Buscar

Resposta Caso 1[1157]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alunas: Alessandra Flores Tornay 20765687
 Andréa Santos da Cruz 20847252
 Luna Salgueiro Abdo 20873765
Procedimentos Biomédicos – Estética
Caso – 1
RTC, 25 anos, apresenta na avaliação clínica modificações do tecido apresentando atrofias, pequenos nódulos, edema e aspecto “casca de laranja”. Relata que trabalha como secretária, sente muito cansaço nas pernas, pouca dor e não realiza atividade física.
“ ... está principalmente associada a população feminina... O fator desencadeante para o surgimento de tal disfunção ainda não está completamente elucidado, entretanto existem diversas teorias que tentam explicá-la, como: teoria alérgica, metabólica, tóxica, circulatória, bioquímica e hormonal. Pode ser classificada em quatro graus (I, II, III e IV) que variam desde assintomáticos até a presença de nódulos palpáveis, visíveis e dolorosos.”
SOUZA, T.B.O.; IVO, E.B.; OLIVEIRA, M.M.; ARAUJO, D.D.C.; PESSOA, C.V. Disponível em: http://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/2003
· Qual a disfunção estética está relatada no caso acima?
 A disfunção estética relatada é a hidrolipodistrofia ginóide (HDLG) ou também popularmente conhecida como celulite, acomete em maior número as mulheres e a sua causa ainda não é amplamente conhecida. Pelas características mencionadas no caso, a paciente apresenta HDLG grau III. 
· Quais condutas terapêuticas podem ser realizadas no grau III?
 As condutas terapêuticas neste caso seria indicar uma drenagem linfática manual para melhorar a circulação das pernas diminuindo o edema e a dor que está correlacionado com o cansaço, além disso, poderia ser utilizado o ultrassom e a endermoterapia que faz o tratamento na adesão tecidual decorrente da fibrose e retração esclerótica causada pela HDLG. 
· Explique ação destas condutas na solução e/ou melhora do quadro clínico.
 A drenagem linfática manual é uma técnica utilizada com o objetivo de eliminação do excesso de líquido do espaço intersticial e toxinas, o que traz uma redução do edema. Na estética, a drenagem além de reduzir edemas é aplicada nos tratamentos estéticos pré e pós- cirurgias plásticas e no tratamento de fibroedema geloide (celulite). São essenciais para uma drenagem eficiente que seja aplicada três observações: pressão, ritmo e sentido. A pressão deve ser suave, em torno de 40 mmHg, o ritmo deve ser lento respeitando a velocidade que a linfa caminha e o sentido deve ser sempre no sentido dos linfonodos. 
 O ultrassom tem como ação no organismo a geração de calor que é produzido a partir da penetração das ondas emitidas nos tecidos, isso faz com que ocorra um efeito termoterapêutico. No cabeçote do aparelho de ultrassom, existe um cristal cerâmico que recebe as correntes elétricas geradas pelo aparelho e isso terá uma expansão de ondas sonoras de alta frequência (efeito piezoelétrico). A vibração desse cristal transforma em energia térmica (calor) que estará em contato com a pele da paciente, a ondas na forma contínua faz com que haja transformação na estrutura das moléculas do tecido atingido desencadeando efeitos fisiológicos como: ação mecânica, térmica, aumento da permeabilidade da membrana celular, vasodilatação logo o aumento do fluxo sanguíneo, entre outros. 
 A endermoterapia utiliza o principio de sucção do tecido, ou seja, gera uma pressão negativa que promove uma ação de massagem mecânica e drenagem linfática mecânica. Segundo os estudos, quando se aplica as ventosas na pele (aparelho) trabalha-se o efeito da lei de trocas gasosas, eliminando gases estagnados no corpo e realizando a limpeza do sangue. Com isso, o vácuo funciona como um garrote que gera uma vasoconstrição e em seguida uma vasodilatação, criando então a chamada “ginástica circulatória”. Basicamente, ocorre a formação de um leve edema, ativa-se as trocas gasosas e estimula-se a drenagem de líquidos. Há diferenças na vacuoterapia e na endermoterapia, o que mudos são os tipos de aparelhos/ventosas. Na endermoterapia, os roletes presentes promovem o rolamento do tecido além da sucção, isso faz com que há o deslocamento e mobilização do tecido com a finalidade de reorganizar o tecido subcutâneo (hipodérmico). Alguns efeitos fisiológicos são: aumento da circulação sanguínea, aumento da circulação linfática, eliminação de líquidos e toxinas, entre outros. Trabalha-se na pressão de 40 mmHg para drenagem linfática mecânica, lentamente e seguindo o sentido das linfas para os linfonodos; e para massagem utiliza-se pressão acima de 100 mmHg sem ultrapassar 200 mmHg. Para ambos é necessário aplicar óleo na pele para facilitar o deslizamento do aparelho e evitar atrito. Além disso, antes da aplicação deve-se fazer uma avaliação visual do local que será aplicado, lembrando sempre que onde há vasos aparentes ou telangiectasias não deve ser aplicado o tratamento ou no máximo de pressão de 40 mmHg. 
