Buscar

Financiando A Habilidade Da Natureza De Proteger Recursos Hídricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha - Fundos Hídricos: Financiando A Habilidade Da Natureza De Proteger Recursos Hídricos 
O artigo a ser resenhado, trata-se de um estudo de caso, divulgado pela escola de negócios da Universidade de Stanford, California. O estudo de caso é sobre como o financiamento das habilidades da natureza (jusante) pode auxiliar na conservação do ecossistema natural, e consequentemente a oferta de água limpa por muito tempo. 
O artigo apresenta quatro seções principais, 1° serviços ambientais e água, que é subdividida nos tópicos, a) serviços ambientais, b) pagamentos para serviços ambientais. 2° fundos hídricos, a) componentes dos fundos hídricos, b) o desafio dos objetivos diversos dos interessados, c) atividades dos fundos hídricos, d) colocação de cerca, e) reflorestamento e restauração, f) sistemas silvipastoris, g) preservação de áreas protegidas, h) modelando os ecossistemas e atividades de conservação, j) o envolvimento de comunidades rio acima, i) exemplos de fundos hídricos. 3° questões de estudo. 
Acerca dos serviços ambientais e água, apenas 2,5% da água do planeta é doce, sendo somente 0,77 em lagos, rios, aquíferos etc. os serviços ambientais, se referem aos serviços que a natureza disponibiliza para o homem, nesse sentido, o sistema de água doce é imprescindível para a manutenção da vida humana. Porém, o que se observa é que as atividades humanas ameaçam os serviços disponibilizados pelo ambiente. Há alguns anos, os serviços ambientais estão sendo contabilizados, através de programas governamentais, que determinam um valor econômico, a exemplo da China e Nova York. 
Fundos hídricos: grupos de interesses privados e particulares cada vez mais, estão financiando projetos de gestão e proteção a água, criando assim os “fundos hídricos”, os componentes importantes e efetivos desses fundos são: mecanismos de serviço ambiental, que envolva comunidades, pois a relação desses dois componentes determinam o curso e a qualidade da água. Mecanismo financeiro sustentável, com gestão transparente, sabe-se que esses projetos não podem ser interrompidos, é necessário que durem anos para que os efeitos sejam positivos. 
Mecanismo institucional, que organize os participantes do fundo, e criam assim uma legislação ou diretrizes a serem seguidas. Conjunto de atividades de conservação, que beneficiem as comunidades rio acima e também as jusantes. Sistema de responsabilização, para assegurar que as atividades de conservação sejam realizadas, assim como a proteção dos ecossistemas naturais. Agencias públicas para quem se interesse pelo financiamento da causa. 
No caso desses interessados, o desafio que surge ocorre pela diversidade dos interesses de cada parte, pois cada fundo tem um valo X no fundo, e tem que fazer concessões entre vários projetos de seus financiadores. As atividades dos fundos hídricos, podemos elencar a colocação de cercas, que mantém os animais longe dos córregos protegidos, das florestas que ficam próximas a esses córregos (nascentes). Isso evita que esses pontos estratégicos e importantes sofram de erosão., além de evitar que absorvam fertilizantes e produtos químicos dos detritos deixados pelos animais. 
O reflorestamento e restauração, que estavam próximas aos córregos e jusantes, pois auxiliam na prevenção de erosão e na retenção da água, os sistemas silvipastoris permitiram que os rancheiros pudessem criar rebanhos sem degradar as áreas importantes, esse sistema surgiu através de uma gestão para financiamento e treinamento para os rancheiros. A preservação das áreas protegidas foi efetivada com os fundos hídricos, pois apesar da existência de proteção para algumas bacias hidrográficas, alguns rebanhos conseguir pastar nessas áreas, com o fundo, foi possível contratar guardas que auxiliam na preservação dessas bacias. 
Modelando os ecossistemas e atividades de conservação, uma espécie de seleção dos melhores conjuntos de atividades para a preservação a serem financiadas pelo fundo hídrico. A ideia é justamente escolher os melhores projetos, uma otimização do retorno dos serviços ambientais. É necessário que haja também o envolvimento e engajamento das comunidades rio acima, onde os projetos devem ser desenvolvidos, para isso, o fundo hídrico financia projetos sustentáveis. 
Na seção de questão de estudo, o artigo apresenta as principais ameaças humanas para os serviços ambientais aquáticos, sendo elas: construção de represa e diques, desvio de rios, drenagem de pântanos, desflorestamento, poluição incontrolada, colheira excessiva, introdução de espécies estrangeiras, liberação de metais e poluentes, emissões de gases estufa, crescimento da população e consequentemente consumo. 
As condições que possibilitam fundos hídricos são: uma forte liderança, principalmente local, vários consumidores que compartilham da mesma fonte hídrica, e que se unam em um esforço cooperativo, o conhecimento por parte dos consumidores da onde vem sua água. Estimular aos consumidores a utilizarem da água que se encontra superfície, diminuindo as quantidades de poços e poupando os lençóis freáticos, engajar os consumidores nos projetos de sustentabilidade, maior conhecimento por parte dos financiadores do fundo nos problemas e ameaças aos serviços ambientais, que também ameacem seus investimentos. 
A destarte do que o texto apresentou, concluo que o artigo alcançou seu objetivo, de apresentar a importância do financiamento dos serviços ambientais, como uma maneira de preservar os recursos aquáticos e garantir a prestação desse serviço por parte da natura por muitos anos. A ideia de um fundo hídrico, é interessante e vem apresentado, segundo o artigo apresenta, dados efetivos, para além disso, a otimização do retorno desses serviços através de uma seleção que escolhe os projetos com maiores retornos, aumentam a credibilidade do projeto.

Outros materiais