores práticas para adquirir melhores produtos e serviços.
Níveis de Maturidade do CMMI
Maturidade é definido no CMMI como sendo um estágio ou nível organizacional que uma empresa pode alcançar.
O modelo CMMI estabelece 6 níveis de maturidade começando do Nível 0 passando pelos Níveis 1, 2, 3, 4 até chegar ao Nível 5.
Nível 0 — Incompleto
No nível de maturidade 0 chamado de incompleto, o trabalho é realizado de forma aleatório, ou seja, neste nível o trabalho pode ou não ser concluído.
Nível 1 — Inicial
No nível de maturidade 1 chamado de Inicial, o resultado dos trabalhos realizados é imprevisível e reativo. Neste nível, apesar do trabalho ser concluído, muitas vezes é atrasado e ultrapassa o orçamento.
Nível 2 — Gerenciado
O nível de maturidade 2 é chamado de Gerenciado. Neste nível, os trabalhos são gerenciados no nível de projeto. Os projetos são planejados, realizados, medidos e controlados.
Nível 3 — Definido
O nível de maturidade 3 é chamado de Definido e é um nível considerado mais proativo e menos reativo do que os níveis anteriores. Um ponto chave deste 
nível é a definição de padrões de processo para toda a organização fornecendo orientação, entre os projetos, programas e portfólios.
Nível 4 — Gerenciado Quantitativamente
O nível de maturidade 4 chamado de Gerenciado Quantitativamente é um nível considerado de alta maturidade. Organizações e projetos de alta maturidade usam análise quantitativa e estatística para determinar, identificar e gerenciar a tendência e dispersão central, para entender e abordar a estabilidade e a capacidade de processo e como essas impactam nos objetivos de obtenção de qualidade e desempenho de processo.
Nível 5 — Otimização
O Nível de maturidade 5 chamado de Otimização também é um nível de alta maturidade. Organizações de Nível 5 focam em melhoria contínua para alcançar processos flexíveis capazes de responder às oportunidades e mudanças. Além disso, estas organizações buscam estabilizar os seus processos aumentando a previsibilidade de resultados e assim criando um ambiente mais adequado para implantar inovações.
Vale destacar que esses níveis são continuados, ou seja, têm início no 1 e término no 5. Assim, com base nesse roteiro, é possível que médias e grandes empresas consigam obter mais sucesso em seus projetos, o que gera a conquista de um mercado interno e externo.
Neste outro artigo, cada um dos níveis de maturidade do CMMI são apresentados em detalhes junto com cenários explicativos dos benefícios que uma organização pode obter ao alcançar os níveis.