Caso – 3
FPV, 17 anos, apresenta na avaliação clínica pele oleosa com presença de lesões como pápulas, pústulas, cistos e comedões. Está muito incomodado com a pele, não participa de reuniões com os amigos e iniciou um tratamento médico com antibiótico e antiinflamatório.
“... é a doença cutânea mais frequente, afetando 85 a 100% da população em algum momento da vida. É caracterizada por lesões que resultam da ação dos hormônios sobre as glândulas sebáceas da pele, afetando as áreas com maior densidade de folículos sebáceos. Geralmente, tem início na puberdade, situando-se o pico de incidência nas adolescentes entre 14 e 17 anos, e nos rapazes entre 16 e 19 anos. A duração da doença é variável, podendo persistir na idade adulta em 50% das pessoas acometidas, e é possível, em alguns casos, deixar sequelas. Atingem ambos os sexos, sendo mais grave e prevalente no sexo masculino. É uma doença crônica do folículo pilossebáceo, cuja fisiopatologia é complexa...”
SILVA, A.M.F,; COSTA, F.P.; MOREIRA, M. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/754
1. Qual disfunção estética relata o caso acima?
A disfunção estética relata é acne, uma doença de pele mais frequente que atinge o conjunto pilossebáceo (pelo e glândula sebácea), tendo sua obstrução em decorrência de aumento da produção e secreção sebácea, hiperqueratização com obstrução do folículo pilossebáceo e proliferação de bactérias e reação inflamatória local.
1. Quais recursos biomédicos podem ser utilizados para o tratamento?
Os recursos são: limpeza de pele, microdermoabrasão, LED, alta frequência, drenagem linfática e por fim toxina botulínica.
1. Explique a ação destes recursos para melhora do quadro.
Limpeza de pele: é indicada para remoção de cravos abertos ou fechados, remove células mortas e mantem a pele macia e saudável;
Microdermoabrasão: pulveriza cristais de óxido de alumínio na pele, removendo sua camada mais superficial, em seguida a aspiração a vácuo retira todos os resíduos;
LED: luz azul tem a capacidade de eliminar bactérias e sua ação é anti-inflamatória, fazendo com que a acne tenha seu período de inflamação encurtado, além dos radicais livres de O2, hidrolisam a agua intracelular, produzindo grande quantidade de água e consequentemente maior hidratação do tecido. Ele é capaz de destruir ligações químicas da melanina e transformar essas ligações em menor absorvedoras de luz e consequentemente produzindo efeito de clareamento. Seu mecanismo de ação é a absorção da luz por molécula fotorreceptora (cromóforo), organela presente na derme e epiderme, que ao absorver a luz tem seu metabolismo estimulado, induzindo assim a reações químicas, dando origem a uma cascata de respostas celulares;
Alta Frequência: atua no metabolismo celular, produzindo um aumento do mesmo e melhora a oxigenação celular, isso se deve pela vasodilatação e consequentemente ao aumento do fluxo sanguíneo, bactericida, bacteriostática e fungicida;
Drenagem linfática: é uma técnica mais para massagem, porém, possui ação descongestionantee estimula os processos de fagocitose e pinocitose, estimula o fluxo linfático, os gânglios atuam na regulação de gorduras, no envio de glóbulos brancos para agir em processos de cura no organismo, na eliminação de bactérias e na proteção do corpo contra agentes patogênicos;
Toxina Botulínica: tem a capacidade de reduzir a oleosidade da pele o que favorece a diminuição de acne, quando aplicado o produto, o mesmo bloqueia os receptores de acetilcolina e impedi a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Outros materiais