Buscar

Prova de Microbiologia 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
2a Avaliação de Microbiologia N1 Professor: Otávio Augusto Silva Ribeiro
Aluno:
	Matricula 	
Data:30	/04/ 2021	
1) O que é tempo de geração?
Tempo necessário para que uma célula se divida – ou para que a população duplique. Esse tempo de geração é está na forte dependência dos nutrientes existentes no meio e das condições físicas de incubação. Para algumas bactérias esse tempo pode ser diferente, por exemplo, o tempo de geração da Escherichia coli pode ser de 15 a 20 minutos, já para outras esse tempo pode ser de muitas horas.
2) O que ocorre durante a fase Lag. de crescimento microbiano?
Durante esta fase ocorre pouca ou nenhuma alteração no número de células, porém a atividade metabólica é intensa.
3) Como ocorre a reprodução das bactérias?
Em geral, as bactérias reproduzem-se assexuadamente por um processo denominado fissão binária transversa, quando ocorre a replicação do cromossomo bacteriano e a célula desenvolve uma parede celular transversa, dividindo-se em duas novas células. Após a replicação do cromossomo, a parede transversa forma como uma invaginação da membrana plasmática e da parede celular. Quando a nova parede formada não se separa completamente em duas paredes, pode-se formar uma cadeia (ou filamento) de bactérias. A fissão binária não é o único método reprodutivo entre as bactérias. As espécies do gênero Streptomyces produzem muitos esporos reprodutivos por organismo, cada esporo dando origem a um novo indivíduo. Bactérias do gênero Nocardia produzem extenso crescimento filamentoso, seguido pela fragmentação dos filamentos em pequenas células bacilares ou cocóides. Outro exemplo, são as espécies do gênero Hyphomicrobium podem reproduzir-se por brotamento: desenvolve-se um broto, a partir da célula-mãe e, depois de um período de aumento de tamanho, o broto se separa da célula original, formando um novo indivíduo.
Além disso, algumas vezes as bactérias realizam troca de material genético, que pode ocorrer por transformação, conjugação ou transdução. Na transformação, a célula bacteriana "pega" fragmentos de DNA perdidos por outra bactéria que se rompeu. Na conjugação, duas células bacterianas geneticamente diferentes trocam DNA diretamente. Na transdução, genes
bacterianos são carregados de uma bactéria para outra, dentro de um bacteriófago (vírus bacteriano).
4) Explique como as bactérias obtém alimentos.
Existem bactérias que utilizam o CO2 como principal fonte de carbono; são as fotolitotróficas. Outras exigem um composto orgânico (álcoois, ácidos graxos, aminoácidos) e são ditas fotorganotróficas. Também existem bactérias que utilizam o CO2 como fonte de carbono e oxidam compostos inorgânicos, por exemplo, nitritos, ou elementos químicos, por exemplo, enxofre, para obtenção da fonte de energia, são chamadas quimiolitotróficas. As que utilizam compostos orgânicos para obter energia, são chamadas quimiorganotróficas, por exemplo, as saprófagas que se alimentam de matéria orgânica (decomposição).
5) Qual a fase de crescimento microbiano ocorre maior formação de compostos de secundários?
Fase Lag
6) Como se realiza a técnica de crescimento com culturas contínuas?
Nesta técnica utilizam-se fermentadores ou quimiostatos (crescimento em equilíbrio dinâmico), além disso, as culturas são mantidas constantes em um longo período de tempo, consiste em um sistema aberto, e é adicionado um meio de cultura fresco a uma taxa constante (adição de meio e remoção de meio e células). Nesta técnica, o número de células e a quantidade de nutrientes permanecem constantes.
7) Descreva como ocorre a formação do esporo bacteriano e para que ele serve.
Os esporos se formam dentro da célula (Endósporos). Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie. São como um corpo oval de parede espessa (um por célula), altamente resistente e refráteis. Todas bactérias dos gêneros Bacillus e Clostridium produzem endósporos. São constituídos de ácido dipicolínico e por grande quantidade de cálcio. Os esporos representam uma fase latente (repouso) da célula bacteriana; comparados com as células vegetativas, são extremamente resistentes aos agentes físicos e químicos adversos, demonstrando uma estratégia de sobrevivência.
8) Diferencie as paredes celulares das bactérias?
Nas eubactérias, o peptideoglicano, um composto polimérico, é o componente da parede celular que determina sua forma. A parede celular das bactérias Gram-positivas é constituída por ácido teicóico, além do peptideoglicano, que corresponde à uma fração maior que a encontrada na
parede das bactérias Gram-negativas. A parede das bactérias Gram- negativas é mais complexa que a parede das Gram-positivas pois possui uma membrana externa cobrindo uma camada fina de peptideoglicano, esta membrana externa é cosnstituída por fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos (LPSs).
9) Quais os métodos de locomoção das bactérias e como ocorre essa locomoção?
Certas bactérias locomovem-se através do flagelo e também das fímbrias, algumas movimentam-se por outros meios, diversos da atividade flagelar, como o deslizamento provocado pelo fluxo protoplasmático ou pela resposta táxica (p.e., fototaxia, quimiotaxia).
10) Elabore uma questão sobre a matéria relacionada com a prova e responda.
QUESTÃO: Uma mãe, ao ver a chupeta de seu filho cair no chão pegou-a e logo levou para higienizá-la colocando para ferver em um papeiro com água onde a temperatura variava entre 95ºC e 97ºC em um período de 3 minutos, segundo esse método, essa fervura matou toda e qualquer forma de vida?
Resposta: Não! Pois a fervura é capaz de matar toda e qualquer forma de vida, mas somente dependendo do tempo de exposição e temperatura. Neste exemplo, a temperatura variou e não atingiu 100ºC, e também o tempo de exposição foi curto, sendo que existem formas de resistências (esporos) que são capazes de resistir ao exemplo citado.

Continue navegando