Buscar

Introdução à Biogeografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1: Biogeografia e padrões da vida
Breve histórico
· Igualmente já reparou que existem diferenças não só na ocorrência, como também na sua distribuição, sendo uns encontrados em mais lugares, e outros, em menos locais ou até em único lugar.
O que é Biogeografia?
· A Biogeografia é a ciência que estuda quais são os fatores históricos e ecológicos que explicam a ocorrência e a distribuição das espécies.
Habitat e nicho
· A ecologia aplica conceitos físicos e químicos para entender como as espécies respondem às variações do ambiente. Como vimos, foi Engler quem iniciou esse enfoque de relacionar formas de vida, mais especificamente a vegetação, com o clima . De Candolle, em 1855, foi também um dos primeiros a fazer a relação da morfologia das espécies com o ambiente.
Ecossistema
· A ideia de que a forma e o funcionamento dos seres vivos têm estreita relação com os fatores abióticos e os bióticos mostra que as espécies estão limitadas por tais condições a ponto de terem variações na amplitude e na magnitude que são capazes de suportar em suas variações. Tais limitações, se puderem ser mensuradas, comporão uma faixa de variação de requerimentos e condições que são específicos, compondo o que chamamos de nicho ecológico.
Nicho
· O nicho ecológico foi inicialmente definido como as funções que as espécies ocupam no ambiente. Por exemplo, a espécie de esquilo brasileiro conhecida como serelepe Sciurus ingrami possui hábito arborícola e se alimenta de frutos, folhas e insetos, estando em atividade durante o dia. Esse conjunto de características e condições forma seu nicho. A definição mais aceita de nicho é a elaborada por Hutchinson em 1952.
· Ele o definiu como um espaço n-dimensional que uma espécie ocupa quando são considerados todos os seus requerimentos e condições necessárias para viver. O conceito de nicho constitui o arcabouço básico para se analisarem os processos ecológicos. As espécies conseguem sobreviver na natureza porque possuem certa diferenciação de nicho, o que diminui o que chamamos de sobreposição de nicho. Dessa forma, podemos dizer que o nicho fundamental são as condições e os requerimentos potenciais de uma espécie, e o nicho realizado se reflete na distribuição empiricamente constatada e está presente nos vários habitat que a espécie pode ocupar.
Habitat
· Um habitat possui vários nichos, e, dependendo da amplitude de seu nicho, uma espécie pode ser encontrada em vários habitats. A amplitude do nicho e do habitat determina se as espécies são generalistas, com grande amplidão de algum aspecto de seu nicho, ou se são especialistas, com nichos mais estreitos e limitados. Espécies que possuem sua distribuição muito restrita são denominadas de endêmicas, ocorrendo em apenas um tipo de habitat ou ecossistema. Geralmente, espécies endêmicas são também espécies que possuem nichos mais restritos.
· Ele pode ser subdividido em vários micro-habitat, que são lugares específicos nos quais as espécies podem encontrar abrigo, comida e proteção, constituindo-se em refúgios e oferecendo distintos nichos para determinadas espécies. Espécies que usam mais o dossel possuem uma dieta mais frugívora, enquanto aquelas que usam mais o solo ou o sub-bosque possuem uma dieta mais insetívora. Esse exemplo mostra como as espécies e a especialização de habitat podem levar a especialização para outros aspectos do nicho. Os exemplos citados demonstram como as variações ambientais afetam a distribuição das espécies e, por si sós, revelam a importância de se estudar a biogeografia.

Continue navegando

Outros materiais